MCB promove segunda abertura noturna de julho com destaque para as exposições em cartaz
15 de julho, quarta-feira das 18h às 22h - Entrada gratuita
No dia 15 de julho, o destaque vai para as duas exposições temporárias em cartaz no MCB. Casas - a morada das almas apresenta técnicas construtivas ancestrais como taipa de pilão e pau a pique, suas variações e adaptações. Resultado de dez anos de pesquisa da fotógrafa Zaida Siqueira nas diferentes regiões do Brasil, a mostra reúne fotografias, instalações e vídeos abordando diversas tipologias de habitações brasileiras. Já a exposição Cooperativas habitacionais no Uruguai - meio século de experiências apresenta, por meio de fotografias, desenhos e maquetes, 20 obras produzidas em Montevidéu ao longo de 50 anos, que contemplam diversas modalidades de gestão, implantações urbanas e concepções de projeto.
Na última abertura noturna do mês, no dia 29 de julho, também estará em cartaz a mostra Vilanova Artigas - A mão livre do Vovô, realizada em parceria com a Biblioteca Parque Villa-Lobos por ocasião da celebração do centenário de nascimento do arquiteto Vilanova Artigas. No MCB será exibido um painel expositivo com uma seleção de desenhos originais e brinquedos de papel que o arquiteto fazia como diversão junto com os netos, enquanto na Biblioteca haverá ampliações e desenhos da mesma série. Ambas as mostras foram selecionadas a partir da pesquisa feita por Michel Gorski e Sílvia Zatz para a publicação homônima, produzida pela Editora Terceiro Nome.
Ainda no dia 29, além das exposições, será possível participar de palestra que integra a programação da mostra Casas - a morada das almas. Às 19h, o engenheiro Felipe Pinheiro fala sobre arquitetura vernacular e o uso dos recursos locais na habitação e ambiente: estratégias conforme o clima, tecnologias construtivas com terra crua, autoconstrução e a participação comunitária. A participação é gratuita e dispensa inscrição.
Em todas as datas, o público também poderá visitar as mostras de longa duração Coleção MCB e A Casa e a Cidade - Coleção Crespi-Prado. A primeira reúne móveis e utensílios representativos da casa brasileira do século 17 ao 21 e a segunda retrata um importante capítulo do desenvolvimento paulistano entre o final do século 19 e meados do século 20 a partir do cotidiano e da trajetória dos moradores originais da casa que hoje abriga o MCB: o casal Fábio Prado e Renata Crespi.
Realizadas desde o início de 2012, as aberturas noturnas contribuíram, ao lado de um conjunto de ações do MCB, para o crescimento da frequência ao museu a patamares superiores aos 120 mil visitantes anuais. Além das exposições de acervo e mostras temporárias sobre arquitetura e design, os visitantes têm acesso também a atrações especialmente elaboradas para o horário estendido, como visitas orientadas por curadores, apresentações musicais, lançamentos de documentários e livros, debates, entre outras programações.
Em todas as aberturas noturnas o Museu da Casa Brasileira atende ao público espontâneo e a grupos agendados. Os interessados em realizar visitas educativas podem ligar para (11) 3026.3913 e saber mais detalhes sobre esta iniciativa e as atrações em cartaz.
Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.
SERVIÇO:
Aberturas Noturnas no MCB - Julho
1, 15 e 29 de julho, quarta-feira das 18h às 22h - Gratuito
Cooperativas habitacionais no Uruguai - meio século de experiências
Visitação: até 2 de agosto
Casas - a morada das almas
Visitação: até 9 de agosto
Vilanova Artigas - A mão livre do Vovô
Visitação: 18 de julho a 25 de outubro
Palestras: Casas - a morada das almas
29 de julho às 19h - Gratuito
Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 - Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032.3727
VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos
Gratuito aos sábados, domingos, feriados e aberturas noturnas
Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 40 vagas
Estacionamento pago no local
Visitas orientadas: (11) 3026.3913 / agendamento@mcb.org.br
www.mcb.org.br
Informações para a imprensa - Museu da Casa Brasileira
Filipe Bezerra - (11) 3026.3910 | comunicacao@mcb.org.br
Bruno Dória - (11) 3026.3900 | analistacomunicacao@mcb.org.br
Informações para a imprensa - Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
Gisele Turteltaub - (11) 3339.8243 | gisele@sp.gov.br
Jamile Menezes - (11) 3339.8243 | jmferreira@sp.gov.br
Nenhum comentário