Últimas

Cuidados ao iniciar uma atividade física previnem lesões musculares

Fisioterapeuta alerta que pequenos cuidados podem evitar danos; Acompanhamento médico também é necessário antes de escolher o tipo de exercício


Quem não deseja estrear o biquíni com um corpo em forma? Ou exibir a barriga ''chapada'' nas praias e piscinas? Pois é, com a chegada do verão e das férias, muita gente aproveita para realizar uma atividade física e buscar o corpo perfeito. O que muitos esquecem são os cuidados necessários ao se iniciar uma modalidade de exercício físico. Seja no parque ou na academia, pequenas precauções são essenciais para manter a saúde e o bem-estar.

Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto e diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), o sedentário que pretende se levantar do sofá e praticar um exercício, primeiramente, deve consultar um cardiologista para verificar a sua resistência. É importante também ter a consciência de que os músculos estão fracos e sem flexibilidade, portanto o cuidado precisa ser redobrado. ''O risco de uma lesão muscular ou articular como câimbras, rompimento de tendões, entorses, entre outros, é muito alto. Sem contar o perigo de acontecer um infarto, caso a pessoa não tenha boa saúde ou não faça acompanhamento regular com um médico'', alerta Martins.

Praticar o alongamento pré e pós-treino também é fundamental para evitar lesões e outros problemas. ''Ele visa a flexibilidade dos músculos, assim a pessoa terá uma maior amplitude de movimento nas suas atividades diárias, seja em casa, no trabalho ou no lazer. O pilates também contribui bastante para adquirir a flexibilidade necessária'', comenta o fisioterapeuta.

Vale lembrar também que o auxílio de um educador físico é indispensável na hora de iniciar uma atividade. Ele irá analisar o tipo de modalidade mais indicada, o exercício correto e a frequência para cada pessoa.

Sobre o ITC Vertebral - Fundado pelo fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e reconhecido como um dos maiores especialistas em tratamento de coluna no Brasil, o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral iniciou suas atividades em 2005, em Fortaleza (CE).

Em apenas dois anos foram mais de 700 pacientes tratados, com êxito, pelo método RMA. Tais resultados alcançaram grande projeção e o ITC Vertebral passou a receber pacientes de todo o Brasil. Com o aumento da demanda, o ITC Vertebral decidiu formatar a primeira franquia em fisioterapia do país e, em 2007, deu início à uma expansão que já contabiliza 72 unidades no país.Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, já contam com mais de uma unidade do Instituto. O ITC Vertebral é afiliado à ABF (Associação Brasileira de Franquias). Em 2010, foi ranqueado pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em primeiro lugar no quesito crescimento econômico e terceira posição em satisfação dos franqueados que, juntos, já trataram mais de 30 mil pacientes.
Por conta do reconhecido trabalho, o ITC Vertebral recebeu convites para demonstrar seus resultados no México, Inglaterra, Holanda, Portugal, Argentina, Chile e Venezuela, países que estão em vias de instalar unidades do Instituto.

Serviço
ITC Vertebral Ribeirão Preto (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral)
Avenida Presidente Vargas, 2121 - sala 2401
Edifício Times Square
Telefone (16) 3623-3248
Site : www.itcvertebralribeirao.com.br

Nenhum comentário