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Pesquisa LIDE-FGV aponta melhora na avaliação do Governo e cautela no crescimento econômico

Fernando Meirelles, presidente do LIDE Conteúdo e professor titular da Faculdade Getúlio Vargas (FGV-EASP) – crédito: Fredy Uehara/Uehara Fotografia


A 113ª edição da Pesquisa Clima Empresarial LIDE-FGV, realizada com 637 CEOs, presidentes e outros líderes empresariais presentes no Almoço-Debate realizado na segunda-feira (23), na capital paulista, embora revele cautela quanto à retomada do crescimento em curto prazo, aponta melhora no índice de avaliação do governo. Segundo a pesquisa coordenada por Fernando Meirelles, responsável pela pesquisa e presidente do LIDE Conteúdo, a eficiência gerencial e o desempenho dos governos obtiveram notas 2,2 para a esfera federal (em abril era 0,3), 5,7 para estadual (no âmbito do Estado de São Paulo; em abril registrou 4,8) e 1,5 para a municipal (relativa à capital paulista, manteve-se estável ao índice do mês anterior). O índice, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é uma nota de 0 a 10, resultante de três componentes com o mesmo peso: governo, negócios e empregos.

Para 52% do empresariado, o Brasil somente voltará a crescer em 2018, 32% já em 2017, 9% em 2019 e apenas 3% acreditam que ainda neste ano. “Em relação ao levantamento anterior, realizado na primeira quinzena de abril, houve uma ligeira melhora no clima empresarial e também nas avaliações de desempenho do governo federal, já nesta administração do presidente interino Michel Temer”, Meirelles. O índice, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é uma nota de 0 a 10, resultante de três componentes com o mesmo peso: governo, negócios e empregos. Segundo a pesquisa coordenada por Meirelles, a eficiência gerencial e o desempenho dos governos obtiveram notas 2,2 para a esfera federal (em abril era 0,3), 5,7 para estadual (no âmbito do Estado de São Paulo; em abril registrou 4,8) e 1,5 para a municipal (relativa à capital paulista, manteve-se estável ao índice do mês anterior).

Para 44% dos empresários, a situação atual dos negócios piorou (em abril, era 41%); para 40%, vai ficar igual (frente a 38% de abril); e 16% disseram que haverá melhoras (ante 21% do mês passado). Em relação a contratações, 16% dos líderes empresariais pretendem empregar neste ano (em abril eram 21%); 52%, manter o quadro atual de empregos (ante 49% de abril); e 32%, demitir (frente a 30% do mês passado).

Entre os fatores que impedem o crescimento das empresas, em maio o Cenário Político (62%) mantém os altos percentuais registrados no mês anterior (63%), seguido da Carga Tributária (24%). Questionados sobre qual a área que o Brasil mais precisa melhorar, os empresários apontaram a Política (41%), seguida de Educação (29%), Infraestrutura (20%), Saúde e Segurança (cada uma com 5%), percentuais semelhantes aos registrados no levantamento de abril.

Na opinião dos líderes, apesar das mudanças no Palácio do Planalto e, também, no comando da Câmara dos Deputados, o Cenário Político se mantém como o tema mais preocupante na atual conjuntura (92%), mesmo percentual registrado em abril, seguido da Inflação (6%), Câmbio (2%) e Crise Internacional (1%). Segundo a pesquisa, o clima empresarial apresenta um ligeiro avanço em maio (3,3) em relação ao mês anterior (3,0), superior, porém, a média de 2015 (2,2).

Questionados sobre o prazo de eventual condenação de Dilma Rousseff pelo Senado Federal, 52% dos empresários acreditam que a presidente da República será condenada em até 120 dias; 32%, em até 180 dias (prazo máximo para o julgamento de impeachment); e 15%, em até 60 dias. Somente 1% dos líderes empresariais acredita que Dilma será absolvida.

Esta edição do Almoço-Debate LIDE conta com o patrocínio de CISA TRADING, COMGAS, COUROMODA, EMS, ETCO, GOCIL, GRUPO JEREISSATI (IGUATEMI), IBM, MAPFRE, NELSON WILIANS ADVOGADOS, SANOFI, ROLDÃO, SESCON-SP, TOUCH ID e WHIRPOOL. Como fornecedores oficiais, estão as empresas AMIL, ANTILHAS, AVATIM, CACAU SHOW, CDN COMUNICAÇÃO, DELONGHI, EMÍLIA, ECCAPLAN, MISTRAL E VINCI e RODOBENS COMUNICAÇÃO CORPORATIVA. AMÉRICA ECONOMIA BRASIL, rádios ANTENA 1 e JOVEM PAN, jornal DCI, PR NEWSWIRE, revista e TV LIDE, e WINNERS são mídias partners do evento.

SOBRE O LIDE - Fundado em junho de 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais possui treze anos de atuação. Atualmente tem 1.700 empresas filiadas (com as unidades regionais e internacionais), que representam 52% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

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