Estudantes do Ensino Médio do Colégio Poliedro de São Paulo utilizam robôs para materializar famoso game de batalha
Imaginar, planejar e criar já é uma realidade para os estudantes do Ensino Médio do Colégio Poliedro, de São Paulo (SP). Recentemente nove alunos dos 1ºs e 2ºs anos, que participam da atividade extracurricular de robótica, simularam um jogo na vida real, inspirados no game virtual Mário Kart, famoso jogo de corrida para videogame.
Em apenas 1h30 de uma aula, eles construíram os carrinhos do módulo de batalha do game, sob a orientação do professor de robótica e coordenador do Curso Poliedro, Vinicius Haidar. "Semanalmente, em cada aula do módulo de robótica, os alunos são submetidos a criar soluções para os desafios propostos e desenvolverem projetos inovadores. Nestas atividades, os alunos aprimoram habilidades como trabalhar em equipe, criatividade, superar obstáculos e planejar e trabalhar com projetos", ressalta.
Além disso, a participação em atividades de robótica estimula a criatividade e a curiosidade dos estudantes. Para montar os carros do jogo neste inusitado projeto, os alunos utilizaram um kit de robótica e prenderam bexigas na traseira dos veículos, assim como no game. Na prática do jogo, o Kart participante que conseguir passar pelos obstáculos e escapar das armas do adversário, permanecendo com a bexiga sem ser estourada por último, vence a batalha. Ao finalizar o projeto, a meia hora restante da aula foi utilizada para testar os robôs e, por que não, brincar e desafiar os colegas.
A tendência, segundo Haidar, é que, aos poucos, a robótica comece a permear outras matérias dentro da escola, trabalhando diferentes conceitos discutidos em sala de aula, materializando o que foi estudado na teoria e estimulando a participação e o interesse dos estudantes. Alguns dos alunos que participam do módulo de robótica em São Paulo desde o ano passado evoluíram muito, de acordo com o professor. No começo de 2015, eles eram alunos mais tímidos e hoje são os que puxam a turma durante as atividades.
Anualmente, o Colégio Poliedro de São Paulo promove uma competição de robôs, que no ano passado eram controlados via celular, e este ano passarão a ter um nível de dificuldade maior, pois os robôs terão que ser autônomos. Este ano, o preparo para essa competição também será fundamental para capacitar os estudantes a competirem na Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR), uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza a temática da robótica - tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens - para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. "No que depender da criatividade, eles irão conquistar muitas medalhas", preconiza o coordenador do Poliedro.
Sobre o Poliedro
O Poliedro é uma marca educacional reconhecida principalmente pelo alto índice de aprovações em universidades públicas. No Vestibular 2016, foram 663 aprovações na Fuvest. Ao todo, o Poliedro já contabiliza, em 2016, 1.397 aprovados pelo Sisu/Enem, em 86 universidades de 23 diferentes estados, mais o Distrito Federal. Há 20 anos, o Poliedro é o curso que mais aprova no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Neste ano, os alunos conquistaram 43 das 140 vagas disponíveis no Instituto.
Em 2015, o Poliedro recebeu importantes premiações pela aplicação de tecnologia em educação. Venceu três prêmios: Partner of the Year 2015 da Microsoft, na Categoria Educação - América Latina; IT Leaders 2015, concedido pela Computerworld; As 100+ Inovadoras no uso de TI, concedido pela ITMidia com auditoria da PWC. Além disso, o Colégio Poliedro faz parte do seleto grupo com o certificado de Showcase School pela Microsoft. No Brasil, apenas quatro escolas participam.
Mais informações em www.sistemapoliedro.com.br.
Em apenas 1h30 de uma aula, eles construíram os carrinhos do módulo de batalha do game, sob a orientação do professor de robótica e coordenador do Curso Poliedro, Vinicius Haidar. "Semanalmente, em cada aula do módulo de robótica, os alunos são submetidos a criar soluções para os desafios propostos e desenvolverem projetos inovadores. Nestas atividades, os alunos aprimoram habilidades como trabalhar em equipe, criatividade, superar obstáculos e planejar e trabalhar com projetos", ressalta.
Além disso, a participação em atividades de robótica estimula a criatividade e a curiosidade dos estudantes. Para montar os carros do jogo neste inusitado projeto, os alunos utilizaram um kit de robótica e prenderam bexigas na traseira dos veículos, assim como no game. Na prática do jogo, o Kart participante que conseguir passar pelos obstáculos e escapar das armas do adversário, permanecendo com a bexiga sem ser estourada por último, vence a batalha. Ao finalizar o projeto, a meia hora restante da aula foi utilizada para testar os robôs e, por que não, brincar e desafiar os colegas.
A tendência, segundo Haidar, é que, aos poucos, a robótica comece a permear outras matérias dentro da escola, trabalhando diferentes conceitos discutidos em sala de aula, materializando o que foi estudado na teoria e estimulando a participação e o interesse dos estudantes. Alguns dos alunos que participam do módulo de robótica em São Paulo desde o ano passado evoluíram muito, de acordo com o professor. No começo de 2015, eles eram alunos mais tímidos e hoje são os que puxam a turma durante as atividades.
Anualmente, o Colégio Poliedro de São Paulo promove uma competição de robôs, que no ano passado eram controlados via celular, e este ano passarão a ter um nível de dificuldade maior, pois os robôs terão que ser autônomos. Este ano, o preparo para essa competição também será fundamental para capacitar os estudantes a competirem na Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR), uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza a temática da robótica - tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens - para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. "No que depender da criatividade, eles irão conquistar muitas medalhas", preconiza o coordenador do Poliedro.
Sobre o Poliedro
O Poliedro é uma marca educacional reconhecida principalmente pelo alto índice de aprovações em universidades públicas. No Vestibular 2016, foram 663 aprovações na Fuvest. Ao todo, o Poliedro já contabiliza, em 2016, 1.397 aprovados pelo Sisu/Enem, em 86 universidades de 23 diferentes estados, mais o Distrito Federal. Há 20 anos, o Poliedro é o curso que mais aprova no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Neste ano, os alunos conquistaram 43 das 140 vagas disponíveis no Instituto.
Em 2015, o Poliedro recebeu importantes premiações pela aplicação de tecnologia em educação. Venceu três prêmios: Partner of the Year 2015 da Microsoft, na Categoria Educação - América Latina; IT Leaders 2015, concedido pela Computerworld; As 100+ Inovadoras no uso de TI, concedido pela ITMidia com auditoria da PWC. Além disso, o Colégio Poliedro faz parte do seleto grupo com o certificado de Showcase School pela Microsoft. No Brasil, apenas quatro escolas participam.
Mais informações em www.sistemapoliedro.com.br.
Nenhum comentário