Últimas

Caminhada em apoio à amamentação reúne 500 pessoas no Parque do Ibirapuera

Evento contou com a participação de mães, gestantes e famílias inteiras que apoiaram a causa


No último sábado, o Hospital e Maternidade Santa Joana promoveu a 6ª edição da Caminhada em Apoio à Amamentação, evento gratuito que contou com mais de 500 pessoas e teve como objetivo ressaltar a importância do aleitamento materno e proporcionar momentos de lazer e informação. A ação foi realizada em apoio à Semana Mundial de Aleitamento Materno, criada há 24 anos pela World Alliance for Breastfeeding Action (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno).

Durante o evento, gestantes, mães e até famílias inteiras aproveitaram para tirar suas dúvidas sobre amamentação com a doutora Clery Bernardi Gallaci, neonatologista da maternidade, além de fazer a caminhada e participar de uma sessão fotos com personagens da Turma da Mônica: Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão.

Ana Paula Duran, mãe do pequeno Enzo de quase dois meses, participou do evento e conta que não teve muitos problemas com amamentação, mas que estava ciente das dificuldades desde o início da gestação. “Eu tive muita produção de leite e não tive problemas com em relação a pega, o que foi ótimo. Amamentar o meu bebê é uma sensação única, nunca senti nada parecido, por isso vejo que é tão importante. Eu percebo que ele fica mais calmo e, consequentemente, eu também fico tranquila”, conta.

Já a professora Ana Paula dos Santos, mãe da Laura de oito meses e do Michel de 7 anos, comenta que teve muitas dificuldades ao amamentar o primeiro filho, mas que a experiência com o segundo bebê está sendo ótima. “Quando amamentei o meu primeiro bebê, os bicos dos meus seios racharam e senti muita dor. Eu chorava muito junto com a criança porque não conseguia amamentar e via que ela sentia fome. Procurei ajuda de especialistas, persisti e consegui. Foi um período turbulento, mas valeu a pena. Já com meu segundo filho, a experiência foi completamente diferente, está sendo maravilhoso ter esse contato tão íntimo com ela e indolor, o que me deixa muito feliz”, relata.

A doutora Clery ressalta que as mães devem buscar conhecimento sobre a amamentação, para estarem cientes quando estiverem com seus bebês. Ela reforça que a gordura do leite humano colabora para a mielinização do sistema nervoso cerebral. “Os bebês em aleitamento tem menor prevalência de doenças respiratórias, gastrointestinais e alérgicas, desta forma, o leite colabora para uma vida adulta saudável”, conta.
Após a caminhada, todos os participantes levaram para casa uma cartilha sobre amamentação, para tirar dúvidas e disseminar o conhecimento.

Saiba mais sobre os benefícios da amamentação:
? O leite materno é uma fonte infinita de vitaminas e nutrientes para o bebê crescer forte e saudável.
? Já vem na temperatura ideal, esterilizado, é de fácil digestão e não dá trabalho para preparar.
? Protege o bebê contra infecções porque contém os anticorpos da mãe.
? Não tem risco de contaminação, pois vai direto da mama para a boca do bebê.
? Desenvolve e fortalece a musculatura facial, favorecendo o desempenho das funções de sucção, mastigação, deglutição e fala.
? Reforça o vínculo mãe-filho e diminui os riscos de alergias que podem ser causadas pela introdução prematura do leite de vaca.

Sobre o Hospital e Maternidade Santa Joana: O Hospital e Maternidade Santa Joana é reconhecido pelos médicos como centro de referência nos cuidados com a saúde integral da mulher e do neonato, especializado em gestações de múltiplas e de alto risco. Um dos que mais investem em tecnologia hospitalar e infraestrutura, o Santa Joana oferece unidades de terapia intensiva, a mães e bebês, equipadas com o que há de mais avançado no segmento, bem como uma Unidade de Cuidados Especiais da Gestante, especializada em gestações de alto risco, serviços de Medicina Geral e Reprodução Assistida. Mantém uma central de esterilização, com rigoroso controle de qualidade, que garante ao grupo um dos mais baixos índices mundiais de infecção hospitalar, 0,3%. Visite o site: www.hmsj.com.br.

Nenhum comentário