Tecnologia de Internet das Coisas chega ao agronegócio
Protótipo desenvolvido pelas empresas SAP e Stara pretende simplificar e otimizar a gestão do trabalho no campo
Com o protótipo de IoT, o agricultor pode monitorar online e em tempo real os processos de plantios (como quantidade de sementes), de preparo, adubação e correção do solo, pulverização e colheita. Os dados podem ser integrados ao sistema de gestão da fazenda, o que permite análise em tempo real. “Os agricultores podem acompanhar e tomar decisões imediatas sobre os processos críticos de seu negócio, garantindo controle mais eficiente dos custos e das compras de insumos”, destaca Cristiano Paim Buss, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Stara.
Entre os benefícios desse protótipo estão ainda a possibilidade de acompanhar as metas de trabalho definidas no planejamento da safra; reduzir perdas com o transpasse – plantio de áreas que já foram semeadas – e aprimorar o gerenciamento de performance dos operadores de máquinas. “Testes feitos com o protótipo revelam que há um aumento de 100% na confiabilidade dos dados e de 100% na velocidade da informação para a tomada de decisão”, destaca Roberto Kuplich, gerente de Desenvolvimento e Soluções Customizadas da SAP Labs América Latina.
A equipe de engenharia e TI da Stara, em parceria com o time de experts do SAP Labs, foram os responsáveis pelo desenvolvimento desse que é o primeiro trator capaz de transformar dados do campo em informação relevante para o agricultor.
Com o poder da solução de processamento de dados em tempo real SAP HANA, a parceria criou o protótipo que é capaz de monitorar as atividades da fazenda em tempo real, de qualquer lugar. Com os dados de telemetria transmitidos pelos sensores para o SAP HANA Cloud Platform, tornou-se possível monitorar cada uma das atividades previstas para cada parte da plantação, usando uma interface simples.
Conforme o agricultor vai plantando a lavoura, ele vai sincronizando as bases e baixando online seus estoques. Com isso, o SAP HANA Cloud Platform vai fazendo todo o controle, o trator manda as informações e vai provocando baixas automáticas na solução de gestão da SAP ou compartilhando com qualquer outra aplicação da SAP.
“Dados precisos como o custo total planejado por tarefa e o status de sua realização permitem ao usuário tomar decisões mais precisas nas atividades de plantio e desenvolvimento das culturas”, explica Buss, lembrando que este acompanhamento garante melhor alocação de recursos e melhores resultados.
Esse protótipo desenvolvido pela Stara e SAP comprova o sucesso da aplicação de IoT no campo, onde nasce 22% do PIB brasileiro. “A tecnologia desempenha um papel fundamental, já que algumas fazendas possuem mais de 400 máquinas – tratores pulverizadores plantadoras, entre outras -, o que torna impossível o gerenciamento dessa quantidade de dados em planilhas ou papeizinhos”, afirma Buss.
“A longo prazo, haverá certamente um centro de comando nas fazendas, onde serão controladas as máquinas em tempo real”, prevê Kuplich.
Sobre a SAP Labs Latin America
A SAP Labs Latin America é a organização da SAP voltada ao desenvolvimento de aplicações e serviços de suporte para as Américas. Fundada em 2006, em São Leopoldo, na Grande Porto Alegre (RS), é o primeiro e único centro da SAP na América Latina, um dos 14 mantidos pela companhia em todo o mundo e um dos quatro centros de pesquisa e desenvolvimento do Brasil. A SAP Labs promove a seus funcionários e desenvolvedores um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, apoia a comunidade local por meio de projetos de responsabilidade social e respeita o ecossistema ao seu redor com práticas sustentáveis. Localizada no polo tecnológico da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em um edifício construído em 2009 sob os padrões da certificação Leed Gold de sustentabilidade, possui cerca de 650 funcionários. Foi considerada a melhor empresa para se trabalhar no Brasil em 2015 pela Revista Exame e Melhor Empresa para Trabalhar no Rio Grande do Sul em 2015 na categoria Médias Empresas na pesquisa realizada pela Revista Amanhã e Great Place to Work. Também recebeu reconhecimento de Melhor empresa de TI para se trabalhar no Brasil pela Revista Exame em 2015 e 2014 e uma das Melhores empresas para se trabalhar no Brasil pela revista Época em 2013, 2014 e 2015.
Nenhum comentário