Como se faz um carro?
Estúdio de Design da Ford usa argila e criatividade como base de seu trabalho
Um automóvel lançado hoje começou a ser desenvolvido há aproximadamente quatro anos. Na Ford, após serem definidos alguns pontos iniciais e muito importantes, como público-alvo, tamanho do carro, tipo do motor e espaço interno, o Estúdio de Design começa a trabalhar nas formas do veículo.
Uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais das áreas de Design, Engenharia, Marketing e Planejamento Estratégico, leva seis meses para propor o projeto inicial. O Estúdio de Design do Brasil concorre, então, com outros estúdios da Ford do mundo para que seja definida a ideia vencedora e o Estúdio líder do projeto. Ao mesmo tempo, continuam os trabalhos entre os setores para fazer mudanças e ajustes necessários de acordo com pesquisas sobre tendências e preferências do público. Por esse processo passaram os carros da Ford desenvolvidos no Brasil como o Ka e o EcoSport.
Mas não basta ser criativo e apresentar soluções que antecipem tendências. O novo automóvel deve seguir o DNA Ford, uma série de parâmetros globalmente definidos que garantem que a identidade visual da marca seja mantida em todos os novos modelos. “É ele que nos guia em todo o processo de desenvolvimento, desde o primeiro conceito até o projeto final e nos auxilia a comunicar a marca ao consumidor”, explica Fábio Sandrin, supervisor do Estúdio de Design da Ford.
Durante os dois primeiros anos de desenvolvimento, a cargo principalmente dos designers, o veículo ganha vida com argila – primeiro uma miniatura, depois em tamanho real. O objetivo principal de fazer essas prévias em argila, os chamados mockups, é confirmar se o que foi planejado será entregue, antes de iniciada a produção do modelo real. O processo também envolve diversas peças feitas com impressoras 3D.
Outros dois anos passam até o modelo chegar às mãos dos consumidores, que muitas vezes, nem imaginam quanto tempo designers, engenheiros e demais especialistas dedicaram à criação do automóvel dos sonhos. Há quase dez anos na Ford, incluindo experiências na Alemanha e Estados Unidos, Sandrin resume o “segredo” de descobrir os desejos dos clientes no amanhã.“Realizar o projeto de um carro e ‘prever’ os gostos do consumidor para o futuro é um conjunto da parte técnica, com pesquisas de marketing e futurização, um feeling em que unimos o que é desenvolvido no mercado e para onde as tendências apontam. Não existe uma fórmula certa. Entra muita informação de pesquisa quantitativa, qualitativa, além da criatividade da equipe”, explica.
FORD BRASIL
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.
SOBRE A FORD MOTOR COMPANY
A Ford Motor Company é uma empresa líder da indústria automotiva global, com sede em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Fabrica ou distribui automóveis em seis continentes, com cerca de 197.000 empregados e 67 fábricas no mundo. Suas marcas automotivas incluem a Ford e a Lincoln. A empresa fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. Para obter mais informações sobre os produtos da Ford, favor acessar www.ford.com.br.
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