Últimas

Dilma homenageia pracinhas na Comemoração dos 70 anos do Dia da Vitória

E saúda todos que combateram nazismo pela liberdade e democracia.

A presidenta Dilma Rousseff entregou no dia 8 de maio (sexta-feira), a maior condecoração do País, a Ordem Nacional do Mérito, a quatro sobreviventes da II Guerra Mundial, os chamados pracinhas, lendários ex-combatentes brasileiros que lutaram ao lado das forças aliadas contra o nazismo e o fascismo na Europa.

A entrega comemorou os 70 anos do fim do mais sangrento conflito da história, que marcou o início da era atômica e deixou 70 milhões de mortos. Foi um combate especialmente de valores: a defesa da democracia, da liberdade e dos direitos humanos contra o racismo, a intolerância e o ódio.

A presidenta saudou o tenente-coronel do Exército Brasileiro, Nestor da Silva; o major João Rodrigues Filho, da Força Aérea Brasileira (FAB); o capitão de Mar-e-Guerra da Marinha do Brasil, Roberto Paulo Timponi; e o segundo tenente Melchisedech Afonso de Carvalho, em nome de todos os homens e mulheres que lutaram na II Grande Guerra pelos “nossos ideais de liberdade e democracia”.

Entre os mais importantes feitos dos soldados brasileiros na guerra mundial, que durou de 1939 a 1945, foi a tomada de Monte Castelo, em Bolonha, na Itália, com a derrota dos soldados alemães.

Nenhum comentário