Poetisa ANA ELISA RIBEIRO é a convidada de amanhã (25/8) dos "Ciclos de Convivência Literária"
Poetisa irá comentar o livro “Borda”, de Norma de Souza Lopes.
Projeto Realizará mais quatro encontros e três oficinas até o final do ano
Ana Elisa Ribeiro - Crédito Rafael F. Carvalho |
Amanhã, 25 de agosto, acontece mais uma edição dos “Ciclos de Convivência Literária – o escritor como leitor contemporâneo”. A convidada da vez será a poetisa belo-horizontina Ana Elisa Ribeiro que vai comentar a obra “Borda”, de Norma de Souza Lopes. O evento gratuito será no Centro de Referência da Moda de BH, a partir das 19h30. O projeto tem como principal proposta criar um ambiente literário mais democrático onde escritores e participantes se encontrarão no mesmo papel: o de leitor. Até o final do ano, o projeto dedicado à discussão literária promoverá seis encontros entre escritores mineiros e seus leitores e realizará três oficinas de literatura.
“Norma se autodeclara uma mulher da periferia da cidade. Atribui a ter tido bons professores o milagre de gostar de poesia. É exuberante, é linda e é delicada em sua maneira de criar poemas. Quase sempre eles me chocam, talvez porque eu me interesse pelos assuntos dela, talvez porque ela me faça me interessar por coisas que passariam batidas”, é assim que a escritora Ana Elisa Ribeiro justifica sua escolha pela obra de Norma de Souza Lopes. Para participar, os interessados devem comparecer ao Centro de Referência da Moda de Belo Horizonte 30 minutos antes do encontro, para retirar a senha. Todos os encontros serão gratuitos, e as vagas estarão sujeitas aos limites físicos do espaço, cuja lotação máxima é de 77 pessoas.
SOBRE OS CICLOS DE CONVIVÊNCIA LITERÁRIA
A proposta dos Ciclos é criar um espaço de debate sobre obras literárias brasileiras publicadas nos últimos dez anos e, assim, fortalecer uma comunidade de leitores de literatura contemporânea. Dolores Orange, uma das idealizadoras dos Ciclos, conta que pensou em uma forma de aproximar escritor e público. “Imaginamos um evento em que o autor fosse apresentado não como aquele que comenta a sua própria obra, mas sim como um leitor, aquele que acompanha a produção de outros autores. Convidamos escritores mineiros para falar sobre um livro que os tenha marcado de forma definitiva. Mas, diferente de uma palestra, os convidados conduzirão uma conversa com o público presente e poderão trocar experiências e interpretações a respeito de uma obra”, explica.
Os próximos encontros dos Ciclos acontecerão sempre às quintas-feiras: dia 29 de setembro, será a vez da poetisa Ana Martins Marques comentar “Um Teste de Resistores”, de Marília Garcia; no dia 13 de outubro, Carlos de Brito e Mello falará sobre o livro “Vermelho Amargo”, de Bartolomeu Campos de Queirós. Em novembro, serão mais dois encontros: dia 03, com Renato Negrão comentando o livro “Rilke Shake”, de Angélica Freitas, e no dia 10, com Marcílio França Castro falando sobre a obra “O Sol se põe em São Paulo”, de Bernardo Carvalho.
SOBRE ANA ELISA RIBEIRO – ESCRITORA CONVIDADA NO DIA 25/8
Poetisa, professora e pesquisadora, Ana Elisa Ribeiro nasceu em Belo Horizonte e teve seus livros de poesia, Anzol de pescar infernos (Patuá, 2013), e de crônica, Meus segredos com Capitu (Jovens Escribas, 2013), selecionados entre os finalistas do Prêmio Portugal Telecom em 2014. Teve sua poesia publicada em antologias no Brasil, no México e na França. Em 2002 e 2003, foi blogueira da Estante de Livros Virtual e, desde 2003, Ana Elisa escreve crônicas para o site Digestivo Cultural.
SERVIÇO ‘CICLOS DE CONVIVÊNCIA LITERÁRIA’
Escritora Ana Elisa Ribeiro comenta o livro ‘Borda’, de Norma de Souza Lopes
Data: 25/8.
Horário: das 19h30 às 21h30.
Local: Centro de Referência da Moda (Rua da Bahia, 1149 – Centro, Belo Horizonte).
Vagas: 77 em cada encontro.
Entrada Gratuita – distribuição de senhas na porta 30 minutos antes de cada encontro.
Próximos encontros:
- 29/9 – Ana Martins Marques comenta “Um teste de resistores”, de Marília Garcia;
- 13/10 – Carlos de Brito e Mello comenta “Vermelho Amargo”, de Bartolomeu Campos de Queirós;
- 03/11 – Renato Negrão comenta “Rilke Shake”, de Angélica Freitas;
- 10/11 – Marcílio França Castro comenta “O sol se põe em São Paulo”, de Bernardo Carvalho.
- 13/10 – Carlos de Brito e Mello comenta “Vermelho Amargo”, de Bartolomeu Campos de Queirós;
- 03/11 – Renato Negrão comenta “Rilke Shake”, de Angélica Freitas;
- 10/11 – Marcílio França Castro comenta “O sol se põe em São Paulo”, de Bernardo Carvalho.
Nenhum comentário