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Leo Burnett celebra 80 anos no mundo e 40 anos de Brasil olhando para o futuro

O poder da criatividade para transformar o mundo e o comportamento das pessoas é o tema que rege toda a comunicação em celebração aos 80 anos da Leo Burnett no mundo, comemorado no próximo dia 5 de agosto, e 40 anos de vida no Brasil. “Creativity Can Do” é a assinatura das peças, que tem um logo estilizado a partir da ideia de uma lata, em alusão ao primeiro trabalho feito pela agência, em 1935, para a ervilha Green Giant, que ganhou um simpático gigante e o nome de Jolly Green Giant.

Lá se foram 80 décadas e trabalhos memoráveis como “Venha para o Mundo de Marlboro” (para Philip Morris, cliente há 61 anos); Tony the Tiger, o simpático tigre da Kellogg´s (cliente há 66 anos); e Charlie the Tuna, famoso mascote de desenho animado da marca de peixe enlatado StarKist (criado em 1961). Incorporam à lista trabalhos recentes que ganharam repercussão mundial, como “Like a Girl” para P&G; “Coke small world machine”, em uma ação para unir as pessoas da India com o Paquistão; “O Enterro do Bentley”, para a ABTO; o Meu Sangue é Rubro-Negro (Hemoba/Vitória), o Wi-Fi da Fiat e tantos outros.

Mas embora esteja orgulhosa desses feitos, a Leo Burnett planeja mundialmente uma série de ações que na verdade miram o seu futuro. No Brasil, em uma semana de comemorações, um dos destaques será o Leo Day, no próximo 12 de agosto, dia onde os funcionários vão se reunir em um lugar externo para repensar a própria agência, estruturando seu posicionamento, concorrência, mercado e análise dos principais planos de meta até o final de 2017. Todo este trabalho já teve início ao longo do primeiro semestre através de uma série de iniciativas desenvolvidas por Paulo Giovanni (Chairman), Marcelo Reis e Marcio Toscani (ambos copresidentes), Fernando Sales (sócio e VP de Mídia) e Marcello Magalhães (sócio e VP de Planejamento), junto à Fator, empresa de consultoria, que tem atuado com a Leo desde 2011, com a junção da Taler Made

“Trata-se de um processo de construção de marca, que é justamente o que a gente entrega. Somos talor made, acreditamos na criação de uma comunicação sob medida e sentimos esta necessidade de tirar um dia de olhar mais profundamente para dentro, para poder enxergar melhor lá fora”, explica Marcelo Reis, sócio e Copresidente.

Em paralelo, também acontecerão outras ações para comemorar tantos anos de histórias e resultados recentes, como a conquista de 6 clientes nos últimos meses, Ajinomoto, Coqueiro, Açúcar União, Pirelli Pneus, Hospital Albert Einstein e BR Malls (shopping Villa Lobos); a 8ª posição no ranking em compra de mídia no país (Ibope Monitor de janeiro a junho 2015); a 7ª posição no ranking de agências mais premiadas do mundo no Advertising Age (Awards Report/2014); e de estar entre as três agências da rede Leo Burnett Worldwide mais premiadas no mundo.

“Uma das agências mais criativas e de mais rápido crescimento no Brasil, na atualidade, a Leo Burnett Tailor Made cria algumas das ideias mais poderosas da nossa rede", disse Tom Bernardin, CEO da Leo Burnett Worldwide. "Com a chegada dos 40 anos, espero que eles continuem a liderar a indústria com campanhas inovadoras que impulsionem o negócio dos clientes", complementa.

O início
No dia 5 de agosto de 1935, em plena grande Crise de Depressão Norte-Americana, a Leo Burnett Worldwide abria suas portas, em Chicago, com 3 pequenos clientes, 8 ousados funcionários e um investimento de US$ 50 mil dólares. Na recepção, uma cesta de maçãs foi colocada para receber os primeiros convidados. Tamanha ousadia fez com que um colunista publicasse no jornal que muito em breve o publicitário Leo Burnett estaria vendendo as maçãs na feira, ao invés de distribuí-las.
80 anos se passaram, a agência não quebrou e hoje as maçãs, que viraram símbolo da Leo, estão na recepção de 85 escritórios em mais de 69 países, contabilizando um total de 9 mil colaboradores e mais de 120 clientes.

No Brasil, há exatos 40 anos, a Leo Burnett abriu suas portas, em São Paulo, para atender a conta de Philip Morris, que chegava ao país. Hoje são dois escritórios (agora também em Brasília), cerca de 400 funcionários, entre as 3 mais criativas do Brasil e as 10 maiores em faturamento.

Em 2011, a agência incorporou a Tailor Made, trazendo não apenas o sobrenome para sua nomenclatura, como ainda a filosofia de atuar sob medida, de acordo com a necessidade de cada um de seus clientes.

Marcos significativos:

1930
• 05 de agosto de 1935: oito homens e mulheres se juntam a Leo Burnett para lançar uma nova agência de publicidade
• Leo Burnett cria como marca para agência uma "mão estendida para seis estrelas", simbolizando os esforços da agência para alcançar o sucesso.
1940
• Leo Burnett ajuda a mobilizar apoio ao esforço de guerra dos Estados Unidos, concentrando-se em campanhas de serviço público.
• 1949: Leo Burnett ganha a conta da Kellogg´s, parceria que dura até os dias atuais;
1950
• Leo Burnett apresenta Tony the Tiger para Kellogg´s, que mais tarde foi homenageado como um dos Top 10 ícones do Século 20.
• Leo Burnett abre o primeiro escritório internacional em Toronto, Canadá, em 1952.
• A agência Ganha a conta Philip Morris. O primeiro Marlboro Man aparece em 1955.
1960
• O lendário escritório de Londres da Leo Burnett abre em 1962, após a Leo comprar o controle da Leggett-Nicholson and Partners Ltd., uma agência líder no Reino Unido naquele momento.
• 1967: Leo faz um discurso "Quando tirar o meu nome fora da porta" no anual Burnett Breakfast. Seu discurso ainda é reverenciado como um código de conduta para Burnetters.
1970
• Leo Burnett falece aos 79 anos Ele é então introduzido no Hall of Fame Publicidade, em 1972
• Surge a Leo Burnett Brasil, em 1975
• Leo Burnett é nomeada "Agência do Ano", pelo Ad Age, em 1976
• Leo Burnett começa sua expansão na China continental através do seu escritório em Hong Kong
1980:
• Exceder US$ 1,3 bilhão em faturamento, faz a Leo Burnett ser a sexta maior agência do mundo
• Leo Burnett entra no Oriente Médio
• Nomeada "Agência do Ano" pelo Ad Age e Adweek, em 1988
1990:
• Agência abre seu primeiro escritório no Leste Europeu;
• Lançamento do Comitê Global de Produtos (GPC), em 1993, que avalia a performance criativa do trabalho da Leo.
• LB / EUA lança a Lapiz, como sua divisão de marketing hispânico
• Nomeada "Agência Global do Ano" pela Ad Age em 1999
Década de 2000:
• Lançada a Arc América do Norte em Chicago
• Agência ganha conta global da Samsung, em 2005
2010
• Ganha conta global da Pfizer, em 2012
• Leo Burnett é nomeada a terceira rede mais premiada do mundo pelo Gunn Report.
• Eleita "Network of the Year" no Festival de Cannes, na área de Lions Health, em 2014
• Conquistou 69 Leões em Cannes em 2015, o o maior da história da rede.

Informações para imprensa:

Fernanda Lopes
fernanda.lopes@leoburnett.com.br
(11) 5504.1491 e 99698.3699

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