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Uso da tecnologia nas escolas transforma Indaiatuba em grande exemplo de sucesso

Na rede de ensino do município, localizado na região de Campinas, os pais têm acesso ao boletim escolar pela internet, e os alunos a jogos educativos

Que as cidades digitais, dotadas de infraestrutura e altas conexões, oferecem melhores condições para a implantação de novas tecnologias que aprimoram os serviços públicos, não restam dúvidas! E quando políticas públicas são implementadas com seriedade e responsabilidade por parte de prefeitos e gestores públicos, a sociedade inteira ganha. Isso acontece em todas áreas e, especialmente, naquela que vem sendo tratada como essencial para formação e desenvolvimento das pessoas: a Educação.

Um exemplo de sucesso é o que demonstra a cidade de Indaiatuba, na região de Campinas (SP), de 230 mil habitantes, e que vem colecionando vários prêmios em função de seus projetos. Não à toa, desponta como referência na aplicação de tecnologias no contexto pedagógico e administrativo. Com um rápido acesso ao portal de Educação do município, pais encontram o boletim on-line disponível, enquanto seus filhos encontram jogos educativos, divididos por disciplinas e ano.

Segundo a diretora de Tecnologia Educacional e Administrativa de Indaiatuba, Tânia Castanho Ferreira, o município investe, há 12 anos, em práticas que aprimoram a Educação por meio da tecnologia. Ela ressalta que a Secretaria Municipal de Educação conta com um setor exclusivo de desenvolvimento de sistemas, que atua de forma integrada para aplicação de inovações e suporte na preparação de aulas e no uso dos recursos tecnológicos em sala de aula, como lousas digitais e notebooks.

Sendo um polo de experiências e parcerias, o município demonstra como insere as Tecnologias da Informação e Comunicação no planejamento e na execução de ações para potencializar resultados. Tânia explica que as novas escolas construídas já trazem esse novo conceito de informatização e inserção de tecnologia nas rotinas pedagógicas e administrativas. “O que precisa ser trabalhado, a tecnologia entra para ajudar e potencializar. Estamos avançando com o objetivo de melhorar a qualidade e o rendimento dos alunos”, analisa a diretora.

Indaiatuba é uma entre as cidades atendidas, no estado de São Paulo, pela MSTECH, empresa que atua no mercado de tecnologias educacionais há mais de 15 anos, e é sediada em Bauru (SP). De acordo com um dos responsáveis por projetos educacionais da MSTECH, Rodney Porta, o principal desafio é quebrar barreiras e fazer com que gestores e professores entendam os conceitos, e como a tecnologia pode aprimorar o ensino público, deixando-o mais atrativo e produtivo para os alunos.

As ferramentas educacionais e os softwares de gestão desenvolvidos na empresa, sob a orientação de pedagogos, estão presentes em 10 mil escolas públicas e atingem cerca de oito milhões de alunos no país. “Nossa equipe multidisciplinar discute e orienta o desenvolvimento de soluções para favorecer os processos e gestão da educação pública. O importante é nos adequar ao que a escola já tem e usar a tecnologia para melhorá-la”, comenta.

Uma simples chamada em sala de aula feita diretamente no programa, via tablet, cita Porta, mostra como a tecnologia pode dar agilidade às rotinas de sala de aula. Softwares para gerenciamento financeiro, de biblioteca, merenda, transporte, patrimônio, além do ambiente virtual pedagógico das escolas, são outros exemplos da diversidade de aplicações no setor.

A ferramenta, acrescenta ele, oferece conteúdo complementar de aprendizado em formato de games. “Os games podem estimular a interação de forma efetiva, apresentando, assim, resultados satisfatórios no envolvimento e aprendizado dos alunos. É, sem dúvida, um recurso contemporâneo importante para estimular os alunos na aprendizagem. É passar do giz para outra tecnologia e otimizar tempo e recursos”, complementa.

Diálogo – Durante o Congresso Paranaense de Cidades Digitais, realizado dias 19 e 20 de novembro, em Pinhais, que trouxe para o centro das discussões o uso da tecnologia no processo pedagógico das escolas públicas, prefeitos, secretários municipais e especialistas ressaltaram que gestão e formação são pontos essenciais para a implantação de políticas no setor.

“Tivemos um evento com muitos exemplos e já se tem de onde partir. Percebemos que tem muito município contribuindo, inclusive de outros estados. A tecnologia em sala de aula tem que ter, além de um estudo pedagógico, a capacitação dos professores e decisão política de aplicar isso com efetividade para que as próximas gerações não tenham essa dificuldade”, disse o presidente da União dos Dirigentes Municipais do Paraná (Undime-PR) e secretário de Educação de Telêmaco Borba, Celso Augusto Souza de Oliveira.

Outras informações podem ser obtidas por meio dos portais http://www.indaiatuba.sp.gov.br/educacao/ e http://www.mstech.com.br/

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