Últimas

Estudo revela que a colaboração social ajuda a reaver custos considerados irrecuperáveis

Segundo a consultoria IDC, tecnologia de colaboração gera resultados de negócios que compensam perdas por ineficiência 


Um novo estudo da consultoria IDC, patrocinado pela SAP, a respeito do valor das soluções tecnológicas sociais para os negócios, revela que as empresas podem perder cerca de US$ 30.000 por funcionário ao ano por conta da ineficiência. A boa notícia, no entanto, é que a tecnologia de colaboração pode permitir que os profissionais se conectem e compartilhem informações em tempo real, o que gera resultados mensuráveis de negócios para compensar essa perda.

De acordo com a pesquisa, os profissionais são severamente afetados pelas tarefas diárias, incluindo a leitura e a resposta de e-mails e a busca e a coleta de informações. Isso representa um enorme custo mensurável gerado pela ineficiência no trabalho. No entanto, ferramentas de colaboração social, como a SAP Jam, software social baseada em nuvem com mais de 17,5 milhões de assinantes, podem ajudar as organizações, facilitando e acelerando a tomada de decisões com base em mais informações e aumentando a qualidade do trabalho crítico para o sucesso dos negócios.

"As organizações devem procurar proporcionar experiências simples e eficientes para seus usuários, integrando aplicações de colaboração nos atuais sistemas e processos empresariais", afirma Vanessa Thompson, diretora de pesquisa de Redes Sociais Corporativas e Tecnologias Colaborativas do IDC. "A capacidade de interligar funcionários, parceiros, fornecedores e clientes a fim de fornecer informações e interações no momento certo está no epicentro da diferenciação competitiva.

A colaboração é especialmente importante para as linhas de negócios em uma organização, que enfrentam desafios únicos e têm rigorosos KPIs (metas). Como parte do estudo, foram desenvolvidos white papers com base em pesquisa qualitativa para várias linhas de negócios — vendas, atendimento ao cliente, recursos humanos e marketing. Esses materiais resumem o que é mais importante para cada uma e como plataformas de colaboração podem ajudar a atingir os KPIs.

“A plataforma de colaboração SAP Jam abrange processos e pessoas dentro e fora da empresa eliminando barreiras geográficas, departamentais e hierárquicas, acelerando a execução e a obtenção de resultados para o negócio. Na solução SAP Jam, algumas das atividades consideradas muito complexas na sua empresa, como engajar o especialista correto no seu projeto, assumir uma nova função ou uma nova equipe, ou disseminar a estratégia da sua empresa fica muito mais fácil. Além disso, um benefício que podemos observar é o aumento do engajamento e motivação das pessoas que trabalham em um ambiente com esse padrão", diz Marcelo Mautari, gerente de Soluções de Colaboração Social da SAP Brasil, ressaltando que a ferramenta de colaboração social ainda promove o crescimento, eleva os níveis de satisfação dos clientes e reduz custos para as companhias.

Leia o IDC InfoBrief e analise o infográfico para saber mais sobre os potenciais benefícios de negócios viabilizados pela SAP Jam e consulte relatórios específicos para as linhas de negócios de vendas, atendimento ao cliente, recursos humanos e marketing.

Benefícios para o negócio

O estudo constatou que as plataformas de colaboração social podem superar os desafios das linhas de negócios das seguintes maneiras: 

  • Em recursos humanos, acelerando a adaptação dos novos funcionários, dando a eles recomendações de colegas e pares, conteúdo e treinamento, filtrando de modo inteligente informações adequadas de treinamento e desenvolvimento; 
  • Em atendimento ao cliente, facilitando um diálogo aberto e transparente com clientes ao longo de todo o relacionamento com a empresa; 
  • Para o marketing, conectando as equipes de marketing com dados de usuários dos negócios, clientes, parceiros ou fornecedores para ajudar a reduzir custos de marketing e acelerar o tempo de resposta; 
  • Para vendas, interligando equipes internas por toda a empresa, garantindo a resolução rápida dos problemas de forma a acelerar os ciclos de vendas e elevar a qualidade da interação com os clientes, além de reduzir custos. 

Sobre os 20 anos da SAP Brasil

Líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) melhora a vida das pessoas e dos negócios há 20 anos no Brasil, ampliando o total de clientes da companhia no mundo para 293.500. Ao abranger desde a operação à análise executiva, e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência, além de ajudar há 10 anos comunidades carentes no Brasil, impactando mais de 13 mil pessoas. Somando-se à rápida adoção do S/4HANA no país e ao uso inteligente da nuvem, a SAP leva negócios no Brasil para novos patamares. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa, em http://brasil.news-sap.com/, e o Twitter @SAPNotíciasBR.

Informações para a Imprensa 
FleishmanHillard – Assessoria de Imprensa da SAP Brasil
André Larrubia, andre.larrubia@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9930
Eliana Martinelli, eliana.martinelli@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9931
Francisca Duart, francisca.duart@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9933
Carolina Almeida, carolina.almeida@fleishman.com.br, Tel.11 3185-9932
Thais Nulman, thais.nulman@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9904

SAP Brasil
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554
Alex Cabral, alex.cabral@sap.com, Tel. 11 5503-2455

Nenhum comentário