Ponto de encontro da reposição
O evento de educação executiva mais esperado do ano para o mercado de reposição, sem dúvida, é o Seminário da Reposição Automotiva, que completa 21 edições graças ao empenho e profissionalismo do Grupo Photon e ao fundamental apoio das entidades que formam o GMA – Grupo de Manutenção Automotiva. Esta foi a quarta edição que participei e sempre me surpreendo com as novidades e o nível do evento, que conta com importantes representantes e formadores de opinião do setor. Além do aprendizado, é excelente oportunidade para reencontrar profissionais da indústria, distribuição, varejo e reparação, o que é sempre muito gratificante.
Sob o ponto de vista do conteúdo e informação, a programação foi muito bem estruturada, pois foram abordados temas de extrema relevância para o setor, começando pela apresentação da Roland Berger. A consultoria estratégica com atuação global, referência em estudos e projetos para o setor automotivo, mostrou as oportunidades para o mercado de reposição diante da frota em circulação que já soma mais de ... milhões de veículos entre 3 e 15 anos, período em que há necessidade de produtos e serviços de manutenção. Além disso, o processo de envelhecimento da frota, associado ao final do período de garantia dos veículos oferecido pelas montadoras, sinaliza a gradual migração dos serviços de manutenção das concessionárias para as oficinas independentes. A boa notícia dada por Martin Bodewig, diretor da Roland Berger, é que essa frota continuará crescendo nos próximos anos devido ao volume de vendas de veículos realizadas ao longo dos últimos anos.
Outra novidade importante para o setor é a ascendente importância conferida ao processo de padronização da informação técnica disponível ao aftermarket automotivo, representada pela chegada da TecDoc ao Brasil. Essa ferramenta, com catálogos eletrônicos de peças e aplicações, ajudará a melhorar o nível de serviço prestado ao longo da cadeia de reposição e, consequentemente, contribuirá para a valorização da imagem de todo o aftermarket independente sob os olhos do consumidor, um dos desafios destacados por Bodewig em sua apresentação. Se as informações técnicas padronizadas agilizam a identificação de problemas e definição da peça de reposição apropriada para o reparo do veículo, a garantia, outro ponto que merece atenção do setor, também foi amplamente debatida no painel conduzido por Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional. O painel destacou diferentes pontos de vistas de representantes de todos os elos da cadeia e foi encerrado com a missão de avançar na criação de um sistema de padronização de procedimentos de garantia. A expectativa em relação a evolução desse debate é a maior possível.
Agregando ao conjunto de oportunidades e recursos visando continuamente aumentar a segurança e satisfação do proprietário do veículo tivemos a apresentação de Emerson Mello, responsável pela área de reposição do Sindipeças e assessor do GMA, que mostrou como o aplicativo Carro 100% pode ajudar a conscientizar e educar o motorista sobrea importância da manutenção preventiva. Trata-se de uma inciativa muito eficiente para interação com o dono do carro, acompanha a evolução do acesso a internet através dos devices e sua influência crescente na vida das pessoas. O app representa uma forma lúdica de conectar o proprietário do veículo a informações importantes para garantir mais segurança no trânsito, prolongar a vida útil do automóvel e também gerar economia para o bolso já que a manutenção preventiva é muito mais econômica do que a corretiva (sem contar na valorização do bem na hora da troca). O setor deve apoiar esta e outras iniciativas que ajudem a cadeia de reposição a se comunicar com o motorista, não apenas no momento do reparo, mas ao longo de toda a vida útil do veículo.
Para complementar, a apresentação sobre o eSocial elucidou diversas questões sobre este tema técnico e como o mesmo vai afetar as empresas, enquanto a palestra de Carlos Alberto Julio encerrou o evento com uma mensagem positiva e animadora. É com esse entusiasmo que ansiosamente aguardamos a próxima edição.
Fernando Cymrot
Fundador do Canal da Peça
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria
Sob o ponto de vista do conteúdo e informação, a programação foi muito bem estruturada, pois foram abordados temas de extrema relevância para o setor, começando pela apresentação da Roland Berger. A consultoria estratégica com atuação global, referência em estudos e projetos para o setor automotivo, mostrou as oportunidades para o mercado de reposição diante da frota em circulação que já soma mais de ... milhões de veículos entre 3 e 15 anos, período em que há necessidade de produtos e serviços de manutenção. Além disso, o processo de envelhecimento da frota, associado ao final do período de garantia dos veículos oferecido pelas montadoras, sinaliza a gradual migração dos serviços de manutenção das concessionárias para as oficinas independentes. A boa notícia dada por Martin Bodewig, diretor da Roland Berger, é que essa frota continuará crescendo nos próximos anos devido ao volume de vendas de veículos realizadas ao longo dos últimos anos.
Outra novidade importante para o setor é a ascendente importância conferida ao processo de padronização da informação técnica disponível ao aftermarket automotivo, representada pela chegada da TecDoc ao Brasil. Essa ferramenta, com catálogos eletrônicos de peças e aplicações, ajudará a melhorar o nível de serviço prestado ao longo da cadeia de reposição e, consequentemente, contribuirá para a valorização da imagem de todo o aftermarket independente sob os olhos do consumidor, um dos desafios destacados por Bodewig em sua apresentação. Se as informações técnicas padronizadas agilizam a identificação de problemas e definição da peça de reposição apropriada para o reparo do veículo, a garantia, outro ponto que merece atenção do setor, também foi amplamente debatida no painel conduzido por Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional. O painel destacou diferentes pontos de vistas de representantes de todos os elos da cadeia e foi encerrado com a missão de avançar na criação de um sistema de padronização de procedimentos de garantia. A expectativa em relação a evolução desse debate é a maior possível.
Agregando ao conjunto de oportunidades e recursos visando continuamente aumentar a segurança e satisfação do proprietário do veículo tivemos a apresentação de Emerson Mello, responsável pela área de reposição do Sindipeças e assessor do GMA, que mostrou como o aplicativo Carro 100% pode ajudar a conscientizar e educar o motorista sobrea importância da manutenção preventiva. Trata-se de uma inciativa muito eficiente para interação com o dono do carro, acompanha a evolução do acesso a internet através dos devices e sua influência crescente na vida das pessoas. O app representa uma forma lúdica de conectar o proprietário do veículo a informações importantes para garantir mais segurança no trânsito, prolongar a vida útil do automóvel e também gerar economia para o bolso já que a manutenção preventiva é muito mais econômica do que a corretiva (sem contar na valorização do bem na hora da troca). O setor deve apoiar esta e outras iniciativas que ajudem a cadeia de reposição a se comunicar com o motorista, não apenas no momento do reparo, mas ao longo de toda a vida útil do veículo.
Para complementar, a apresentação sobre o eSocial elucidou diversas questões sobre este tema técnico e como o mesmo vai afetar as empresas, enquanto a palestra de Carlos Alberto Julio encerrou o evento com uma mensagem positiva e animadora. É com esse entusiasmo que ansiosamente aguardamos a próxima edição.
Fernando Cymrot
Fundador do Canal da Peça
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria
Nenhum comentário