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Giro TIC discute panorama e tendências do mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação

Imagem do especialista em Relacionamento Setorial da FIRJAN, Rafael de Jesus Gonçalves. Crédito Vinícius Magalhães
O comportamento digital da Geração Y tem moldado novos hábitos de consumo em todo o mundo, gerando também novas oportunidades para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Essa e outras tendências da área foram alguns dos temas tratados no Giro TIC, evento promovido pelo Sistema FIRJAN em parceria com o SindiTEC, que também apresentou um panorama do mercado de TIC, na quarta-feira (24/8), na sede da Federação.

O especialista em Relacionamento Setorial da FIRJAN, Rafael de Jesus Gonçalves, apresentou cases com as novidades do mercado de TIC em diversos setores da indústria, observados durante visitas ao Vale do Silício. “A internet das coisas, o big data e a nuvem trazem grandes oportunidades para o setor. Entretanto, é preciso definir o nicho de mercado em que a empresa pretende atuar. Entender qual o nível de instrumentação do setor, quais os protocolos de comunicação e conhecer bem o modus operandi para oferecer a solução adequada”, exemplificou.

Gonçalves destacou que, com a evolução das ferramentas de TIC, os fornecedores de serviços da área precisam redirecionar seus negócios a fim de manterem-se competitivos. “Hoje a pressão por resultados é maior, e as empresas disputam os grandes talentos para integrarem seu time. Cada vez mais startups têm se lançado no mercado, demandando inovação dentro de limites de orçamentos reduzidos”, pontuou, completando: “O uso de métodos ágeis para o desenvolvimento de soluções é uma realidade, conforme observamos com a curva de adoção da metodologia Scrum”.

Seguindo a ideia de novos modelos de negócios baseados em TIC, o professor assistente do Departamento de Informática e Ciência da Computação da UERJ, Marcelo Fornazin, destacou que pensar em tecnologia por si só não é suficiente para ter um diferencial competitivo. “É necessário interconectar mundos diferentes por meio de ecossistemas de negócios digitais baseados em tecnologia. Em outras palavras, não basta pensar a cadeia de produção isoladamente. É essencial ligar a demanda detalhada do consumidor à oferta das empresas”, indicou, ressaltando que a complexidade dos projetos traz oportunidades de inovação.

Educação Executiva

Durante o evento, também foi apresentado o curso de Educação Executiva em Vendas Estratégicas em TIC, uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) Rio em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que ocorre entre 16 de setembro e 28 de outubro.

“O objetivo é desenvolver uma visão abrangente acerca da atuação e dos fatores críticos de sucesso para a área comercial e de vendas do setor de TIC”, apresentou Fornazin, que é um dos professores do curso, durante o evento. O público-alvo é de dirigentes e gerentes comerciais do setor de TIC, executivos que coordenam equipes na área e responsáveis por operacionalizar estratégias em vendas.

No fim do curso, os alunos que tiverem frequência mínima de 75%, receberão um certificado outorgado pela FGV. As aulas acontecerão às sextas-feiras, das 9h às 18h, no SENAI Tijuca. Para inscrições e mais informações em http://www.firjan.com.br/eventos/educacao-executiva-em-vendas-estrategicas-para-o-setor-de-tic.htm

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