Últimas

Ciena aprimora plataforma Blue Planet para garantir mais agilidade e controle aos operadores de redes SDN e NFV

Blue Planet DevOps Toolkit permite aos operadores acrescentar recursos de rede 
e programar novos serviços na velocidade que seus negócios exigem


HANOVER, Maryland, 24 de maio de 2016 – A Ciena® (NYSE: CIEN) apresenta um novo aprimoramento à sua plataforma Blue Planet de orquestração de rede e serviços que proporcionará aos operadores de rede uma abordagem poderosa estilo DevOps que acelera a criação e a entrega de novos serviços virtualizados sob demanda em suas redes habilitadas para SDN e NFV. O Blue Planet DevOps Toolkit (caixa de ferramentas de DevOps Blue Planet), compreende um conjunto de ferramentas de desenvolvimento de software que pode ser utilizado pela equipe interna dos operadores de rede e também em colaboração com parceiros do seu ecossistema, para modificar novos serviços e acrescentar novos recursos de rede física e virtual de maneira mais rápida e fácil. O resultado é uma redução significativa no custo e na dependência de serviços profissionais associados com os sistemas de back-office monolíticos e controlados por fornecedores.

Com o Blue Planet DevOps Toolkit, os operadores de rede podem, por exemplo, utilizar a sua própria equipe de desenvolvimento de produto, de TI e de operações de rede para colaborar na criação e na implantação de novas funções virtuais de rede (VNFs), como firewalls virtuais, domínios de rede físicas, como as redes metropolitanas Layer2, e domínios virtuais, como serviços na nuvem de terceiros e, no final, implantar esses recursos como componentes de novas ofertas de serviços.

Fatos principais:

– Hoje, o desenvolvimento e a implantação de novos serviços de telecomunicações podem ser um processo ineficiente, demorado e operacionalmente tedioso – extremamente dependente de sistemas de back-office de código predefinido de fornecedores específicos. Normalmente, esse processo também exige serviços profissionais que resultam em lentidão de prestação de serviços, altos custos e diminuição da competitividade para os operadores de rede.

– Com uma abordagem DevOps, os operadores de rede ganham maior controle e autossuficiência na criação e entrega de serviços para enfrentarem os desafios correntes na área de negócios. Impulsionado pela atual transformação para SDN e NFV, o DevOps permite uma melhor colaboração entre as equipes de desenvolvimento de produto, de TI e de operação de rede, visando melhorar a eficiência operacional, acelerar a inovação e reduzir o tempo de “projeto-até-receita” para novos serviços.

– O Blue Planet DevOps Toolkit da Ciena compreende um conjunto de ferramentas de desenvolvimento de software e recursos comunitários que permitem que os operadores integrem recursos de rede como dispositivos, funções ou domínios (físicos ou virtuais), bem como a personalização de modelos de serviços com o Blue Planet Network e o software de Orquestração de Serviços. Ele também é complementado pelo portal da Comunidade de Desenvolvedores Blue Planet, que facilita a colaboração tipo código aberto entre os clientes do Blue Planet e os parceiros do ecossistema, dispondo de documentação online e ferramentas de treinamento, assim como “bibliotecas” de adaptadores de recursos disponíveis e de modelos de serviços.

– Disponível no mercado a partir de junho deste ano, o Blue Planet DevOps Toolkit oferece uma série de benefícios aos clientes da Ciena, como custos operacionais reduzidos, menos complexidade de rede e capacidade de programabilidade de serviços anteriormente inatingível. O DevOps Toolkit é utilizado hoje por inúmeros operadores de rede globais de primeira linha.

Comentários dos executivos:

“Redes abertas, de múltiplos fornecedores e múltiplos domínios, liberam todo o potencial de um operador para fornecer serviços revolucionários habilitados pelo usuário. Na ADTRAN, estamos empenhados em alavancar as parcerias e programas que nos ajudem a tornar isso uma realidade. Vemos um valor real na maneira que o Blue Planet DevOps Toolkit da Ciena, juntamente com soluções abertas do nosso portfólio de acesso definido por software, está ajudando os nossos clientes em comum a acelerar a sua transformação para redes mais abertas, programáveis e escaláveis”. – Robert Conger, vice-presidente associado de estratégia de nuvem e portfólio da ADTRAN

“A abordagem DevOps para redes será fundamental para os operadores de rede porque permite que melhorem significativamente a velocidade dos serviços, reduzam os custos e reforcem a sua capacidade de competir no desafiador ambiente de negócios de hoje. Como parceiro recente do ecossistema Blue Orbit da Ciena, a LightRiver Technologies espera alavancar os nossos investimentos em software e o novo Blue Planet DevOps Toolkit, o que nos permitirá proporcionar maior valor aos nossos clientes em comum, oferecendo automação e virtualização de software específica para as necessidades deles”. – Dean Campbell, diretor de tecnologia da LightRiver Technologies

“Os operadores de rede estão competindo cada vez mais como prestadores de serviços digitais na economia digital mais ampla, e não apenas como fornecedores de serviços de comunicações. Como resultado disso, eles se esforçam para melhorar suas operações de rede, bem como a criação e o lançamento de serviços, por meio da mudança para uma abordagem DevOps mais ágil. As comunidades de desenvolvedores e as ferramentas como o Blue Planet DevOps Toolkit da Ciena proporcionam aos operadores de rede mais controle sobre as decisões de construção/compra de software, limitam as necessidades de desenvolvimento personalizado e facilitam implantações mais rápidas, simplificando a colaboração interna e de terceiros”. – Dana Cooperson, diretora de pesquisas da Analysys Mason

“Os clientes já deixaram claro que a ‘maneira antiga’ de fazer negócios se tornou insustentável. O Blue Planet e o DevOps Toolkit foram recentemente selecionados devido aos seus principais componentes: escolha, transparência e autonomia e self-service. A Ciena é a líder dessa revolução e o nosso Blue Planet DevOps Toolkit permite que os operadores de rede integrem sua TI, seu desenvolvimento de produtos e suas operações para criar um ecossistema interligado que reduz o tempo necessário para o oferecimento de novos serviços e adapta rapidamente a sua rede à evolução das necessidades do mercado”. – Kevin Sheehan, vice-presidente de operações globais de clientes da divisão Blue Planet da Ciena

Nenhum comentário