Capital intelectual
Entre os maiores bens de uma empresa, destaco dois: a sua credibilidade e o seu capital intelectual. Os ativos (bens) tangíveis do balanço patrimonial são os equipamentos, dinheiro, instalações etc. Os ativos de conhecimento que compõem o capital intelectual são intangíveis e dificilmente serão encontrados na contabilidade das empresas.
Por exemplo: bancos de dados, rotinas operacionais importantes aprendidas após anos de experiência etc. Valorize esses ativos porque eles influenciam fortemente o sucesso da empresa. Produzir conhecimento significa desenvolver sistemas de informação que agilizem os vários setores tanto de dentro como de fora da empresa, se é que ainda existe lado de dentro e lado de fora. A empresa hoje é um todo globalizado.
A força da empresa está diretamente ligada ao número de funcionários capacitados a produzir conhecimento. Neste ambiente que estou relatando, a captação de dados torna-se a grande e poderosa ferramenta na produção do capital intelectual.
Cercada pelas pessoas certas, com treinamentos e reciclagens constantes para os funcionários, sua empresa estará bem encaminhada. Às vezes, as entrevistas são realmente bem feitas e a empresa seleciona ótimos candidatos. Contudo, sem uma política de incentivosbem elaborada para mantê-los motivados eles não permanecerão na empresa.
Entre as políticas de incentivo existentes, uma das que proporciona melhor e mais rápido resultado é a da premiação com pagamento de bônus por metas atingidas. Lembrando que, as metas devem ser calculadas com bom senso, nem tão fáceis que permitam que sejam atingidas sem muito esforço, nem difíceis demais, porque acabam desmotivando a equipe.
Cada vez mais as empresas vão trabalhar online, terão instalações físicas menores e investirão em inovação e na melhoria contínua dos produtos.
Roberto Barreto de Carvalho - Administrador de Empresas, palestrante e consultor de empresas. Autor dos livros de gestão empresarial "Salve-se quem Souber" e "Enxergando o Óbvio" e é Diretor fundador do Brasillis idiomas, desde 1992.
Por exemplo: bancos de dados, rotinas operacionais importantes aprendidas após anos de experiência etc. Valorize esses ativos porque eles influenciam fortemente o sucesso da empresa. Produzir conhecimento significa desenvolver sistemas de informação que agilizem os vários setores tanto de dentro como de fora da empresa, se é que ainda existe lado de dentro e lado de fora. A empresa hoje é um todo globalizado.
A força da empresa está diretamente ligada ao número de funcionários capacitados a produzir conhecimento. Neste ambiente que estou relatando, a captação de dados torna-se a grande e poderosa ferramenta na produção do capital intelectual.
Cercada pelas pessoas certas, com treinamentos e reciclagens constantes para os funcionários, sua empresa estará bem encaminhada. Às vezes, as entrevistas são realmente bem feitas e a empresa seleciona ótimos candidatos. Contudo, sem uma política de incentivosbem elaborada para mantê-los motivados eles não permanecerão na empresa.
Entre as políticas de incentivo existentes, uma das que proporciona melhor e mais rápido resultado é a da premiação com pagamento de bônus por metas atingidas. Lembrando que, as metas devem ser calculadas com bom senso, nem tão fáceis que permitam que sejam atingidas sem muito esforço, nem difíceis demais, porque acabam desmotivando a equipe.
Cada vez mais as empresas vão trabalhar online, terão instalações físicas menores e investirão em inovação e na melhoria contínua dos produtos.
Roberto Barreto de Carvalho - Administrador de Empresas, palestrante e consultor de empresas. Autor dos livros de gestão empresarial "Salve-se quem Souber" e "Enxergando o Óbvio" e é Diretor fundador do Brasillis idiomas, desde 1992.
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