Últimas

São Paulo sai na frente entre os destinos nacionais

Capital paulista conquista novamente a maior nota no Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2015, do Ministério do Turismo


O Ministério do Turismo acaba de divulgar os resultados do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2015, estudo realizado juntamente com o Sebrae, e a capital paulista mais uma vez saiu na frente. São Paulo teve a pontuação mais alta - 83,2 - entre as 65 cidades participantes em 13 indicadores de desempenho da atividade turística. A pontuação da metrópole é superior às médias alcançadas pelo Brasil e também pelo conjunto das capitais.

"Estamos muito felizes com mais esse reconhecimento. Esta é uma prova de que a força de São Paulo vem justamente de suas maiores vocações, como bons serviços, negócios, eventos e oferta cultural, aliadas a um grande esforço de estruturação do turismo paulistano. A atividade turística está, cada vez mais, inserida em outras áreas da gestão municipal e é entendida como importante para ajudar no crescimento da cidade", diz o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Alcino Rocha.

Além de estar no topo do ranking geral, a cidade foi a primeira também em vários quesitos, como condições de acesso, oferta de serviços e equipamentos turísticos, monitoramento da atividade turística e economia local.

O desempenho da cidade nesses indicadores considerou, segundo o estudo, a oferta de opções de lazer e entretenimento e de equipamentos de hospedagem e alimentação. A qualidade no atendimento, com destaque para o setor de bares e restaurantes, também influenciou a nota da cidade.

Iniciativas da SPTuris, "Observatório de Turismo e Eventos" e "SP de Bike" se destacam

No quesito "monitoramento" do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, o Observatório de Turismo e Eventos da cidade de São Paulo (OTE-SP), núcleo de pesquisas e inteligência de mercado da SPTuris, também saiu na frente, com nota 86,1, sendo que a média brasileira é de 36, ou seja, 50 pontos acima.

O OTE-SP é apontado como referência nacional e importante instrumento de monitoramento da atividade turística no destino.

A premiação também ressaltou dois projetos da SPTuris que se destacaram: o workshop Descubra São Paulo, que promove a cooperação regional, e o SP de Bike, que promove a mobilidade por meio da bicicleta. Os projetos foram mapeados durante a avaliação dos 65 destinos brasileiros pelos pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas e ambas as iniciativas são tidas como "boas práticas que inspiram o turismo".

O SP de Bike já havia recebido outro prêmio este ano. A página que traz roteiros exclusivos para conhecer São Paulo usando a bicicleta recebeu em novembro o WSA (World Summit Award) Brasil 2015, versão nacional de premiação internacional que promove os melhores e mais inovadores conteúdos digitais do mundo, contribuindo para a inclusão e acessibilidade digitais. Entre 160 trabalhos inscritos de oito categorias diferentes, o projeto SP de Bike foi vencedor da categoria "Cultura e Turismo".

Nenhum comentário