São José dos Campos sedia Festival Literocultural
Projetos de Língua Portuguesa desenvolvidos ao longo do ano por estudantes do Colégio Poliedro, como o Ciclo de Leitura, são o grande destaque do evento. A ocasião também contará com peça teatral, música e autores da região
Neste sábado (11/06), estudantes, alunos, professores, familiares e amigos poderão adentrar a um universo cultural e literário, assim como nos grandes festivais literários. É a nona edição do Festival Literocultural. Promovido pelo Ensino Fundamental II do Colégio Poliedro desde 2008, o evento trará os projetos de Língua Portuguesa – das aulas de Gramática e Literatura – para além da sala de aula, como cartas produzidas, crônicas, contos e o resgate do texto infantil.
Outras atrações serão teatro, música, fotografia, venda de livros, autores e diversas outras manifestações culturais, que atraem centenas de moradores de São José dos Campos e região. Chamado anteriormente de Feira do Livro, a ocasião, que primeiramente possuía o objetivo de divulgar o hábito da leitura, levando livrarias para dentro da escola, ganhou outra dimensão e se transformou em um encontro de grande proporção.
“O objetivo do encontro é promover a cultura, a arte, a música e a literatura como valores importantes e trazer esse mix de diferentes conteúdos, informação e conhecimento à comunidade”, afirma Neuza Factori de Almeida, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II do Colégio Poliedro.
De acordo com a coordenadora, o hábito da leitura está cada vez mais difícil, porque exige um tempo de reflexão e dedicação do estudante para o livro, o autor e a história. “Por isso, buscamos compartilhar um pouco do que trabalhamos ao longo do primeiro semestre no colégio para incentivar esta prática tão importante. É um momento de integração entre os alunos, onde imprimem a identidade cultural da escola”, ressalta.
Neste ano, os estudantes do módulo teatral, dirigidos pelo professor Rodolpho Pinotti, irão encenar O Mágico de Oz, peça na qual a garota Dorothy é capturada por um tornado no Kansas e levada a uma terra fantástica de bruxas, leões e espantalhos falantes.
Círculo de Leitura
Uma das novidades de 2016 será o Círculo de Leitura, que irá contar com a participação de todos os interessados e não somente dos estudantes. O Programa Círculo de Leitura é desenvolvido durante todo o ano letivo no Ensino Fundamental II do Poliedro. A cada trimestre, é escolhida uma obra clássica da literatura portuguesa ou mundial para ser lida na escola. No formato de círculo, com metade da turma, o professor de literatura e o professor do Círculo leem em voz alta todo o texto em encontros semanais.
Desta forma, em leitura compartilhada e comunitária, o estudante pode enfrentar com maior facilidade os desafios de ler textos profundos, que requerem tempo e reflexão. “Enfrentar este desafio em grupo é muito mais fácil e prazeroso, porque pouco a pouco a trama da narrativa é revelada com a contribuição de cada um. Cada personagem vai sendo analisado e dissecado e, aos poucos, o narrador se aproxima do leitor tornando-se mais um membro do grupo”, conclui Carlos Eduardo Barreira Lambert, coordenador do Ensino Fundamental II do Colégio Poliedro.
Serviço
Evento: Festival Literocultural - Poliedro
Data: 13 de junho de 2016, das 9h às 13h
Local: Colégio Poliedro - Rua Irmã Maria Demétria Kfuri, 700 - Jardim Esplanada,
São José dos Campos (SP)
Sobre o Poliedro
O Colégio Poliedro de São José dos Campos (SP) figura no ranking das 100 melhores escolas do Enem 2014. Além disso, é o segundo colocado na região do Vale do Paraíba e o segundo no País no recorte dos 30 alunos com melhor desempenho nesta prova.
O Poliedro é uma marca educacional reconhecida principalmente pelo alto índice de aprovações em universidades públicas. No Vestibular 2016, foram 663 aprovações na Fuvest. Ao todo, o Poliedro já contabiliza, em 2016, 1.397 aprovados pelo SISU/Enem, em 86 universidades de 23 diferentes estados, mais o Distrito Federal. Há 20 anos, o Poliedro é o curso que mais aprova no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Neste ano, os alunos conquistaram 43 das 140 vagas disponíveis no Instituto.
Em 2015, o Poliedro foi a marca educacional mais reconhecida do Brasil na aplicação de tecnologia em educação. Venceu três prêmios: Partner of the Year 2015 da Microsoft, na Categoria Educação - América Latina; IT Leaders 2015, concedido pela Computerworld; As 100+ Inovadoras no uso de TI, concedido pela ITMidia com auditoria da PWC. Além disso, o Colégio Poliedro faz parte do seleto grupo com o certificado de Showcase School pela Microsoft. No Brasil, apenas quatro escolas participam.
Mais informações em www.sistemapoliedro.com.br.
Nenhum comentário