Instituto Gabi comemora conquistas em 2015, ano em que celebrou 15 anos de atendimento à criança e ao jovem com deficiência
Iracema Sogari discursa na entrega do prêmio Selo Relevância Social, na Câmara dos Deputados
Para o Instituto Gabi – entidade referência em atendimento à criança e ao jovem com deficiência na zona sul de São Paulo - a comemoração dos seus 15 anos foi marcada por importantes conquistas: novos projetos e atendimentos, consolidadas parcerias importantes e ativadas ações visando a sustentabilidade financeira da ong. “Ficamos felizes com este momento simbólico e comemoramos nossa caminhada até aqui. Mas sabemos que a melhor forma de honrar todo este trabalho é dando continuidade a ele, sempre buscando sua ampliação e autonomia. E em 2015 demos importantes passos nesta direção”, explica o jornalista e professor universitário, Francisco Soga ri - fundador presidente da ong.
Em janeiro deste ano, foram iniciados atendimentos nas áreas de fisioterapia e fonoaudiologia, uma novidade que surgiu a partir de demandas constantes por parte dos pais das crianças e jovens assistidos pelo Gabi, que atua através de práticas sócio-educativas e artísticas. “Nós conseguimos contratar profissionais da saúde através de ações de arrecadação de recursos, com várias iniciativas, incluindo nossos bazares. Sabemos que esses tratamentos ampliam o nosso trabalho, permitindo uma abordagem ainda mais integral”, enfatiza Sogari. Os atendimentos de fonoaudiologia e fisioterapia continuarão em 2016.
Já o desafio de encontrar caminhos para a sustentabilidade encontrou no ano de 2015 uma poderosa aliada: a campanha Sócio Patrocinador. “Criamos uma oportunidade de as pessoas ajudarem a ONG a partir de suas possibilidades, sem uma cobrança de periodicidade, como patrocinadoras mesmo. Iniciamos com apenas quatro patrocinadores e agora já temos 22, demonstrando que existem maneiras e fomentar cada vez mais as doações”, conta o presidente
Para 2016, a campanha dará um salto importante, com a opção Sócio Patrocinador Master, voltada diretamente a empresas que desejem contribuir com a ONG. A intenção é encontrar empresas parceiras e criar possibilidades de alinhamento de comunicação e outras estratégias, como o uso de Leis de Incentivo. Esforços com a intenção de possibilitar o investimento em projetos específicos e também na manutenção das atividades cotidianas da ong. A sustentabilidade será a principal bandeira do próximo ano.
Além das novidades, algumas parcerias consolidaram-se por completo. Um dos mais belos exemplos foi com o Instituto Olga Kos, que realiza trabalhos de inclusão através da educação artística. Há três anos, a instituição promove Oficinas de Artes nas tardes do Instituto Gabi. O trabalho da equipe, composta por pedagoga, artista plástico, psicóloga e fotógrafa, tem como objetivo utilizar a arte como estímulo e manutenção das capacidades funcionais das pessoas com deficiência intelectual. “Para nós é algo incrível porque percebemos o quanto esta atividade tem impacto positivo com as crianças e jovens atendidos. Trata-se de um trabalho de muita sensibilidade e delicadeza e que transforma essas vidas de uma maneira muito profunda”, relata o pre sidente do Instituto Gabi.
Para finalizar o ano com mais motivação, o Instituto Gabi recebeu, em novembro, o prêmio Selo Relevância Social, entregue em cerimônia realizada na Câmara Federal dos Deputados, em Brasília. “Para nós foi muito importante receber este prêmio neste momento porque sentimos como um reconhecimento de nossa caminhada e de todo o trabalho realizado até aqui. É também uma força a mais para seguirmos adiante, buscando fazer de 2016 um ano com ainda mais conquistas, principalmente a aquisição de nossa sede própria. Queremos ter estrutura para atender um número maior de crianças e jovens”, finaliza Francisco Sogari.
Mais sobre o Instituto Gabi e como contribuir
Iracema Sogari atua há mais de 25 anos em educação para pessoas com deficiência e, há
15, fundou o Instituto Gabi com o marido, o jornalista Francisco Sogari, que preside a ong. Durante esses anos, o Instituto Gabi atendeu o máximo de pessoas que o procuravam – mas, a lista de espera é grande.
As crianças, adolescentes e jovens atendidos frequentam a casa diariamente, por meio período. Ali, participam de atividades de vida diária e oficinas, complementados pelo atendimento de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. Um assistente social realiza um trabalho com as famílias, incluindo projeto de geração de renda. O Instituto Gabi entende que a família é o alicerce de onde parte todo o trabalho. “As pessoas com deficiência passam quatro horas por dia no nosso atendimento. No restante do dia, estão com a família, daí a importância desta célula na vida destas pessoas”, destaca Iracema.
O que sustenta a entidade é um convênio com a Prefeitura de São Paulo, doações particulares e um bazar permanente de roupas e objetos na própria sede da ong, de onde
vem o recurso para o pagamento de profissionais e das contas da entidade. Outra estratégia para garantir a sustentabilidade é a Campanha Sócio Patrocinador, por meio
da qual os interessados recebem um boleto sem valor de cobrança, pelo qual podem
realizar uma doação espontânea. A partir de 2016, a campanha contará também com a opção Sócio Patrocinador Master, voltada às empresas.
Para participar da campanha Sócio Patrocinador, Sócio Patrocinador Master, realizar doações diversas e/ou oferecer trabalho voluntário, deve-se estabelecer contato com o Instituto Gabi, pelo telefone (11) 5564-7709, pelo e-mail contatosinstitutogabi@gmail.com ou consultando o site www.institutogabi.org.br.
Conheça o Instituto Gabi
www.institutogabi.org.br
Telefone (11) 5564-7709
Nenhum comentário