Dia Mundial da Água: Akatu lança campanha #ClimaMuitoLoko para conectar cotidiano das pessoas às Mudanças Climáticas
Ao longo de 2016, campanha explicará de forma simples e lúdica como um estilo sustentável de vida, com a prática do Consumo Consciente, pode contribuir no combate ao Aquecimento Global e suas consequências
Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o Instituto Akatu lança a campanha #ClimaMuitoLoko, criada para explicar a conexão entre o cotidiano da vida das pessoas com as Mudanças Climáticas e o Consumo Consciente, de forma simples e didática. O combate ao Aquecimento Global exige uma mudança de atitude coletiva – que envolve governos, empresas e cidadãos – e todos precisam entender qual é o papel de cada um neste desafio.
Na estreia da campanha, o assunto retratado é a Água, recurso indispensável à vida e que tem seu ciclo ameaçado pelas Mudanças Climáticas. Com a alteração de equilíbrio do clima no planeta, serão mais frequentes eventos climáticos extremos como secas e tempestades. Entre os temas que a campanha apresentará ao longo de 2016 estão Energia e Resíduos.
Para explicar os vários temas da campanha #ClimaMuitoLoko, serão publicados GIFs nos perfis de redes sociais do Instituto Akatu e artigos especiais no portal www.akatu.org.br. Os conteúdos também serão compartilhados com as empresas apoiadoras e instituições parceiras do Akatu.
Além disso, nos materiais da campanha, serão divulgadas dicas de como uma pessoa, no seu cotidiano, poderá mudar suas atitudes de forma a diminuir o seu impacto no clima. Ao entender melhor as conexões e contextos apresentados em cada tema, as pessoas poderão reconhecer o quanto suas escolhas de consumo e suas práticas diárias são também essenciais para valorizar e cobrar mudanças de empresas e governos que sigam na mesma direção desse jeito de viver mais sustentável. “É importante que cada pessoa perceba que suas ações, ao longo do tempo, podem ter um impacto positivo sobre o clima”, diz Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu. “A ideia da campanha não é fazer com que elas se sintam ‘culpadas’ pelo Aquecimento Global, mas que percebam que podem contribuir no seu dia a dia de forma positiva para a resolução do problema.”
Para frear as Mudanças Climáticas, é preciso diminuir as emissões de gases de efeito estufa – que estão aumentando em consequência de atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e derivados) e a produção em escala de alimentos. Ou seja, quando uma pessoa consome sem desperdício produtos de todos os tipos e alimentos, está colaborando na luta contra o Aquecimento Global.
Siga o Akatu nas Redes Sociais:
Facebook: www.facebook.com/institutoakatu/
Instagram: www.instagram.com/institutoakatu/
Twitter: http://twitter.com/institutoakatu
Pinterest: http://br.pinterest.com/institutoakatu/
YouTube: http://www.youtube.com/institutoakatu
Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas.
Nenhum comentário