Cummins equipa a novíssima Real 525 Fly
A maior embarcação já produzida pela Real Power Boats traz duas motorizações Cummins com sistema Zeus®, totalizando 1.200 hp de potência
A maior embarcação já produzida pelo estaleiro localizado no Rio de Janeiro (RJ) é o 13o. modelo da marca e foi equipado com dois motores Cummins QSC 8.3 de 600 hp, totalizando 1.200 hp de potência. O Cummins Vendas e Serviços (CVS), distribuidor próprio da fabricante de motores que conta com sete unidades próprias no Pais, foi o responsável pela venda e todo o suporte necessário de projeto, engenharia e instalação dos motores.
O Real 525 Fly recebe o avançado sistema de propulsão Zeus®, desenvolvido pela Cummins, que possibilita alta manobrabilidade, atracagem com joystick, piloto automático e o sistema de posicionamento e controle de embarcação via GPS.
De acordo com Marco Amorim, gerente de Engenharia de Aplicação da CVS, "durante o processo de desenvolvimento da nova embarcação, que levou cerca de um ano, desenvolvemos um sistema personalizado Zeus® que foi montado na parte baixa do casco, o que permitiu melhor rendimentos dos motores QSC 8.3. Um túnel no fundo da embarcação foi projetado pelo estaleiro e isso permitiu com que o hélice trabalhasse mais próximo do casco, oferecendo melhor nível de escorregamento e, consequentemente, melhor resposta do motor”.
“Optamos pela Cummins por conta do histórico e tradição da empresa no segmento de barcos de lazer”, diz Paulo Thadeu Figueira Mendes, CEO da Real Power Boats. Vale acrescentar que a Cummins produz motores marítimos desde 1919 e toda sua linha marítima atende às mais rigorosas normas de emissões vigentes, IMO Tier II e EPA Tier 3 e são classificados por todas as principais empresas certificadoras.
Ainda de acordo com Mendes, a demanda por embarcações maiores à Real Power Boats surgiu por meio dos próprios clientes. “A ideia inicial era produzir uma embarcação de 45 pés, mas o projeto acabou ganhando maiores proporções e vamos lançar no São Paulo Boat Show 2015 a nossa Real 525 Fly. Sua prova de mares está prevista para o final de outubro.
A Real Power Boats prevê a produção de quatro embarcações no seu primeiro ano de fabricação e seis unidades a partir do segundo ano. O projeto de design interno da Real 525 Fly é do escritório inglês Tony Castro; Paulo Renha, fundado da Real Power Boats, foi responsável pelo projeto de fundo de navegação; a parte de interior e decoração foi projetada pela arquiteta Ana Claudia Moreno e a Barracuda, empresa de engenharia naval e consultoria, ficou com o projeto de cálculo e estrutura. A Cummins por sua vez comemorar o início de uma parceria que já é um grande sucesso.
Imagem em alta
Divulgação
Textofinal de Comunicação Integrada
Tel.: (011) 3849-8633
textofinal@textofinal.com
Juliana Sih
Nenhum comentário