Edição 2016 do "RANKING IBEVAR - 120 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO" apresenta as maiores empresas do setor
Grupo Pão de Açúcar - Companhia Brasileira de Distribuição encabeça a lista
Em 2015, as 120 empresas relacionadas faturaram, juntas, R$ 444.680.183.775,00. Tais organizações foram classificadas também segundo a forma de operação: 57% atuam em mais de um canal (lojas físicas, virtuais, etc); 43% em multiformato (diferentes formatos e tamanhos de lojas) e 43% em multibandeiras (redes distintas). As dez maiores companhias do Varejo brasileiro, pela ordem, foram as seguintes:
1 – Grupo Pão de Açúcar – Companhia Brasileira de Distribuição
2 – Grupo Carrefour
3 – Grupo Walmart Brasil
4 – Lojas Americanas – LASA
5 – Magazine Luiza
6 – Grupo Boticário
7 – Raia Drogasil
8 – Ceconsud Brasil Comercial Ltda
9 – Máquinas de Vendas**
10 – Lojas Renner S.A.
Comparando com 2014, o faturamento total das empresas apresentou um crescimento de 5,2%. Naquele ano, as dez maiores eram responsáveis por 50% do faturamento total das 120. Já em 2015, esse percentual é de 51%.
Já o Ranking por Eficiência considera exclusivamente, e com base em um método matemático, fatores como a produção, o número de empregados e o número de lojas (dados disponíveis para todas as empresas). De acordo com o presidente do IBEVAR, Prof. Claudio Felisoni de Angelo, pôde-se apurar as cinco empresas mais eficientes para cada segmento do varejo:
Supermercados, Hiper e Atacado – Grupo Pão de Açúcar / Grupo Carrefour / Makro / Comercial Zaragoza / Formosa Supermercado e Magazine
Eletroeletrônicos e Móveis – Lojas Americanas – LASA / Fast Shop / Fujioka Eletro Imagem S.A (Dormer) / Tok&Stok / Lojas Koerich
Drogaria e Perfumarias – Grupo Boticário / Raia Drogasil / Drogarias DPSP / Drogaria Catarinense / Drograria Onofre
Moda e Esporte – Grupo Guararapes (Riachuelo) / Casas Pernambucanas / Lojas Renner S.A. / Havan / Arezzo & CO
Material de construção – Leroy Merlin / Telhanorte – St. Gobain Brasil / Lojas Taqi / Grupo Cassol / Leo madeiras Máquinas e Ferragens Ltda
Fats foods, Conveniências e Restaurantes – McDonald’s / Habib’s / IMC – International Meat Company / Am/Pm Comestíveis Ltda / Burger King
E as duas menos eficientes para cada segmento varejista foram:
Supermercados, Hiper e Atacado – Y. Yamada S.A Comércio e Indústria / DMA Distribuidora S.A
Eletroeletrônicos e Móveis – EletroZema / Máquina de Vendas
Drogaria e Perfumarias – Profarma / Drogaria Araújo
Moda e Esporte – CIA Hering / Lojas Marisa
Material de construção – Lojas Quero-Quero / Grupo Falabbella
Fats foods, Conveniências e Restaurantes – Brasil Food’s Corporaration (Bob’s) / Giraffas
Já o Ranking por Imagem, elaborado em parceria com a Epistemics, identifica as empresas de varejo mencionadas de forma mais positiva nas redes sociais. “Estas empresas foram listadas examinando, nada menos, do que cinco milhões de mensagens espalhadas pelas redes sociais em que foram citadas. A análise foi feita a partir de recursos extraídos de diversas áreas do conhecimento, como a Linguística (Natural Language Processing); Sociologia (estilos de vida); Economia (Segmentação); Tecnologia da Informação (Big Data e Data Mining) e Estatística (Análise Multivariada)”, explica Felisoni.
As mais bem posicionadas para cada segmento, pela ordem, foram:
Supermercados, Hiper e Atacado – Apoio Mineiro / Mateus Supermercados / Bretas / Gbarbosa / Supermercados Líder
Eletroeletrônicos e Móveis – Lojas Americanas / Lojas Cem / Ricardo Eletro / Fastshop / Insinuante
Moda e Esporte – C&A / Pernambucanas / Havan / Centauro / Riachuelo
Drogaria e Perfumarias – Drogarias Pacheco / Drogarias SP / Droga Raia / pague Menos / Drogasil
Material de construção – Telhanorte / C&C / Herval / Leroy Merlin
Fats foods, Conveniências e Restaurantes – Burger King / Habib’s / IMC – International Meat Company / McDonalds
Especializado e Outros – Kalunga / Cacau Show / Saraiva / Dpaschoal
A sexta edição do “Ranking IBEVAR – 120 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro” conta com o patrocínio da Oracle, do Grupo Rái e do São Paulo Center, e apoio da Academia de Finanças, Academia de Varejo, Epistemics, Saint Paul Editora, PROVAR e da PWC.
Sobre o IBEVAR
O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes.
O IBEVAR conta com o apoio de conteúdo do PROVAR/FIA e da Academia de Varejo da UBS-Escola de Negócios, que auxiliam na construção de conhecimento dos associados.
www.ibevar.org.br
Patrocínio
Sobre a Oracle
A Oracle é a primeira empresa de software a desenvolver e empregar software empresarial totalmente habilitado para Internet em toda a sua linha de produtos: banco de dados, aplicativos empresariais e ferramentas para desenvolvimento de aplicativos e suporte a decisões. É a principal fornecedora de software para gerenciamento de informações e a segunda maior empresa de software independente do mundo. Foi uma das primeiras empresas a tornar seus aplicativos empresariais disponíveis através da Internet – atualmente, esse conceito é predominante.
Agora, a Oracle está comprometida em garantir que todo o seu software seja projetado para trabalhar em conjunto: a abordagem de suíte. O que estamos preparando para o futuro? Continuaremos a inovar e liderar o mercado – nos preocupando sempre em resolver os problemas dos nossos clientes.
www.oracle.com/br/
Sobre o GRUPO RÁI:
Dirigido há 24 anos pelo publicitário Fabio Burg, o Grupo RÁI é um dos maiores grupos independentes de comunicação do Brasil. São sete empresas especialistas e complementares que trabalham de forma autônoma e que se integram quando necessário. Rái, Tov, Or, Dezoito, Teolá, Yad e Awaken prestam os serviços de propaganda, promoção e eventos, soluções em tecnologia/internet, coordenação de redes sociais, assessoria de imprensa/conteúdo editorial, 3D, fotos e filmes, logística, pesquisa de mercado/branding e consultoria de inovação. O Grupo RÁI, que conta com mais de 260 colaboradores, tem sede em São Paulo e um escritório nos Estados Unidos, localizado em Miami.
www.rai.com.br
Sobre o São Paulo Center
O São Paulo Center é uma empresa especializada na consultoria e administração de espaços para eventos. Essa expertise adquirida com 20 anos de operação na área de eventos corporativos o credencia na gestão de novos projetos voltados a este mercado. Localizado em frente ao Jockey Clube de São Paulo, um local de área nobre, próximo aos maiores polos econômicos e de fácil acesso pelas principais rodovias e avenidas de São Paulo.
www.saopaulocenter.com.br
Apoio
Sobre a Academia de Finanças
A Academia de Finanças é uma escola-boutique voltada para a educação financeira. A Academia de Finanças oferece o MBA de Finanças para jornalistas em parceria com a BMF Bovespa, entre outras opções de treinamento em finanças.
ubs.edu.br/ubs-2015/academia-de-financas/
Sobre a Academia de Varejo
Em parceria com o IBEVAR e com o apoio de seus mais de 500 associados, a Academia de Varejo está entre as melhores e mais completas escolas de varejo, distribuição e consumo de São Paulo. A Academia de Varejo oferece MBA, pós-graduação, formação de gerentes em diversos setores e cursos de gestão nos segmentos de marketing e varejista.
www.ubs.edu.br/academia-de-varejo
Sobre a EPISTEMICS
A Epistemics é uma empresa de monitoramento e análise de informações. Atua coletando e processando elementos dispostos nas redes digitais. Baseia-se em modelagem estatística e matemática para a definição dos conteúdos (segmentação mercadológica e por estilo de vida) a partir dos quais técnicas de análise linguística (Natural Language Processing) decodificam o sentido das manifestações.
Sobre a Saint Paul Editora
A Saint Paul Editora é uma das maiores editoras de finanças e negócios do país, com obras diferenciadas pela precisão técnica e excelência para o uso didático. Somos pioneiros em e-books, que aliam a excelência das publicações Saint Paul à versatilidade do formato eletrônico. Editamos títulos de grandes e respeitáveis organizações, como John Wiley & Sons, PwC, IBEF, IBGC, PROVAR-FIA, entre outras.
www.saintpaul.com.br/editora
Sobre o PROVAR
O PROVAR – Programa de Administração de Varejo – é uma iniciativa acadêmica voltada ao estudo do consumo e a distribuição.
www.provar.fia.com.br
Sobre a PwC
As firmas do Network PwC assessoram empresas e indivíduos a criar o valor que eles buscam. Somos um Network de firmas que atuam em 157 países, com 184 mil profissionais que se dedicam a prestar serviços de alta qualidade em auditoria, consultoria tributária e societária e de negócios.
Nós trabalhamos para entender os desafios dos clientes e ajudá-los a reduzir custos, redirecionar suas estratégias, ampliar sua participação no mercado e melhorar os seus resultados. Com a combinação de nossa expertise no setor de varejo e bens de consumo, e do conhecimento técnico das competências necessárias para a gestão dos negócios, a PwC estimula o intercâmbio de ideias e conhecimento entre os clientes e a equipe de especialistas, formando um só time na busca das melhores soluções.
www.pwc.com.br
Nenhum comentário