Universitários do Paraná fazem oficinas de tecnologia e sustentabilidade para comunidade do Espírito Santo
Um professor e nove alunos do Centro Universitário Internacional Uninter embarcaram no Projeto Rondon, Operação Itapemirim, que este ano acontece pela primeira vez no Espírito Santo, em Mimoso do Sul. Desde 2005, quando foi relançado o Projeto, já foram realizadas 69 operações em 854 municípios de 23 Estados, envolvendo 1,9 mil instituições de Ensino Superior.
Coordenado pelo Ministério da Defesa com o apoio das Forças Armadas e Instituições de Ensino Superior, o Projeto Rondon planeja e apresenta soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.
“Além da comunidade carente receber capacitações e orientações para a melhoria da qualidade de vida, com o Rondon; estamos também preparando nossos universitários e ensinando o sentido da responsabilidade social, a cidadania”, explica o professor Adriano Lima, coordenador da equipe da Uninter. Ele conta que a população está participando ativamente das ações realizadas diariamente.
Para o estudante de jornalismo Luiz Henrique Torrens Ferreira, a maior surpresa aconteceu ao ministrar uma oficina sobre criação e gerenciamento de blogs e páginas da internet voltada para professores e profissionais da área no município, ao ver a plateia cheia de crianças interessadas no tema. “Tinha um assunto a tratar, mas quando percebi o interesse dessas crianças que não têm computador nem acesso à internet, tão interessados em descobrir a ferramenta, mudei o foco e, junto com a equipe, fiz com que elas usassem os computadores para pesquisa e até jogos. Foi um choque de realidade e fico feliz em ter proporcionado esse momento único a esses jovens”, conta Ferreira.
Os rondonistas ficam na cidade até o dia 31 de julho.
Nenhum comentário