Pfizer lidera ranking das farmacêuticas mais valiosas para os stakeholders
Pfizer desbanca Roche em ranking das farmacêuticas mais valiosas para os stakeholders
De acordo com a pesquisa Mais Valor Produzido - Farma, da DOM Strategy Partners, companhia americana sobe três casas em relação ao último resultado do levantamento e é lembrada, em suma, por ações sociais que envolvem a sua atuação no Brasil
Com nota 8,11, a multinacional americana ocupa o posto de liderança conquistados por dois anos consecutivos pela Roche, que nesta edição ficou em segundo lugar com a pontuação 8,07. Na versão do ano passado, a Pzifer ficou na terceira posição com a nota 7,83.
Um dos possíveis reflexos deste diálogo entrosado com os seus stakeholders são as inúmeras ações sociais e de incentivo ao voluntariado que permeiam a atuação da Pfizer no Brasil. São projetos voltados, em suma, à educação em saúde e reinserção na comunidade, tais como Cores da Vida, Prêmio Pfizer de Educação Ambiental e Vale Sonhar. Todos bem avaliados seja pelo acionistas ou seja pelo cliente final, conforme explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners, que liderou as entrevistas com grande parte dos stakeholders.
“A Pfizer no mundo é sinônimo de inovação por conta dos investimentos em tecnologias para a descoberta e o aprimoramento de novos fármacos, mas o interessante é que no Brasil detectamos durante as interlocuções que a empresa também tem uma veia social bem forte e que já está bem amadurecida na cabeça de todos os seus stakeholders”, explica Domeneghetti, que ouviu mais de xx atores da companhia durante oito meses a fim de compor o levantamento.
As outras farmacêuticas que foram lembradas pelos respondentes da pesquisa que tangibilizou diferentes valores a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders foram a Novartis, que ficou em terceiro lugar, com a nota 8,04; a Sanofi com 8,02 pontos; e a Libbs a qual aparece em quinto e último lugar na listagem tendo a nota de 8,01.
Para viabilizar a pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e materializada pelos stakeholders. A partir da premissa do conceito EVM, as principais companhias do setor de educação passaram por uma avaliação em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas.
Já a resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
| ||||||||||||||||||||||||
A DOM Strategy Partners é a primeira consultoria focada em estratégia corporativa, 100% nacional. Pertencente à Holding ECC, também proprietária da E-Consulting Corp., a empresa oferta em seu portfólio de serviços profissionais práticas e metodologias como planejamento estratégico corporativo, gestão de ativos intangíveis, gestão do conhecimento e da inovação, inteligência competitiva e estratégia de marketing. A DOM desenvolve seus projetos e soluções a partir de metodologias proprietárias, criadas em seus três centros de pesquisas e estudos (SRC – Estratégia e Negócios, TechLab – Tecnologia e Processos, XPLab – Comunicação e Marketing), associadas a metodologias golden standard de mercado. Com cerca de 20 consultores com vasta experiência em empresas de consultoria internacional e bancos de investimento, a DOM trabalha somente com clientes preferenciais e atendimento personalizado, garantindo assim perfomance superior e foco centrado em resultados comprovados.
Nenhum comentário