Últimas

CDP, CEBDS e FGV formam parceria para conscientizar cadeias de fornecedores

As organizações se uniram para desenvolver uma proposta de atuação em empresas para a gestão de emissão de gases em elos da cadeia de valor

São Paulo, outubro de 2016 - As organizações CDP (Carbon Disclosure Project), CEBDS e GVces acabam de formar uma parceria para abordar os desafios das empresas na gestão de carbono, em suas cadeias de fornecedores. O objetivo principal é desenvolver uma proposta de atuação das entidades junto a seus membros para capacitar a cadeia de valor e prepara-los para a gestão da emissão de gases GEE (Gases de Efeito Estufa).

Após as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris, na COP21, a gestão de carbono já se tornou uma necessidade para as empresas. Por isso, a parceria aborda três âmbitos fundamentais da iniciativa e cada uma das entidades explorará suas expertises, entre: fomento da importância da gestão de carbono, capacitação de fornecedores e conscientização da iniciativa para a Alta Administração das empresas. Neste sentido, o CEBDS ficará com a atuação junto aos seus membros do CTClima e seu painel de executivos para engajar a alta direção das empresas, além de apoiar seus membros a aderirem à plataforma. O GVCES, por meio do programa Brasileiro GHG Protocol, fica com a parte de capacitar os fornecedores na realização do inventário de gases de efeito estufa e publicação no registro público de emissões. Já o CDP tem a missão de engajar os fornecedores, além do inventário e atuação em estratégia e gestão do tema de mudanças climáticas, bem como apoio aos membros no uso dos dados e ferramentas gerenciais para gestão dos fornecedores.

Lauro Marins, Gerente do programa Supply Chain na América Latina reforça: “a iniciativa tem por objetivo alinhar as três entidades que tinham programas similares e buscar uma maior sinergia e interação entre elas. Cada uma tem um papel fundamental no programa, uma vez que todas trabalham sua expertise para atuar e apoiar as empresas”. Na última semana, as empresas se reuniram em um evento para discutir os pontos da gestão de carbono nas cadeias de fornecedores, além de reunir desafios, ideias e produzirem uma proposta de atuação única e completa.

O Programa Supply Chain do CDP permite que as empresas atendam a demanda por informação ambiental de diferentes stakeholders por meio de um questionário único, evitando a duplicidade de esforços, mediante um processo padronizado de coleta e sistematização de informações, atuação em gestão do tema de mudanças climáticas, bem como apoio aos membros no uso dos dados e ferramentas gerenciais para gestão dos fornecedores. Saiba mais: http://www.cdpla.net/pt-br/iniciativas/supply-chain

Sobre: O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos que provê um sistema global único para que as empresas e cidades meçam, divulguem, gerenciem e compartilhem informações vitais sobre o meio ambiente. O CDP trabalha com as forças do mercado, incluindo 767 investidores institucionais, para motivar as companhias e as cidades a divulgarem seus impactos no meio ambiente, assim como suas ações para reduzi-los. Atualmente, o CDP possui o maior volume de informações sobre mudanças climáticas e água do planeta e procura colocar estes insights na pauta das decisões estratégicas, dos investidores e das decisões políticas.

Nenhum comentário