Apesar da crise, Ashland encontra oportunidades no mercado de alta corrosão
Vendas da resina éster-vinílica DerakaneT têm se concentrado nos setores de celulose e petróleo
“Estamos trabalhando com mais intensidade em fornecimentos para os setores de celulose e óleo e gás, tanto em aplicações tradicionais de Derakane™ como em substituição aos materiais metálicos de diversos tipos de equipamentos e tubulações”, afirma.
A elevada resistência química de Derakane™, atributo comprovado por décadas de aplicações bem-sucedidas em todo o mundo, mantém a resina como a líder em sistemas de tratamento e branqueamento de celulose. “Nessa área, tivemos no primeiro semestre a conclusão de um projeto da Klabin e o início da construção de uma nova linha de produção da Fibria”.
Em relação ao setor de óleo e gás, Jorge destaca a participação da Ashland num grande projeto de substituição de um sistema tradicional de coleta de gases corrosivos por um equivalente de compósitos, chamado Dual Laminate – o cliente final, no caso, foi a Petrobras.
“Os liners de ECTFE (teflon) das tubulações foram reforçados com Derakane™, para garantir a elevada resistência à corrosão necessária em equipamentos que conduzem e tratam os gases agressivos de uma refinaria de petróleo”, detalha o gerente de produto da Ashland.
Ao lado da consagrada performance de Derakane™, a Ashland coloca à disposição do mercado brasileiro uma completa estrutura de suporte técnico. Além de Alexandre Jorge, que conta com mais de 25 anos de experiência na área de compósitos para alta corrosão, Evaldo Mota e Antonio Carvalho compõem o time de especialistas da empresa – juntos, os três têm mais de 75 anos de experiência no assunto. “Também nos diferenciamos pelo trabalho bem próximo às empresas de engenharia e aos usuários finais, ou seja, os clientes indiretos de Derakane™”.
Ashland no Curso de Compósitos Avançados
Nos dias 27 e 28/09, na sede do Centro Tecnológico de Compósitos (CETECOM), em São Paulo, acontece o Curso de Compósitos Avançados. Organizado pela Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO), o treinamento contará com a palestra “Resinas éster-vinílicas: segurança operacional aliando alta resistência química e excepcional propriedade mecânica aos equipamentos para alta corrosão”, de Alexandre Jorge, gerente de produto da Ashland.
Com fábrica em Araçariguama, no interior de São Paulo, e distribuidores oficiais em todas as regiões do país, a Ashland fornece no Brasil, além das resinas éster-vinílicas Derakane™, as resinas poliéster Aropol™ e Arotran™, referências globais em polímeros termofixos.
Para mais informações, acesse www.ashland.com
Nenhum comentário