Últimas

IBGC elege novo Conselho de Administração

Eleição já adota novo regime de renovação dos mandatos de conselheiros

Nesta terça-feira (29), o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa definiu os novos membros do Conselho de Administração. Após a eleição, realizada em Assembleia Geral Ordinária em São Paulo, os novos conselheiros elegeram Emilio Carazzai como Presidente do Conselho de Administração do Instituto.

Carazzai é sócio e CEO da HabitaSec Securitizadora, Conselheiro de Administração da Vix Logística e MDL Realty. Já atuou na Medial Saúde, Banco Pine, Editora Abril e Caixa Econômica Federal. O executivo foi reeleito membro do Conselho de Administração e ocupará o cargo de Presidente do órgão por 1 ano.

A eleição seguiu pela primeira vez o regime de renovação de mandatos estabelecido pela reforma do Estatuto do IBGC, em 2014. Ricardo Egydio Setúbal, Eliane Lustosa e Marta Viegas foram reeleitos e terão mandatos de 3 anos (de março de 2016 a março de 2019).

Já Richard Blanchet, Isabella Saboya e Alberto Emmanuel Whitaker vão compor o Conselho de Administração por 2 anos (de 2016 a 2018). Por fim, Robert Juenemann e Doris Beatriz França Wilhelm exercerão a função por um ano (de 2016 a 2017). A partir de agora, as eleições terão periodicidade anual e três membros serão eleitos por ano, sempre com mandatos de 3 anos.

Cada candidatura foi analisada pelo Colegiado de Apoio ao Conselho – Governança e Indicação (CAG-GI). Foram levadas em consideração as características mais apropriadas aos desafios do IBGC nos próximos anos e analisados alguns aspectos de cada candidato como experiência, maturidade profissional, participação em atividades do Instituto, comprometimento com princípios e valores do Instituto e a familiaridade com os objetivos societários. Os associados puderam votar presencialmente ou on-line, por meio de link e senha enviada anteriormente.

O órgão teve renovação de 45% de seu quadro de conselheiros. Neste ano, a composição terá a presença recorde de 44% de mulheres entre seus integrantes, reforçando a diversidade de gêneros, um dos aspectos que tem sido defendido pelo IBGC. A votação para a vice-presidência do Conselho de Administração está prevista para abril.

Confira o perfil dos Conselheiros eleitos:

Alberto Emmanuel Whitaker: Associado ao IBGC há mais de 10 anos, já atuou em diversas comissões do Instituto e participou do Conselho de Administração de 2008 a 2013. Também já atuou na Marisa, Masp e Tim Participações. Foi eleito para o Conselho de Administração do IBGC com mandato até 2018.

Doris Beatriz França Wilhelm: Com mais de 27 anos de experiência na área de Relações com Investidores, já atuou nas empresas Unibanco, AmBev, Votorantim, Coteminas Investidores, Grendene e Forjas Taurus. Foi Presidente do Conselho de Administração do IBRI e participou da coordenação do Capítulo Sul. Foi eleita como Conselheira de Administração com mandato até 2017.

Eliane Lustosa: Associada ao IBGC desde 2002, foi reeleita para o Conselho de Administração com mandato até 2019. É sócia da Triscorp Investimentos e membro da Câmara de Arbitragem do Novo Mercado. Ainda atuou como conselheira da América Latina Logística (ALL SA) e da Agro Energia do Piauí SA.

Isabella Saboya: Economista, participou do Conselho de Administração do IBGC em 2006 e da organização dos Congressos de 2005 e 2016. Já atuou como Coordenadora de Governança Corporativa e Assessora da Presidência na CVM. Foi eleita para o Conselho de Administração com mandato até 2018.

Marta Viegas: Advogada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e sócia das companhias Tozzini Freire Advogados, JL Viegas Comércio e Catari Administração de Bens, além de conselheira fiscal da Brasilprev Seguros e Previdência. Foi reeleita para o Conselho de Administração do IBGC, com mandato até 2019.

Ricardo Egydio Setúbal: Administrador de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). É Presidente do Conselho de Administração da Itautec e vice-presidente do Conselho da Duratex, além de membro do Conselho de Administração da Elekeiroz. Foi eleito para seu segundo mandato, com duração até 2019.

Richard Blanchet: Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (SP). Diretor de Negócios Estratégicos da CSN e membro dos Conselhos Deliberativos da CBS Previdência e Fundação CSN. Foi eleito para o Conselho de Administração do IBGC com mandato até 2018.

Robert Juenemann: Sócio administrador da Robert Juenemann Advocacia Empresarial e Familiar e conselheiro fiscal da Eletrobrás, também é membro do Conselho Internacional de Práticas Éticas para a Profissão Contábil e de Auditoria da IFAC- International Federation of Accountants. Foi reeleito para o Conselho de Administração do IBGC com mandato até 2017.

Sobre o IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa

O IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa é uma entidade sem fins lucrativos de atuação nacional e internacional, que tem como meta a busca pela excelência nas mais diversas formas de organização.

Com sede em São Paulo, o IBGC atua regionalmente por meio de sete Capítulos, localizados nos Estados do Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O IBGC promove cursos de capacitação para conselheiros, executivos, acionistas e profissionais liberais das mais diversas áreas. Também são promovidos anualmente fóruns, palestras, congresso anual e networking entre profissionais, além da produção de publicações e pesquisas.

No âmbito internacional, o IBGC hospeda as atividades da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil, uma rede global que busca fomentar a adoção das boas práticas nas organizações, integra a rede de Institutos de Gobierno Corporativo de Latino América (IGCLA) e Global Network of Director Institutes (GNDI), grupo que congrega institutos de Governança ao redor do mundo.

Para mais informações, consulte o site www.ibgc.org.br.

Nenhum comentário