Últimas

Codical Distribuidora reverte 45% das devoluções com solução de gestão de entregas

Empresa adotou o HB.MDM, desenvolvido pela catarinense HBSIS e através dos indicadores em tempo real também atingiu 98% de entregas realizadas dentro do prazo

Através do HB.MDM. Codical reduziu custos na logística

Ser referência no setor de distribuição do Nordeste do país não fez da Codical Distribuidora uma empresa acomodada. Pelo contrário: em busca de melhorias no processo de entregas, a companhia baiana com mais de 7 mil clientes e 800 colaboradores resolveu investir em tecnologia.

Adotou há dois anos o HB.MDM, solução desenvolvida pela empresa catarinense de TI HBSIS, para gestão de entregas em tempo real. Com indicadores precisos que podem ser acessados um uma única tela, através de smartphone ou computador, o sistema permite ainda a comunicação entre central e frota. Luciano Alves, gerente administrativo da Transportadora Operadora Logistica Miguelense, que realiza o serviço de entregas para a Codical, explica que os resultados são animadores. Atualmente, 98% das entregas são realizadas no prazo acertado com o cliente.

“O ganho com a utilização do HB.MDM ocorreu principalmente na gestão da ocorrência na entrega. Tínhamos um valor macro de devolução de R$ 400 mil ao mês, aproximadamente. Hoje caiu para R$ 250 mil ao mês. Além destes 45% de redução nos dois anos, a média mensal de reversão subiu de 10% para 14,33%”, avalia o gestor.

Vantagens frente à concorrência

A tecnologia empregada no HB.MDM, segundo Luciano, também foi decisiva para melhorar a competitividade da Codical. “Hoje tratamos as ocorrências no ato entrega com agilidade e confiabilidade. Conseguimos identificar os locais de entrega (se o veículo está na porta do cliente ou não), ganhando mais tempo nessa atividade, na gestão dos motoristas e mais controle da rota realizada. A solução nos auxilia também na identificação de pontos de paradas em locais não autorizados e inadequados”, diz.

Para garantir que o controle seja efetivo, a companhia, que faz a distribuição de produtos alimentícios, perfumaria, limpeza e calçados, conta com indicadores diário, mensal, semestral e anual. “Analisamos em tempo real estes indicadores, como a quantidade de entregas expedidas no dia, o número de entregas realizadas, ocorrências que podem virar devoluções, devoluções tratadas e revertidas e entregas pendentes. Com estas informações, traçamos estratégias e ações que resultam nas melhorias”, esclarece o gerente.

Pioneirismo no investimento em tecnologia
Luciano explica também que a Codical foi pioneira na Bahia a realizar investimentos em tecnologia, não só na gestão operacional, como também no controle das áreas administrativas e fiscais. “Além da confiabilidade no processo, tivemos ganhos significativos nos controles, maior redução de procedimentos manuais e mais produtividade para colaboradores”, destaca.

Sobre o HB.MDM, o gestor ainda avalia: “A equipe percebe que é um sistema eficiente e qualificado, que mantém a visibilidade da operação. Há um melhor convívio com a equipe operacional, pois trata-se de um facilitador de tarefas. Antes da ferramenta, a energia empregada na resolução destes problemas era muito maior e gerava desgastes com áreas parceiras, principalmente por causa da confiabilidade da informação”, conclui.

Sobre a HBSIS
Para a HBSIS, a tecnologia é uma ferramenta transformadora capaz de facilitar e agilizar a vida das empresas e das pessoas. Desde 1990 no mercado, a empresa blumenauense com filial na capital paulista, consolida-se no mercado desenvolvendo soluções em sistemas de venda, logística e outsourcing de TI. Atuando em todo o Brasil, seus 300 profissionais trabalham próximos do cliente em um processo colaborativo, sempre focados na resolução de problemas e na busca de resultados que irão acelerar negócios.

Nenhum comentário