Últimas

Crianças do Boldrini ganham livro

Nilo o grilinho viajante 
será doado a pacientes do Boldrini

Foto/Divulgação
Um grilinho chamado Nilo, que foi afastado da família no meio de uma tempestade e passou a vida "viajando" sozinho, fazendo amigos e aprendendo a vencer os desafios da vida, é a história contada no primeiro livro infantil Nilo o grilinho viajante de autoria de Rubens Vescovi. Cerca de 800 exemplares desta edição exclusiva serão doados no dia 26 para as atividades lúdicas do Centro Infantil Boldrini, maior hospital especializado na América Latina, no tratamento de câncer infantojuvenil.

A história contada no livro ressalta a necessidade de se ter um bom amigo, mesmo que essa amizade pareça improvável numa primeira visão. “Os personagens formam uma amizade quase impossível, já que o grilinho encontra uma perereca que pode atacá-lo e ambos se ligam a um peixe que pode atacar e comer ambos. Essa é a mensagem da necessidade abrindo condições de superação nas relações entre seres da natureza”, diz o autor.

O grilinho participará de novas aventuras sempre com o objetivo de despertar as crianças, e adultos também, para um comportamento adequado à melhoria das relações humanas. Como ter boas atitudes, sinceridade, pureza das amizades, boa educação, mostrando sempre o lado positivo da vida. O amigo feio, um ser assustador que relata a dificuldade em fazer amigos por causa de sua aparência, é o tema do segundo livrinho. Geografia, ciências e preservação de recursos naturais serão abordadas nas próximas edições.

Para Rubens Vescovi, “a atenção que pudermos dispensar para as nossas crianças, principalmente as mais carentes, não só de recursos, mas de saúde, de boa educação, de estrutura familiar, e bons exemplos, fará grande diferença para o futuro de toda uma população”.

Como surgiu a iniciativa

A enfoque do livro e a doação para o hospital resultam de uma sucessão de fatos. “A história surgiu da observação da natureza, quando eu e meu filho, na época com 6 anos, vimos uma paineira que produzia um fruto e se abria em quatro cascas semelhantes a um barquinho. Em algum momento ele me pediu pra contar uma história na hora de dormir e inventei o grilinho como personagem, para o qual escolhemos o nome de Nilo. Meses depois, fomos ao clube e achamos no fundo da piscina um grilinho de borracha, que se encaixou exatamente na casca da paineira e na história que contei ao meu filho. Em seguida, durante uma reflexão espiritual, decidi escrever essa história em livro e doar a edição às crianças do Boldrini. Algum tempo depois, com ajuda de um amigo, consegui viabilizar esse projeto”, explica.

Rubens Vescovi – Advogado, formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas na turma de 1984, e empresário na área de construção civil.

Centro Infantil Boldrini – hospital filantrópico localizado em Campinas (SP), que há 38 anos atua no cuidado a crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. Atualmente cerca de 10 mil pacientes estão em tratamento no hospital, vindos de várias cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos centros mais avançados do país, o Boldrini reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado, comparáveis ao Primeiro Mundo, disponibilidade de leitos e atendimento humanitário às crianças portadoras dessas doenças. www.boldrini.org.br

Livro Nilo o grilinho viajante
26 de outubro - 9 horas
Brinquedoteca do Centro Infantil Boldrini

Nenhum comentário