Últimas

Push Notifications: O canal de Marketing do futuro?

Este é o comportamento de todo o ser humano.aquela "comichão" de espreitar sempre que recebe uma notificação push

Devemos aproveitar este impulso, de sempre ficar olhando para o smartphone, para comunicar com os usuários via mobile app, mas devemos ser sensatos para não os incomodar a ponto de levá-los a desinstalarem o aplicativo.

Então, como podemos ajudá-lo a aproveitar este canal de Marketing do futuro: push notifications (também conhecido como notificações push) para:

Promover os seus produtos/serviços
Aumentar as suas vendas
Melhorar a experiência e fidelizar os seus clientes
Converter usuários do seu aplicativo em clientes
… tudo isso através do seu aplicativo?

Se chegou até aqui sabemos que já está cheio de ideias de como usar as notificações push para melhorar o seu negócio. Ainda assim, acreditamos que se continuar a ler o artigo vai aprender um pouco mais sobre como usar um aplicativo mobile push.

O QUE SÃO NOTIFICAÇÕES PUSH?

Notificações push são mensagens enviadas via Push Notification Service para uma APP mobile (smartphone ou tablet).

O utilizador da App pode receber notificações de novas mensagens, promoções exclusivas, convites, alertas de proximidade, comentários em nossas publicações e comentários em publicações que comentamos. E podemos recebê-las mesmo quando não estamos a usar a app.

Para si (que tem a sua app) significa poder enviar essas mensagens para os usuários da sua app.

Notificações Push são iguais a SMS?
São parecidas, mas são “animais” diferentes!

Eis alguns pontos que diferenciam as push notifications:

As notificações push apenas podem ser enviadas para usuários que instalaram a sua app
Sempre que enviar uma notificação, as mensagens aparecem em destaque nos tablets e smartphones (IOS, Android e Windows Mobile)
As notificações podem ser personalizadas (limites de caracteres/linhas e formato), de acordo com o sistema operativo (iOS, Android, Windows)

Na imagem abaixo indicamos alguns exemplos práticos de como usar as notificações push.

Notificações push nos smartphones dos usuários que instalaram o seu aplicativo

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DAS NOTIFICAÇÕES PUSH?

Para os usuários da sua app (QERO APP ou outra):
É uma forma conveniente (porque aparece em destaque nos smartphones deles) de receberem, por exemplo:

As novidades e promoções
Informação útil (trânsito, meteorologia, notícias, voos…)
Ter o contacto da empresa sempre à mão

Para si, que tem a sua app (QERO APP ou outra):
Consegue comunicar diretamente com os usuários do seu aplicativo.

Ao contrário dos emails, as notificações push NÃO vão para o spam folder, nem tão pouco ficam esquecidas no inbox – (ainda) têm o dobro da taxa de abertura do que os emails.

Também são um lembrete para os usuários usarem o seu aplicativo.

Ou seja, as notificações push são muito eficazes para o seu negócio. Permitem que:

1. Comunique de acordo com expectativas/comportamentos de cada utilizador
2. Aumente a participação e fidelização dos usuários
3. Aumente a taxa de conversão e retenção dos usuários

Então, com essas vantagens todas…

… NOTIFICAÇÕES PUSH SÃO O CANAL DE MARKETING DO FUTURO? SIM? OU NÃO?

Depende de você. Depende do fornecedor!

Devemos tratar o poder de comunicar diretamente com os usuários dos nossos aplicativos, através das notificações push, como um privilégio. Não como um direito.

Push Notifications devem ser mensagens úteis, relevantes e apropriadas ao contexto de cada usuário.

Caso contrário, iremos destruir esse poder: os usuários irão ficar chateados, irão ignorar/desabilitar as nossas notificações push, ou até desinstalar as nossas apps!

O futuro das notificações push está em suas mãos…

Nenhum comentário