Brado Logística consolida atuação como operador logístico multimodal
Para 2016, meta da Brado é transportar 90 mil contêineres
Volume de investimentos em ativos nos últimos cinco anos chegou a R$ 230 milhões
Empresa planeja ampliar atuação nas soluções porta-a-porta que combinem diferentes modais
“A multimodalidade é o nosso novo foco, muito além do transporte de contêiner por ferrovia, o que por si só representa, ao mesmo tempo, grandes oportunidades e desafios, diz o diretor comercial da empresa, Angelo Baptista. “Temos conhecimento e experiência comprovados para agregar inteligência às soluções logísticas e customizá-las na medida da necessidade dos nossos clientes. A combinação de modais para o transporte de contêineres, foco das operações da Brado, traz agilidade, eficiência e redução de custos na cadeia logística, que inclui o transporte”.
Em 2015, a Brado Logística transportou quase 78 mil contêineres, o que equivale a mais de 2 milhões de toneladas, e planeja expandir em 15% o volume operado este ano, com a incorporação de mais serviços ao seu portfólio e clientes à sua carteira. “Estamos consolidando nossas soluções porta-a-porta, atendendo a uma demanda de embarcadores que passaram a optar por soluções multimodais que envolvam a ferrovia no transporte de contêineres, como opção para a reduzir custos num momento em que empresas de todos os setores passam a perseguir eficiência e produtividade como forma de superar a crise atual”, diz o executivo.
Diferente de outros operadores, além da expertise, a Brado conta com ativos. A empresa investe sistematicamente em vagões, locomotivas, terminais e em todo tipo de ativo que possa incorporar eficiência à operação. Nos últimos cinco anos, a companhia investiu R$ 230 milhões na aquisição de 3.475 contêineres, 2.424 vagões, 13 locomotivas, cinco reachstackers e três pórticos.
“Além da nossa estrutura, o grande diferencial da Brado é a excelência na gestão integrada das interfaces multimodais. No transporte multimodal há diversas interfaces que, se não forem muito bem administradas, podem aumentar o custo final da operação. Isso envolve assumir compromissos com os clientes e garantir o nível de serviço acordado através de SLA (service level agreement, na sigla em inglês). O nome do jogo é Gestão de Risco. Não se trata apenas de transporte, é muito mais do que isso. Quem não estiver preparado para este jogo vai ficar fora. Nós viemos para ficar”, avalia Baptista. Segundo ele, é possível afirmar que o custo de uma solução completa oferecida pela Brado chega a ser de 10% a 15% menor que a concorrência.
Gestão completa – Concentrada em aprimorar as soluções porta-a-porta, a Brado investe para entregar ao mercado o controle total sobre a operação a partir da gestão de todas as etapas da operação, inclusive de serviços que não comercializa, como o início do trânsito aduaneiro, vistoria do MAPA (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), fumigação, aeração, certificação e documentação da carga. “Temos o controle de todas as variáveis que possam alterar o resultado da solução e isto faz toda a diferença no final da operação, pois nos dá a agilidade e eficiência para identificar e corrigir anomalias em qualquer etapa da operação”, garante Baptista.
O novo posicionamento permitirá à empresa expandir sua área de atuação para além, das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, onde já atua, e consolidar sua atuação nas regiões Norte e Nordeste.
Sobre a Brado Logística
A Brado Logística e Participações S.A., empresa do Grupo Cosan, um dos maiores grupos econômicos privados do Brasil, é pioneira no transporte multimodal de contêineres no Brasil, atendendo aos mercados de exportação, importação e doméstico por meio da integração de diferentes modais, terminais e armazéns em suas soluções logísticas.
No mercado desde 2011, a Brado é uma empresa baseada em ativos ferroviários, terminais multimodais e terminais de armazenagem, contando com 1.400 colaboradores, 5 escritórios de atendimento, 16 terminais multimodais (próprios e de terceiros), 4 armazéns frigorificados, além de 1 EADI (Estação Aduaneira Interior). Atualmente, a empresa opera nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, o que a torna presente nos principais polos de produção e distribuição de commodities e produtos industrializados do país. Em breve, a Brado tem o objetivo de ampliar sua área de atuação para as regiões Norte e Nordeste, maximizando as oportunidades do setor, em linha com as estratégias de crescimento da Companhia.
Para mais informações, acesse: www.brado.com.br
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