Blairo Maggi conhece a cafeicultura no complexo da Cooxupé
Encontro com cafeicultores e outros nomes do setor fez parte da visita
O ministro da Agricultura Blairo Maggi esteve no dia 18 de agosto em Guaxupé, sul de Minas Gerais, para conhecer mais detalhes sobre a cafeicultura brasileira. A visita foi acompanhada da equipe da Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo, do Presidente da cooperativa, Carlos Alberto Paulino da Costa e de outras autoridades do setor cafeeiro como o Presidente da Comissão Nacional do Café (CNA), Breno Mesquita, Mauricio Lopes, Presidente da Embrapa e Silas Brasileiro, Deputado Federal e presidente da CNC (Conselho Nacional do Café), entre outros.
A recepção aconteceu às 09h30 no aeroporto municipal da cidade e em seguida o parlamentar visitou uma propriedade na região de um dos cooperados atendidos pela Cooxupé e pode ver de perto a produção cafeeira da região desde as máquinas, as áreas de secagem e seu transporte. Ainda pela manhã o ministro conheceu as estruturas da Cooperativa como o Complexo Industrial Japy, reconhecido como o maior do Brasil e a Torrefação da Cooxupé. Após o almoço, o ministro Blairo Maggi conheceu o Laboratório de Controle de Qualidade e pode ver todo o processo de classificação dos cafés dos cooperados deste a identificação, separação categorização até a mesa de degustação e armazenagem.
Às 15h aconteceu no auditório um encontro com produtores de café, imprensa e autoridades do setor. Na ocasião, Carlos Alberto Paulino da Costa, presidente da Cooxupé, apresentou os dados da cooperativa e agradeceu a presença ilustre do ministro. “É com grande satisfação que recebemos um representante do agronegócio e do governo Brasileiro que tem uma visão de crescimento. Temos a certeza que com responsabilidade e compromisso o agronegócio assumirá cada vez mais o papel de destaque na economia que já vem exercendo há muito tempo”, comentou.
O ministro Blairo Maggi agradeceu a receptividade e colocou o ministério à disposição dos cafeicultores, entidades e cooperativas de café para discutirem juntos as melhorias que podem ser feitas em prol do setor. “Desde o momento que assumi o ministério levo o compromisso de construir uma gestão da transparência. Sem rodeios, sem enrolações, e sem viés ideológico. Apenas com um propósito: trabalhar para estimular a agricultura, pois ela é um dos fatores principais que movem a economia do país”, comentou. O ministro ainda afirmou que no atual momento politico do país, o produtor rural deve ajudar o governo e a sociedade. “Eu sou produtor rural e sempre reclamei muito da maneira como o governo olhava para o setor. Mas hoje posso ajudar a melhorá-lo e preciso da ajuda de vocês. Agradeço a oportunidade de poder conhecer o trabalho que a cooperativa faz aqui em Guaxupé e em toda a sua área de atendimento”.
O parlamentar aproveitou a oportunidade para anunciar que ainda este mês, juntamente com o Presidente interino do Brasil, Michel Temer, fará um anuncio com medidas que pretendem promover o setor agrícola. “Serão em torno de 60 medidas que trarão benefícios que podem chegar à R$ 1 bilhão na economia. O Brasil passa por um momento difícil, mas precisamos trabalhar juntos para chegarmos ao ponto certo. O ministério é a casa do produtor rural e estamos prontos para receber os problemas e as demandas de vocês”, afirmou aos produtores presentes.
Blairo Maggi encerrou o encontro firmando seu compromisso à frente do ministério da Agricultura, Pecuário e Abastecimento. “Se nesta oportunidade à frente do ministério me fizerem escolher entre a indústria e a agricultura, defenderei a agricultura e pecuária Brasileira. Eu e todos os que compõem o ministério temos este mesmo ideal de investir na evolução do setor e ajudar o Brasil a sair da crise”, finalizou.
Ainda na ocasião, o ministro respondeu perguntas dos cooperados inclusive uma delas relacionadas à falta de segurança nas lavouras, problema constante em propriedades da região de Guaxupé.
Nenhum comentário