Últimas

Onix Joy chega como referência em eficiência energética entre os compactos 1.0

Nova versão de entrada do hatch da Chevrolet se diferencia pelo motor 1.0 ECO de nova geração, pela transmissão de seis marchas, pela direção elétrica e pelo sistema OnStar de série, conjunto inédito no segmento



SÃO CAETANO DO SUL – A linha 2017 do Onix tem mais uma novidade: o Joy, que estreia para ser o modelo de entrada da marca Chevrolet no país. Ainda assim, o hatch traz mudanças mecânicas e inovações tecnológicas implementadas nas versões mais sofisticadas do carro.

Entres elas está a direção elétrica progressiva e a suspensão recalibrada. O conjunto permitiu melhorar a dirigibilidade e o conforto a bordo, tanto em perímetro urbano como no rodoviário.

O Onix Joy também se destaca em desempenho e eficiência energética. É o hatch compacto 1.0 aspirado mais econômico do mercado, de acordo com dados do Inmetro e do Conpet.

Contribui para esse feito o perfeito casamento entre o motor de nova geração (SPE/4 ECO) com a transmissão manual, agora com seis marchas, além de um pacote de inovações tecnológicas, que entre outros itens conta com pneus verdes e freios de baixo atrito.

Outra novidade é o exclusivo sistema OnStar da Chevrolet. Para o Onix Joy estão disponíveis serviços como o de recuperação veicular em caso de roubou ou furto, além do diagnóstico de itens do veículo por meio de um aplicativo específico para smartphones - recursos inéditos em carros dessa categoria.

O modelo ganha ainda mudanças na ampla cabine. O acabamento do painel em dois tons (preto e cinza) dão um toque de requinte e amplitude ao ambiente, enquanto o novo quadro de instrumentos digital reforça a personalidade jovial da versão.

Os apoios de braço e puxadores das portas estão mais ergonômicos e integrados ao conceito “dual cockpit” característico dos veículos Chevrolet. Os bancos trazem novo revestimento, e o volante traz detalhes preto fosco.

Junto com o Onix Joy, a empresa desenvolveu uma série de acessórios originais, como o multimídia com sistema de projeção para smartphone e rodas de liga leve aro 14 com design exclusivo. São diversos itens para que o consumidor possa customizar o veículo da forma que preferir.

“Tudo isso, somado ao design consagrado do modelo e a seu baixo custo de manutenção, faz do Onix Joy a escolha mais inteligente em sua faixa de preço”, argumenta Marcos Munhoz, vice-presidente da GM.

Para marcar o lançamento da versão, a Chevrolet está criando uma série limitada de 500 unidades pintadas na cor Vermelho Chilli.
Melhor dirigibilidade com o requinte da direção elétrica

Dentro da estratégia de oferecer produtos com o mais alto patamar de dirigibilidade, tecnologia e conectividade em seus respectivos segmentos, a Chevrolet implementa no Onix Joy o mesmo pacote de inovações técnicas adotado nas versões mais sofisticadas da gama.
Essas evoluções trazem melhorias que contribuem à dirigibilidade e ao comportamento dinâmico do automóvel. Uma das novidades é a direção elétrica progressiva, comum apenas em veículos de categoria superior.

Mais moderna que sistemas hidráulicos, a introdução da assistência elétrica na direção do Joy abre um leque de opções de ajustes e calibração para diferentes condições de uso, como baixo esforço em manobras, melhora da dirigibilidade em velocidades maiores, além de não “roubar” potência do motor e ser capaz de reduzir trepidações transmitidas ao volante em consequência de imperfeições do asfalto.
O Joy vem de série com pneus verdes, que oferecem menor resistência ao rolamento, nas medidas 185/70 R14.

Outra novidade do compacto da Chevrolet está na recalibração da suspensão, que proporciona o máximo de segurança aos ocupantes e maior compromisso com o conforto.

“Os ajustes feitos no Onix Joy deixaram o veículo 10 mm mais baixo, transmitindo ao condutor maior sensação de estabilidade e segurança ao dirigir”, diz Fabiola Rogano, vice-presidente de Engenharia da General Motors.

Para tornar as frenagens mais seguras, o Onix Joy oferece sistema antitravamento ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), que exerce automaticamente maior ou menor pressão dos freios em cada roda, aumentando a eficiência do conjunto e mantendo a trajetória do veículo em frenagens em situações adversas.

Com motor 1.0 ECO, Joy é destaque em consumo
O Onix é reconhecido no mercado pelo amplo espaço interno, pela robustez e pelo alto valor de revenda. Com a chegada da linha 2017, o modelo passa a adotar um conjunto de melhorias mecânicas que o posicionam também como a nova referência em eficiência energética do segmento.

O Joy incorpora o sistema ECO, que consiste em um conjunto de tecnologias com foco em conforto, performance, emissões e eficiência energética.

As mudanças englobam motor, transmissão, suspensão, freio e até o uso de materiais nobres para redução de peso.

O Onix Joy estreia com motor Chevrolet de nova geração, o 1.0 SPE/4 ECO. Ele diferencia-se pelos pistões, bielas e anéis redesenhados e mais leves. O tipo de óleo também foi alterado para otimizar o processo de lubrificação.

O módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, está 40% mais rápido e potente. Novos sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas compõe o pacote.

Já o novo sistema de gerenciamento de energia elétrica do veículo conta com monitoramento continuo da bateria e utilização otimizada do alternador, além da adoção de um alternador de alto rendimento.

O novo módulo de arrefecimento traz central de controle multivelocidades, trocadores de calor mais modernos e menor quantidade de líquido refrigerante. Tudo isso faz dele um sistema mais silencioso, leve e eficaz.

O veículo passa a adotar transmissão manual de seis marchas. “Essa marcha adicional contribui para reduzir o consumo de combustível e melhorar o conforto acústico em altas velocidades”, explica Mathias Reinartz, diretor de Global Propulsion Systems da GM.
Para auxiliar o motorista a dirigir de forma mais econômica, o carro traz alerta de mudança de marcha no quadro de instrumento. Um ícone indica o momento ideal para as trocas.

A carroceria reforçada com materiais mais resistentes e leves, os freios mais eficientes energeticamente e os pneus verdes também contribuíram para que o Onix Joy estreasse com nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro e conquistasse o selo verde do Conpet.

Com gasolina, o Onix Joy 1.0 ECO roda 15,3 km/l na estrada e 12,9 km/l na cidade. Com etanol, os números são 10,8 km/l e 9,1 km/l, respectivamente. Desempenho melhor até que o de automóveis de menor porte.

O tanque com 54 litros de capacidade é um dos maiores da categoria e proporciona ao carro extensa autonomia.
Esse propulsor da Chevrolet é Flex e desenvolve, quando abastecido com etanol (E100), 80 cv de potência a 6.400 rpm e 9,8 kgfm de torque a 5.200 rpm. Com gasolina no tanque, desenvolve 78 cv de potência a 6.400 rpm e 9,5 kgfm de torque a 5.200 rpm.

O Joy está mais veloz que seu antecessor e chega a 167 km/h de máxima. O modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 13,4s.
OnStar com diagnóstico e recuperação veicular

Outro importante diferencial competitivo do Onix Joy é o sistema OnStar. Para o modelo estão disponíveis os serviços de diagnóstico, de segurança e o App/Web. O acesso é feito exclusivamente pelo smartphone do usuário.

O serviço de diagnóstico estreia com a linha 2017 do Onix. Por meio do aplicativo OnStar, o usuário pode conferir alguns parâmetros do veículo, como a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus, algo inovador em um automóvel desta categoria.
A ferramenta é bastante útil, pois a correta pressão dos pneus otimiza a dirigibilidade, o conforto, a segurança, o consumo e a vida útil da banda de rodagem.

Outra vantagem que o OnStar traz para o consumidor é o serviço de segurança, que possibilita o auxílio na recuperação veicular em caso de furto ou roubo -a tecnologia permite que carro seja monitorado e tenha o motor bloqueado remotamente pela Central de Atendimento, facilitando o trabalho da polícia.

“O auxílio na recuperação veicular é um item de grande valia para o consumidor porque nem sempre o dono opta por segurar o veículo. Além disso, as seguradoras costumam oferecer descontos para carros equipados com OnStar”, argumenta Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.

O usuário do Onix Joy ainda pode acessar o aplicativo e a página web do OnStar para, por exemplo, acionar os alertas de movimento, de valet e de velocidade e as funções localize-me e siga-me.

No caso do hatch de entrada, a Chevrolet oferecerá o OnStar em cortesia por um ano.

Bem equipado de série, mas pensado para ser customizado
O Onix Joy estreia com mudanças no habitáculo. Os painéis e as portas agora são pretos com acabamento em cinza, ampliando a sensação de espaço e conforto.

Os puxadores e apoios de braço foram completamente redesenhados para ficar mais ergonômicos, assim como o console central, que passa a abrigar os comandos dos vidros elétricos.

O quadro de instrumentos em LED que mescla mostradores analógicos e digitais tem novidades: a iluminação nos tons branco e laranja, o alerta de baixa pressão dos pneus e o indicador de mudança de marcha.

O volante esportivo de três raios traz detalhes preto fosco, enquanto os revestimentos dos bancos envolventes ganham nova padronagem.
Em relação a lista de equipamentos, o Onix Joy é um dos modelos mais completos em sua faixa de preço. Sai de fábrica com:

• Direção elétrica progressiva inteligente
• OnStar
• Ar-condicionado
• Câmbio de seis marchas
• Sistema Eco de eficiência energética
• Vidros dianteiros elétricos
• Painel com velocímetro digital
• Alerta de mudança de marcha e de baixa pressão dos pneus
• Faróis com máscara negra com as funções “Siga-me” “Leve-me”
• Cinto de segurança do motorista com regulagem de altura
• Limpador e desembaçador traseiro
• Espelho na sombreira direita
• Sistema antifurto
• Aviso sonoro para não afivelamento do cinto de segurança
• Luz de leitura
• Rodas aro 14 com calotas
• Freios ABS com EBD
• Airbag duplo
Ainda assim o cliente tem um leque de opções de acessórios de personalização disponíveis nas concessionárias. Tudo original e com a garantia Chevrolet.

A lista conta controle remoto para travas e vidros elétricos, alarme perimétrico, sensor de estacionamento, sistema multimídia (com TV, DVD, entrada USB, Bluetooth e projeção para smartphones), CD Player (com entrada USB e Bluetooth), antena esportiva, alto-falantes, tapete de PVC com travas para fixação, revestimento premium para os bancos, porta-óculos no teto, friso de proteção lateral, soleira de portas personalizada, adesivo para coluna B, rodas de liga aro 14 nas cores prata ou grafite, aeropartes, faróis de neblina e rack de teto, por exemplo.

Externamente, o Onix Joy pode ser adquirido nos acabamentos Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Graphite, Preto Ouro Negro e Vermelho Pull Me Over, exclusiva do Joy. Já o Vermelho Chilli marca o lançamento da versão e será limitado a 500 unidades.
O modelo chega às concessionárias Chevrolet a partir de agosto. A garantia do produto é de três anos, como o Novo Onix e o Onix Activ.

Ficha Técnica Onix Joy - Pacotes

Ficha Técnica Onix Joy - Onstar

Ficha Técnica Onix Joy - Especificações

Fundada em 1911, em Detroit, a Chevrolet é uma das maiores marcas de veículos do mundo, com negócios em mais de 115 países e vendas anuais de mais de 4.0 milhões de veículos. A Chevrolet oferece aos clientes veículos eficientes e com ótimo desempenho, design diferenciado e de alta qualidade. Mais informações a respeito dos modelos Chevrolet podem ser encontradas no site www.chevrolet.com

No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 91 anos. Em 2015 a Chevrolet vendeu no país 388.082 mil veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. Mais informações podem ser encontradas no sitehttp://media.gm.com/brasil e Twiter: www.twitter.com/GMBPress

Nenhum comentário