Últimas

Saiba como fazer uma redação nota mil no Enem

Confira 5 dicas de Marina Amorim Lopes, aluna do Colégio Poliedro, 
que conquistou a pontuação máxima

Marina Amorim Lopes
A redação do Enem é um desafio para muitos vestibulandos que pretendem alcançar uma vaga nas mais concorridas universidades do País, sendo que tem um peso importante na nota final do Exame. No Enem 2015, apenas 104 estudantes alcançaram a nota máxima (a famosa redação nota Mil), com o tema "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".

A estudante joseense Marina Amorim Lopes, de 17 anos, está entre os estudantes do País que obtiveram a almejada nota mil na redação. Ao todo, 5,8 milhões de participantes fizeram a prova em 2015, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Para alcançar este marco, a aluna do 3º ano do Colégio Poliedro de São José dos Campos escrevia redações pelo menos uma vez por semana. Quando surgia alguma dúvida, levava o texto ao plantão de redação do colégio, onde os erros eram corrigidos e podia entender melhor como funciona a grade de correção de um exame como o Enem. “A redação deve ser tratada como qualquer outra matéria, ou seja, é preciso exercitar”, afirma Marina.

Segundo ela, o segredo para fazer uma boa redação está na dedicação do estudante. Confira as dicas selecionadas pela estudante para alcançar uma redação nota mil no Enem:

1 - Treine. Por orientação da equipe de redação do Poliedro, Marina fez uma redação por semana, ao longo das 30 semanas de aula. Conhecer a grade de correção foi fundamental para entender o que a banca esperava dos candidatos e, assim, obter um bom desempenho. Também é importante fazer as redações de temas solicitados nos anos anteriores, com a finalidade de conhecer o perfil da prova e estar ainda mais preparado.

2 - Fique por dentro de temas de atualidades e literatura. “É muito difícil prever o tema da redação de qualquer vestibular. Por isso, busquei estudar atualidades e literatura, além de acompanhar jornais e portais de notícias, pois ajudam o aluno a construir ilustrações e conseguir argumentar de forma concreta”, diz Marina.

3 - Ouça as orientações de professores e coloque-as em prática. “Escute seus professores. Acertar o tema da redação é algo muito raro, por isso, o aluno precisa dominar muito bem a estrutura pedida e os conhecimentos gramaticais. Desse modo, mesmo que o tema da prova seja considerado um pouco difícil de desenvolver, o candidato consegue obter uma boa pontuação por cumprir a estrutura pedida pela banca examinadora”, esclarece.

4 - Tenha uma rotina de estudos. Para conseguir uma boa nota no Enem, é preciso estar preparado para todas as matérias. A preparação para a redação exige o domínio de técnicas de escrita e uma boa apresentação do tema. Inclua essa preparação na sua rotina.

5 - Durante a prova, tenha uma boa estratégia de tempo. “Como o ENEM utiliza o método do TRI (Teoria de Resposta ao Item) para pontuar nas questões, procurei fazer primeiro as questões que me pareceram fáceis ou médias. Depois disso, fiz a redação e, em seguida, voltei para as questões, a fim de responder às mais difíceis ou com textos muito longos. Desse modo, eu consegui controlar o tempo de maneira eficiente e administrar o cansaço, uma vez que passar a redação a limpo funcionou como um descanso para a minha mente”, explica Marina.

Sobre o Poliedro

O Colégio Poliedro de São José dos Campos (SP) figura no ranking das 100 melhores escolas do Enem 2014. Além disso, é o segundo colocado na região do Vale do Paraíba e o segundo no País no recorte dos 30 alunos com melhor desempenho nesta prova. Presente em todo o País, o Sistema de Ensino Poliedro (SEP) prepara estudantes de todo o Brasil para o exame com a Coleção Enem.

Mais informações em www.sistemapoliedro.com.br

Nenhum comentário