Cinco ingredientes básicos para incluir o Umami no seu dia a dia
O Comitê Umami fez uma lista de alimentos para adicionar o quinto gosto às refeições
São Paulo, março de 2016 - Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde e Nutrição, celebrado em 31 de março, o Comitê Umami, em parceria com a chef Mariane Sato, listou alguns ingredientes básicos - e fáceis de serem encontrados - que podem incluir o Umami às refeições.
Além de dar um toque especial aos pratos, o quinto gosto básico do paladar humano pode acrescentar mais saúde e bem-estar ao dia a dia do consumidor, já que alimentos Umami garantem prolongamento do sabor, aumento da salivação e auxílio na digestão, além de ser um grande aliado para a redução de sódio.
Confira a lista e desfrute de tudo que o gosto Umami pode oferecer:
1. Tomates
O gosto Umami está presente em muitos vegetais, como cenoura, milho e espinafre. Mas, o tomate é o que apresenta maior concentração do quinto gosto, e a quantidade de Umami varia de acordo com grau de maturação do alimento. A chef Mariane Sato diz que "uma dica é incluir o tomate seco e o tomate cereja na salada ou fazer um molho vermelho com os tomates bem maduros e avermelhados". Para a sobremesa, o Umami fica por conta da trufa de tomate.
2. Cogumelos
Em várias espécies de cogumelos (como paris, shimeji, shiitake e champignon), o gosto Umami está presente devido ao aminoácido guanilato. O shiitake, pelo fato de possuir o quinto gosto de forma bastante acentuada, prolonga o sabor e aumenta a salivação, o que facilita o processo de deglutição e pode ser benéfico para a alimentação dos idosos. "Os cogumelos, em sua maioria, são fontes de vitamina B e zinco. Uma dica para o dia a dia, é consumi-los crus, grelhados ou aferventados em água e sal e podem ser adicionados em saladas, risotos, macarronadas ou omeletes", afirma a chef.
3. Carnes, frangos e peixes
A maior parte dos alimentos proteicos possuem o Umami na sua composição. O aminoácido glutamato, uma das três substâncias responsáveis por conferir o quinto gosto, está presente na maioria das carnes e frangos. No caso dos peixes, o aminoácido inosinato é quem faz esse papel. A sugestão da chef é "incluir o umami nas receitas por meio do peixe bonito, lagarto bovino e o tradicional filé de frango".
4. Queijos
No universo dos laticínios, todos os queijos possuem o gosto Umami de forma bem acentuada, mas o parmesão é a melhor opção para sentir o quinto gosto. "Após a eliminação do gosto salgado, ainda é possível sentir algo na superfície da língua. Esse é o gosto Umami", aponta Mariane Sato. O parmesão pode ser servido como petisco ou polvilhado em uma macarronada e é uma ótima opção para apresentar o Umami à família.
5. Frutos do mar
O Umami também pode ser encontrado em frutos do mar, especialmente no camarão branco e em vários tipos de caranguejos, além de estar presente nas vieiras e algas. "O cientista Kikunae Ikeda descobriu o Umami, em 1908, por meio da alga kombu, que hoje é amplamente usada como caldo-base para vários pratos. Aos que quiserem utilizar todos esses ingredientes Umami, uma paella é a melhor opção", conclui a chef.
Acesse: portalumami.com.br e fique por dentro de dicas e receitas para incluir o Umami no seu dia a dia.
UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br
Nenhum comentário