Últimas

Circuito Instituto Unimed-BH leva arte e diversão às praças de BH

Manga Mangueira – Crédito Andreza Coutinho
Belo Horizonte, junho de 2016 - No próximo sábado, 11 de junho, os moradores de Belo Horizonte poderão se divertir com as opções de lazer e cultura que o Circuito Instituto Unimed-BH leva às praças da capital. Na Praça da Saúde, no Grajaú, a partir das 13h30, começa o show do Trio de Cordas Vilanni-Côrtes, no projeto Dia de Feira. Na Praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia, às 16 horas, será apresentado o espetáculo “Manga mangueira, meu pé de brincadeira”.

A peça teatral “Manga mangueira, meu pé de brincadeira” traz como destaque a preservação do meio ambiente, por meio de um divertido jogo entre amigos. Em torno de uma bela mangueira, tudo pode virar brincadeira. Uma menina, um menino e um macaco mergulham em uma divertida aventura, aprendendo a usar e reciclar os bens que a natureza oferece.

Utilizando um baú de brincadeiras, com roupas, fantasias e acessórios, a peça conta a história de duas crianças e um macaco que se envolvem em uma grande aventura em torno de uma bela mangueira. A peça é inspirada na fábula “A Árvore Generosa”, de Shel Silverstein, e faz uma reflexão sobre a relação do homem com a natureza, apresentando, de forma lúdica, a importância da reciclagem.

“Manga mangueira, meu pé de brincadeira” faz parte do projeto sociocultural Conexão Galpão, criado em 2002, com o objetivo de atender a estudantes do ensino básico, por meio de apresentações gratuitas para alunos de instituições públicas de ensino no Galpão Cine Horto.

Praça da Saúde

Para evidenciar a importância das feiras na dinâmica da cidade, nasceu o Dia de Feira. O projeto busca valorizar as feiras não só como espaços de trocas comerciais, importantes para geração de renda e sustentabilidade de milhares de famílias, mas também como espaços de trocas simbólicas e culturais, de encontro, de convivência e de urbanidade em seu sentido pleno. Neste sábado, 11 de junho, às 13h30, o projeto leva uma atração cultural à Feira realizada na Avenida Silva Lobo, próxima da Praça da Saúde: o Trio de Cordas Vilanni-Côrtes.

O Trio toca o choro erudito de Villani-Côrtes numa linguagem mais próxima ao choro das rodas. Expõe a riqueza da harmonia e originalidade de idéias ao público em geral, para que esse patrimônio cultural não se perca no tempo.

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.

Em 2015, mais de 1,4 milhão de pessoas foram beneficiadas, direta e indiretamente, pelo Programa Cultural Unimed-BH. Mais de 4 mil médicos cooperados e colaboradores viabilizam este Programa ao escolher destinar parte do seu Imposto de Renda para o fomento de projetos socioculturais. A cada ano, as atividades conquistam aprovação e confiança, ampliando-se as adesões.

Circuito Instituto Unimed-BH

Criado para estimular a saúde e o bem-estar ao ar livre, o Circuito Instituto Unimed-BH, realizado pelo Instituto Unimed-BH, oferece gratuitamente atividades físicas, de lazer e socioculturais em espaços públicos: Praças da Saúde e Floriano Peixoto, em BH, e Praça Milton Campos, em Betim. Somente em 2015, foram realizadas mais de 35 apresentações culturais, além de aulas de Tai chi chuan, alongamento e caminhada orientada, beneficiando mais de 23 mil pessoas. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Neste ano, a programação do Circuito durante todo o ano será em comemoração aos 45 anos da Cooperativa.

Dia de Feira - Trio de Cordas Vilanni-Côrtes
Parceiro: Altiplano
Local: Praça da Saúde - Feira na Avenida Silva Lobo
Data: 11 de junho, sábado, às 13h30
Classificação: livre

Espetáculo “Manga mangueira, meu pé de brincadeira”.
Parceiro: Galpão Cine Horto
Local: Praça Floriano Peixoto
Data: 11 de junho, sábado, às 16h
Classificação: livre

Nenhum comentário