Últimas

Evento do IBGC-RJ discute o movimento de fechamento de capital das empresas brasileiras

O fechamento de capital por companhias abertas tem ocorrido com frequência no Brasil. Isso se deve por diversos motivos, mas principalmente pela queda do valor das ações das empresas listadas na Bolsa de Valores. Para discutir como esse movimento pode afetar acionistas e o mercado, o IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa promoverá debate no dia 10 de dezembro, no Auditório da CVM, no Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e limitadas.

No ano passado, cinco empresas tiveram seus registros cancelados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e deixaram a Bolsa. Em 2015, até o momento, foram aprovados seis pedidos de fechamento de capital e outros seis estão em análise.

A Lei das S.A. e a regulamentação da CVM contemplam regras protetivas aos acionistas das companhias, como a realização de Oferta Pública de Ações (OPA), que permite a compra de papéis dos minoritários, garantindo a participação na companhia a quem oferta maior.

O evento será uma oportunidade para entender e discutir esse movimento, identificando oportunidades de melhoria no sistema regulatório.

Estão confirmados para a palestra Flávia Mouta (BM&FBOVESPA), Gustavo Borba (CVM), Régis de Abreu (AMEC) e Renato Proença Lopes (PREVI). João Laudo, coordenador do Capítulo Rio de Janeiro, do IBGC, será o moderador da palestra.

Para mais informações, acesse www.ibgc.org.br.

Anote na sua agenda
Palestra: Fechamento de Capital
Data: 10 de dezembro (quinta-feira)
Horário: das 16h30 às 19h
Local: Auditório da CVM
Endereço: Rua Sete de Setembro, 111 - Centro – Rio de Janeiro

Sobre o IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC é uma entidade sem fins lucrativos de atuação nacional e internacional, que tem como meta a busca pela excelência nas mais diversas formas de organização.

O IBGC promove cursos de capacitação para conselheiros, executivos, acionistas e profissionais liberais das mais diversas áreas. Os treinamentos também são realizados no formato in company, sendo ministrados sob demanda por instrutores do IBGC nas empresas solicitantes.

Também são promovidos anualmente fóruns, palestras, congresso anual e networking entre profissionais, além da produção de publicações e pesquisas. O Instituto conta, ainda, com o Programa de Certificação para Conselheiros de Administração e Conselheiros Fiscais, que permite ao participante adquirir mais conhecimento sobre um conjunto de temas necessários para o seu bom desempenho dentro das organizações. Ao obter essa certificação, o conselheiro passa a integrar o Banco de Conselheiros Certificados do IBGC.

Com sede em São Paulo, o IBGC atua regionalmente por meio de sete Capítulos, localizados no Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Atualmente, hospeda as atividades da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil, uma rede global que busca fomentar a adoção das boas práticas nas organizações. Ainda no âmbito internacional, o IBGC integra a rede de Institutos de Gobierno Corporativo de Latino América (IGCLA) e Global Network of Director Institutes (GNDI), grupo que congrega institutos de Governança ao redor do mundo.

Neste ano de 2015, o Instituto completa 20 anos e promove uma série de eventos para comemorar sua trajetória, que visa contribuir para o desempenho sustentável e influencia os agentes da sociedade no sentido de mais transparência, justiça e responsabilidade. Para mais informações, consulte o site www.ibgc.org.br.

Nenhum comentário