Últimas

Conceito “Menos é mais” melhora aproveitamento do imóvel

Arquitetas da EFTM mostram ser possível conciliar estética e funcionalidade em loft de 25 m²

Loft projetado pela EFTM Arquitetura
Na hora de fazer uma mudança, uma das principais perguntas que fica é: o que levar para a casa nova? Muitas vezes acabamos deixando diversas coisas para trás, limitados pelo espaço do novo lar. Apesar do desafio no momento da escolha, uma boa estratégia na disposição dos móveis e desenho dos cômodos pode definir um espaço como bom ou mal aproveitado, principalmente se ele for pequeno. As arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki, da EFTM Arquitetura, tiveram este desafio na hora de projetar o loft de um casal com apenas 25m² no centro de Curitiba (PR).

Quarto, sala e cozinha estão em um espaço de 25 m²
As profissionais explicam que a principal exigência dos clientes foi a inserção de todos os objetos e utensílios da antiga casa no novo apartamento. Por isso, era essencial o desenvolvimento de um projeto totalmente funcional, seguindo o conceito de que “menos é mais”. “A concepção teve início na premissa de inserir os objetos existentes no apartamento novo, quatro vezes menor do que a casa que eles possuíam. Filtraram-se alguns itens e destes elaborou-se um questionário, para verificar as principais atividades dentro da edificação, tornando o local mais organizado e, ao mesmo tempo, agradável aos olhos do casal”, afirma Fukunishi.

Destaque para o revestimento em pedra na cozinha
O projeto foi inspirado nas origens nipônicas da cliente. Por isso, foram escolhidas cores mais sóbrias, ao estilo minimalista oriental. Os papéis de parede imitando tijolos deram um tom mais urbano para o quarto do casal. Na cozinha e no banheiro, o destaque fica para o revestimento em pedra. Já para o projeto luminotécnico, optou-se por led, visando a economia de energia. Dentre todos os espaços, a cozinha é o que merece maior destaque. Por tratar-se da menor área, as profissionais confessam que foi difícil conciliar o visual com a praticidade. “Em um pequeno espaço, conseguimos inserir os compartimentos necessários para o dia a dia da cliente e deixar uma boa circulação, conciliando estética e funcionalidade”, finaliza a arquiteta Thalita Miyawaki.

A mesa é móvel e pode ser colocada no lugar mais adequado para refeição ou trabalho
Sobre a EFTM Arquitetura:
Em 2013, as arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki se uniram e fundaram a EFTM Arquitetura, escritório especializado em projetos de urbanismo, interiores e arquitetônicos. Jovens e cheias de ideais as duas buscam atenção aos detalhes e desejos dos clientes para oferecer projetos funcionais, personalizados e agradáveis visualmente. Erika Fukunishi está formada desde 2010 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo e é especialista em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica do Paraná. Thalita Miyawaki, também formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo, desde 2007, é especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela mesma universidade.

Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki
Serviço:
EFTM Arquitetura
Rua Professor Paulo D’Assumpção, 132, Jardim das Américas - Curitiba (PR)
www.eftmarquitetura.com
Erika Fukunishi – CAU nº A67408-7
Thalita Miyawaki – CAU nº A53912-0

Nenhum comentário