Últimas

Red Hat lança o Ansible 2.1 com Automação de Rede, Containers, Microsoft Windows e Azure

O último lançamento em estrutura de automação de TI open source traz 40 módulos recém-integrados para equipes de DevOps e administradores de TI


RALEIGH, N.C. - A Red Hat, Inc. (NYSE: RHT), maior fornecedora do mundo em soluções open source, anuncia a disponibilização do Ansible 2.1, a versão mais recente da estrutura de automação de TI open source simples, poderosa e sem a necessidade de agentes. O Ansible 2.1 apresenta o suporte para automação de rede, que ajuda a ampliar o Ansible como uma linguagem comum nos ambientes de TI empresariais, desde a fundação da rede até implantações com base em containers.

O Ansible permite que desenvolvedores e operadores instaurem aplicativos e ambientes de TI com maior facilidade e rapidez, capacitando-os a remover barreiras entre as equipes de TI por meio da automatização de atividades de rotina, como configuração de rede, implantações de nuvem e criação de ambientes de desenvolvimento. A base de código modular do Ansible, combinada com a facilidade de contribuição, e uma comunidade de contribuintes em GitHub, permite que a poderosa plataforma de automação de TI gerencie a infraestrutura atual, mas também se adapte a novas necessidades e aos fluxos de trabalho do DevOps.

O Ansible 2.1 contém muitos recursos novos, incluindo:

Suporte para Microsoft Windows e Microsoft Azure
O Ansible 2.1 agora oferece suporte para ambientes Microsoft Windows, permitindo que os usuários utilizem uma única plataforma para concluir a automação entre múltiplas plataformas. Os novos recursos incluem: 
  • Suporte abrangente para o Microsoft Azure, expandindo o suporte do Ansible para implantações de nuvem híbrida, incluindo a habilidade para desfrutar a funcionalidade Resource Manager do Azure;
  • Novos módulos para Windows, permitindo o gerenciamento de compartilhamento de arquivos do Windows e do firewall do Windows, aumentando ainda mais a área de superfície automatizável do Windows no Ansible;
  • Gerenciamento facilitado de máquinas adicionadas por domínio com NT LAN Manager (NTLM), permitindo uma autenticação mais segura de usuários de domínio com apenas um nome de usuário e uma senha, diminuindo assim a necessidade de configurar e gerenciar o Kerberos na máquina de controle do Ansible;
  • Delegação de Kerberos expandida para cenários de múltiplos saltos, permitindo melhor fluxo de credenciais para scripts legados e instalações que necessitam de acesso transparente a compartilhamentos de arquivos de domínio, ao Microsoft SQL Server e muito mais;
  • Reinicializações simples com a nova ação win_reboot, ajudando a solucionar o desafio de automatizar instalações de software em plataformas Windows que também exigem a reinicialização de um sistema como parte de um fluxo de trabalho. 
Suporte expandido para containers
O Ansible 2.1 inclui um novo e poderoso módulo, docker-service, além de uma reformulação dos módulos Docker existentes no Ansible:
  • docker_service: Permite que os usuários do Ansible utilizem o Docker Compose e gerenciem e escalem aplicativos de múltiplos containers. 
  • docker_container: Gerenciamento do ciclo de vida básico do container.
  • docker_image: Cria, direciona, extrai e etiqueta imagens para o Docker.
  • docker_login: Gerencia o acesso aos registros do Docker.
  • docker_image Facts: Inspeciona imagens para metadados. 
Com o novo módulo de serviço de Docker do Ansible 2.1, os usuários podem incorporar o Docker Compose a manuais do Ansible mais abrangentes para configurar a rede, os sistemas operacionais e a infraestrutura de implantação que está fora do ambiente do container.

Disponibilidade geral da automação de rede
O Ansible 2.1 integra totalmente o suporte de automação de rede lançado em fevereiro. Ampliando sua automação para a rede, o Ansible agora permite que a infraestrutura de rede seja gerenciada da mesma maneira simples, eficiente e sem a necessidade de agentes já utilizada por sistemas e aplicativos. Isso ajuda as equipes de rede a aproveitar novos paradigmas de implantação, incluindo automação da configuração, implantação de rede orientada por testes e conformidade contínua.

O Ansible 2.1 traz mais de 40 novos módulos principais, fornecendo suporte para automação de rede em uma variedade de plataformas de rede, incluindo: Arista EOS; Cisco IOS; Cisco IOS-XR; Cisco NXOS; Cumulus Networks; Juniper Networks Junos OS e OpenSwitch.

Disponibilidade
O Ansible 2.1 agora está disponível via GitHub, PyPi e gerenciador de pacotes para a maioria dos principais distribuidores Linux. Para usuários que buscam mais controle, conhecimento e delegação para suas implantações Ansible, o Ansible Tower está disponível como subscrição e é ideal para equipes, de pequenas empresas a grandes organizações de TI.

Citações de suporte
Tim Cramer, chefe de engenharia do Ansible, Red Hat
“Temos o prazer de disponibilizar o Ansible 2.1, que continua desenvolvendo as coisas incríveis que fizemos com nossa comunidade na última versão 2.0. Ampliando as capacidades do Ansible para os ambientes e redes Microsoft Windows e Azure, nossos usuários poderão expandir ainda mais suas capacidades de automação em seus ambientes, ajudando a tornar suas operações tão híbridas quanto sua TI.”

Recursos adicionais
Conecte-se à Red Hat
Sobre a Red Hat
A Red Hat é a fornecedora líder mundial de soluções de software open source, que faz uso de uma abordagem de contribuições da comunidade para fornecer nuvem confiável e de alto desempenho, Linux, middleware, storage e tecnologias de virtualização. A Red Hat também oferece serviços premiados de suporte, treinamento e consultoria. Como o ponto de conexão entre uma rede global de empresas, parceiros e comunidades de Open Source, a Red Hat ajuda a criar tecnologias inovadoras e relevantes que disponibilizam recursos para o crescimento e preparam os clientes para o futuro da TI. Saiba mais em www.redhat.com.

Declarações prospectivas
Algumas declarações presentes neste press release podem constituir "declarações prospectivas" em conformidade com a Private Securities Litigation Reform Act (Lei de reforma de litígios relacionados a valores mobiliários privados), de 1995. Declarações prospectivas apresentam as expectativas atuais para eventos futuros com base em determinadas hipóteses. Além disso, podem incluir declarações que não estão diretamente relacionadas a nenhum fato histórico ou atual. Os resultados reais podem ser sensivelmente diferentes dos indicados em tais declarações prospectivas, como resultado de vários fatores importantes, incluindo: riscos relacionados à capacidade de competição da Empresa; a capacidade de fornecer e estimular a demanda por novos produtos e inovações tecnológicas em momentos oportunos; atrasos ou reduções nos gastos com tecnologia da informação; a integração de aquisições e a capacidade de comercializar com sucesso tecnologias e produtos adquiridos; os efeitos da consolidação da indústria; incertezas e resultados adversos em litígios e acordos; a incapacidade de proteger adequadamente a propriedade intelectual da Empresa e o potencial de infrações ou quebra de licenças de ou relacionada à propriedade intelectual de terceiros; os riscos relacionados a vulnerabilidades da segurança de dados e informações; o gerenciamento ineficiente de, e o controle sobre, o crescimento e as operações internacionais da Empresa; flutuações nas taxas de juros e mudanças na equipe principal e a dependência dela, bem como outros fatores apresentados em nosso mais recente Relatório Anual no Formulário 10-K (as cópias podem ser acessadas no site da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos – Securities and Exchange Commission – em http://www.sec.gov), incluindo os fatores encontrados neste documento nas seções "Fatores de risco" e "Discussões e análises da Diretoria acerca de Condições financeiras e Resultados operacionais". Além desses fatores, o desempenho futuro real e os resultados podem ser sensivelmente diferentes devido ao fato de haver mais fatores gerais, incluindo, mas não se limitando a, condições gerais e taxas de crescimento da indústria e do mercado, condições políticas e econômicas, alterações nas políticas públicas e governamentais e o impacto de desastres naturais, como terremotos e enchentes. As declarações prospectivas incluídas neste press release representam o ponto de vista da Empresa até a data de divulgação dele, e esses pontos de vista podem sofrer alterações. Contudo, embora a Empresa possa fazer atualizações nestas declarações prospectivas em determinado momento no futuro, a Empresa isenta-se de qualquer obrigação a esse respeito. Essas declarações prospectivas não devem ser consideradas os pontos de vista da Empresa se forem feitas em datas subsequentes à data de divulgação deste press release.

Nenhum comentário