Últimas

Alerta para o bruximo

O bruxismo é um transtorno funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes de forma rítmica enquanto acordado e ainda mais fortemente durante o sono. Trata-se de um movimento involuntário dos músculos da mastigação, causando atrito entre os dentes. O bruxismo pode ser observado em pacientes de todas as idades e as principais causas são ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão. Além disso, outros problemas como apneia do sono, má oclusão, dor de ouvido, dor de dente, refluxo, efeitos colaterais de alguns medicamentos psiquiátricos, como antidepressivos ou complicações de uma doença, como as doenças de Huntington ou Parkinson, também podem ser razões para ocorrer esse distúrbio.

Alguns fatores também podem aumentar o risco de bruxismo. Além do estresse e do tipo de personalidade (pessoas agressivas, hiperativas e competitivas) e algumas substâncias estimulantes como cigarro, álcool, cafeína e drogas contribuem para o agravamento do problema.

Sintomas como ranger ou apertar os dentes, às vezes tão alto que pode despertar a pessoa; dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos; esmalte dental desgastado, expondo camadas mais profundas do dente; aumento da sensibilidade dentária; dor na mandíbula ou na face, dor de ouvido ou de cabeça e recuos de língua são alguns fatores que contribuem para o bruxismo.

O diagnóstico de bruxismo costuma ser feito por meio de observação clínica pelo dentista que verifica, através de exame, distúrbios dentários, do ouvido e problemas com a articulação temporomandibular (ATM). Pode-se também fazer um exame do sono (polissonografia) que é útil para identificar o grau desses movimentos.

Os principais objetivos do tratamento de bruxismo são reduzir a dor, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir o ranger ao máximo.Uma placa para bruxismo pode ajudar a reduzir o travamento. Elas são projetadas para manter sua mandíbula em uma posição mais relaxada ou proporcionar alguma outra função. Caso o bruxismo não seja tratado, pode levar a complicações mais graves como danificar definitivamente os dentes, provocar dor na face e dor de cabeça tensional e distúrbios que ocorrem nas articulações temporomandibulares (ATMs), localizado em frente às orelhas.

A melhor forma de prevenção é reduzir o estresse e gerenciar a ansiedade principalmente em pessoas propensas a esses sinais. Outras possíveis causas de bruxismo nem sempre podem ser prevenidas.

ANDRE GUSTAVO LIMA - Neurologista, especialista na prevenção do AVC. Ele é Membro da Academia Brasileira de Neurologia, Membro do Departamento Cientifico de Doppler Transcraniano da Academia Brasileira de Neurologia. Diretor Médico da NeuroVida Cuidados Médicos,no Rio de Janeiro. Membro Fundador da Associação de Neurologistas do Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário