Últimas

'O Brasil de Darcy Ribeiro', em exibição no Canal Curta!, ganha Prêmio Tal de Melhor Série da América Latina


Com cerimônia realizada no Teatro Solis, em Montevidéu, Uruguai, o Prêmios Tal, que reconhece o conteúdo de emissoras estatais e culturais da América Latina, foi concedido a “O Brasil de Darcy Ribeiro” – no ar no Canal Curta! - na categoria Melhor Série Documental da América Latina, em votação com júri especializado. A premiação, transmitida ontem à noite para toda a América Latina por meio de um programa de TV ao vivo, homenageou Eduardo Galeano, que foi aluno de Darcy e fez questão de falar no palco sobre o mestre.

Na próxima semana, o Curta! exibe “A Coragem da Alegria”, terceiro episódio da série vencedora, que aborda o período do educador como Vice-Governador de Brizola e Secretário-Geral de Cultura do estado do Rio. Outros dois episódios já foram ao ar no canal: “O Paraíso Perdido”, que aborda sua personalidade e o ambiente familiar, além da influência da Segunda Guerra Mundial em suas escolhas políticas; e “A Construção da Nação”, que destaca sua iniciação profissional sob o comando de Marechal Rondon e a pesquisa com índios com o intuito de entender a natureza humana. Dirigida pela cineasta Ana Maria Magalhães, a série tem cinco episódios de 52 minutos cada, que traçam um retrato do antropólogo e escritor.

QUINTA DO PENSAMENTO
“O Brasil de Darcy Ribeiro - A Coragem da Alegria” (documentário)
Estabelecido no Rio de Janeiro, Darcy Ribeiro dedica-se a editar seus romances, entre eles Maíra. Com a anistia, é reintegrado à universidade, mas sofre a rejeição do meio acadêmico. Brizola volta do exílio e Darcy integra-se ao seu projeto político. Como Vice-Governador e Secretário de Cultura, cria o programa de educação pública integral e constrói centenas de Cieps. Eleito senador, e debilitado por outro câncer, relata a Lei de Diretrizes e Bases. Luta heroicamente pela vida e publica “O Povo Brasileiro”. Suas reflexões consagram-no como um dos grandes intérpretes do Brasil.

Diretor: Ana Maria Magalhães
Duração: 52min Ano: 2013
Exibição: 6 de agosto, quinta-feira, às 23h
Horários alternativos: Dia 7 de agosto, sexta-feira, às 3h e às 17h / Dia 8 de agosto, sábado, às 11h / Dia 9 de agosto, domingo, às 23h
Classificação: Livre

Para mais informações entre em contato
No Rio: Claudia Rodrigues :: claudia.rodrigues@agenciafebre.com.br 21 2555-8930
Ou curta@agenciafebre.com.br 21 2555-8900
Siga-nos no Twitter @agfebre e no facebook.com/agfebre

Nenhum comentário