Últimas

PSafe registra crescimento de 11,3% no número de tentativas de ameaças cibernéticas no mês da Black Friday

Aplicativo PSafe Total bloqueou 4,458 milhões de malwares em novembro, contra 4 milhões no mês anterior

O mês de novembro registrou um crescimento superior a 11% no total de tentativas de ciberataques bloqueados pelo aplicativo PSafe Total no Brasil. Segundo mapeamento de ameaças digitais realizado pela PSafe, líder em segurança digital e desenvolvimento de aplicativos no País, o período, que tem ganhado espaço no comércio eletrônico nacional em razão da Black Friday, foi marcado por um total de 4,458 milhões de ameaças, contra 4 milhões neutralizadas em outubro.

Na lista dos cinco mercados mais visados, Minas Gerais registrou o maior crescimento de tentativas de ciberataques (14%), subindo de 318 mil em outubro para 362 mil no mês passado. Bahia e Pernambuco registraram incremento de 11%, São Paulo teve alta de 6% e Rio de Janeiro, 4%.

Estado Ameaças / Outubro Ameaças / Novembro Crescimento
São Paulo 1.096.439 1.157.884 6%
Rio de Janeiro 450.851 469.039 4%
Minas Gerais 318.223 362.926 14%
Bahia 271.883 302.289 11%
Pernambuco 219.895 243.882 11%

“Hackers tendem a aproveitar eventos como a Black Friday, no qual há um aumento significativo de compras online, para intensificar as tentativas de golpe. Neste ano, identificamos os adwares como uma das principais ferramentas para enganar o usuário de smartphones, possibilitando o roubo de dados pessoais e financeiros", analisa Marco DeMello, CEO da PSafe.

De acordo com o mapeamento, foram bloqueadas mais de 2,8 milhões de propagandas maliciosas (adwares) em dispositivos Android durante o período, ultrapassando o volume de trojan. As tentativas de infecções por meio de Adware, software malicioso responsável pela exibição excessiva de propagandas, totalizaram 63%, mais da metade das 4,458 milhões de ciberameaças barradas pelo aplicativo PSafe Total. Um dos perigos deste tipo de malware é que geralmente encaminha o usuário para sites falsos (phishing) de compra ou bancário com o objetivo de roubar dados.

Em segundo lugar no ranking, aparece o trojan (31%), que é uma porta de entrada para uma série de outras ameaças mais sérias à segurança do usuário de dispositivos conectados.
Os dados do Mapa de Ameaças Digitais do Brasil foram coletados a partir das tentativas de ataques barradas pelo PSafe Total, aplicativo para smartphones com sistema operacional Android que possui mais de 60 milhões de downloads e 20 milhões de usuários ativos.

Sobre a PSafe Tecnologia

A PSafe (www.psafe.com) é uma startup de tecnologia brasileira que visa trazer desempenho, segurança e confiança ao ambiente digital utilizado por brasileiros e latino-americanos. A empresa desenvolve o aplicativo líder de performance e segurança mobile na América Latina, PSafe Total, que foi o quinto mais baixado aplicativo gratuito no Brasil em 2014 e permanece no Top 5 do ranking da Google Play para celulares Android (com mais de 60 milhões de instalações e mais de 20 milhões de usuários ativos mensais). Recentemente, a PSafe tornou-se a primeira empresa de mobile app latino-americana a alcançar um valor de mercado superior a R$ 1 bilhão e a melhor proteção mobile do Brasil, segundo a AV-TEST.

Nenhum comentário