Últimas

Ronaldinho Gaúcho apoia iniciativa social de Curitiba

Astro apadrinha Grande Roda de Tambores, ONG que realiza projeto de percussão popular com jovens e crianças da comunidade Moradias do Cajuru, localizada na capital paranaense 

Eleito duas vezes o melhor jogador de futebol pela Fifa e pentacampeão pela Seleção Brasileira, Ronaldinho Gaúcho divulgou na última semana o apoio oficial ao projeto social da Grande Roda de Tambores, Organização Não-Governamental (ONG) de Curitiba. Conhecido pelo envolvimento com a percussão popular e a música brasileira, o atleta conheceu o grupo em 2014 e firma-se agora como padrinho oficial da ONG, que, há 12 anos, utiliza os tambores como ferramenta para promover a cidadania e inclusão social através da arte educação.

Em suas redes sociais, Ronaldinho Gaúcho realizou algumas postagens sobre o grupo, com o objetivo de incentivar fãs e seguidores a conhecer e ajudar um dos projetos da Grande Roda de Tambores. Intitulado PráQbrá, este tem como objetivo ensinar percussão por meio de diferentes instrumentos da música popular brasileira a 30 crianças e jovens da região de Moradias do Cajuru.

Em sua página oficial no Facebook, o jogador postou o vídeo do projeto e comentou: “Galera, convoco todos vocês a colaborar com esse projeto que eu acho incrível e que transforma a vida de muitas crianças na periferia de Curitiba, através da percussão popular brasileira. O projeto PráQBrá é uma iniciativa da ONG Grande Roda de Tambores, da qual eu sou padrinho e admiro muito. Colabore agora em catarese.me/granderoda. Eu já fortaleci! Agora é sua vez. #fortaleceai #vivaagranderoda”. Tempo depois, reforçou a postagem em sua página pessoal, Ronaldo de Assis Moreira.

Além do apoio nas redes sociais, o jogador também gravou um vídeo especialmente para os alunos do projeto, estimulando-a a “seguirem firme no batuque”. As crianças e adolescentes integrantes do grupo, por sua vez, retribuíram com um vídeo para agradecer ao padrinho astro pelo apoio. Além disso, estão confeccionando um tambor especial para presentear o jogador. Para esses jovens, ter um ídolo nacional como apoiador é um grande estimulo e mostra a importância de sonhar e de correr atrás dos seus objetivos.

Campanha de arrecadação

No ar durante o mês de junho, a campanha para incentivo ao PráQBrá está disponível no Catarse e tem como propósito arrecadar dinheiro para arcar com os custos do projeto social. Além de ensinar 30 crianças e jovens a confeccionar e tocar diversos instrumentos que fazem parte da cultura popular brasileira, como o Maracatu de Baque Virado, a Ciranda, o Coco e o Afoxê, o projeto estimula diversos outros conhecimentos, para ampliar a visão do mundo e o fortalecimento da cidadania.

A arrecadação irá custear todo o projeto, incluindo profissionais, materiais, confecção de instrumentos e figurinos, além das diversas vivências voltadas aos jovens. O projeto inclui também uma viagem para o grupo à Ilha do Mel, onde as crianças e jovens terão um workshop de dois dias com o reconhecido percussionista pernambucano Deivson Santana.

Para saber mais, confira o site da Grande Roda de Tambores e conheça mais sobre a ONG e os outros projetos que estão sendo desenvolvidos. Para contribuir, acesse catarse.me/granderoda e adquira as cotas destinadas ao projeto. Com doações a partir de R$ 20,00, a iniciativa visa transformar a realidade e ampliar a visão de mundo das crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social em Curitiba.

Confira o depoimento do Ronaldinho sobre o projeto PráQBrá: 
https://www.youtube.com/watch?time_continue=117&v=DIhZ3n5y-XM

O projeto PráQbrá

O PráQbrá realiza encontros semanais com duas horas no bairro Cajuru. Por meio de diversos instrumentos de percussão, o projeto é um complemento à educação escolar, de forma interdisciplinar, carregado de diversidade e riqueza cultural.

Thiago Senden, diretor executivo da Grande Roda de Tambores e um dos fundadores do grupo, explica que os instrumentos de percussão se destacam por serem democráticos: “Há um poder mágico do tambor. A pessoa que não sabe tocar e nunca estudou música, dificilmente se arrisca em um instrumento como um violão ou piano, por exemplo. Mas se você chega com um chocalho, um bongô ou simplesmente bate palma e estala os dedos, as pessoas se permitem participar mais da brincadeira e essa pulsação vai tomando conta. Quando se vê, está todo mundo em um mesmo ritmo. O tambor integra as pessoas”. A percussão trabalha com a alegria como forma de transformação social, ressaltando a coletividade, a força e a fé, além da união entre ritmos, danças e brincadeiras.

Além de desenvolver o senso musical, o projeto estimula a reflexão, as habilidades cognitivas, afetivas e motoras. O PráQbrá possibilita também às crianças e jovens discussões de caráter sociocultural, igualdade, respeito, dignidade e cidadania, considerando os temas e ritmos abordados na oficina.

Os ritmos aprendidos durante o ano de 2016 serão Ciranda, Coco, Maracatu de Baque Virado e Afoxé, que serão incluídos gradualmente conforme o aprendizado. Também serão desenvolvidos alguns instrumentos pelas próprias crianças, visando a geração de valor.

Nenhum comentário