Estácio lança revista de Arquitetura e Urbanismo para celebrar 20 anos de existência do maior curso do Brasil
A publicação, chamada Modenatura, reúne reportagens e artigos de alunos e professores da instituição de ensino responsável por formar metade dos arquitetos do Estado do Rio de Janeiro
A revista destaca os professores da Estácio e suas respectivas capacitações e áreas de pesquisa e conhecimento; divulga a atualidade e representatividade dos grandes arquitetos internacionais; lista a produção de livros dos professores arquitetos da instituição de ensino; e apresenta os principais e mais qualificados trabalhos dos alunos.
A primeira edição traz matéria de destaque sobre Alejandro Aravena, profissional chileno que enalteceu a arquitetura latinoamericana ao ser contemplado com o Prêmio Pritzker de Arquitetura 2016. A revista tem cerca de dez seções, sendo uma delas "Paisagem", que traz duas reportagens: uma sobre a contribuição do paisagismo para as cidades e seus habitantes, escrito por Lia Gianelli; e outra sobre como serão as cidades do futuro, de Jeanne Trindade.
Já na seção "Artes", o jornalista Robson Granado apresenta uma interessante reportagem sobre La Tauromaquia de Picasso. "Pablo Picasso sempre foi apaixonado pelas touradas... Em sua infância, Picasso insistia tanto em ir às Praças de Touros que seus pais, para estimular sua devoção à religião católica, só lhe permitiam frequentar as corridas de touros após assistir à missa", conta. A seção "Visitas" traz relatos de viagem à Expo Milano 2015 (escrito por René Galesi) e à Holanda (elaborado por Igor de Vetyemy). Por último, "Produção Docente" lista os livros publicados por professores da Estácio.
"O que apresentamos nessa primeira edição são as reflexões sobre as atividades docentes dentro e fora da sala de aula, os relatórios de visitas, as justas homenagens a grandes arquitetos, as conquistas de nossos alunos e as reflexões acerca do caminho percorrido", diz o editorial. O Conselho Editorial é formado por profissionais envolvidos em muitos dos projetos arquitetônicos do Rio de hoje: Professor Doutor Fábio Bitencourt; Professor Doutor Carlos Eduardo Nunes Ferreira; Professor Mestre Igor de Vetyemy; Professor Mestre René Galesi; Professora Mestre Denise Moneto; e Professora Doutora Jeanne Trindade.
O que é Modenatura
Termo relevante na Arquitetura, embora não muito conhecido, Modenatura é a arte traçar os perfis, disposição harmoniosa do conjunto de molduras que integram as superfícies de Arquitetura, tendo por fim efeitos estéticos criados pelo movimento das saliências e reentrâncias, pela relação entre cheios e vazios e pelo jogo da luz e da sombra, tudo em conformidade com as características das ordens arquitetônicas.
"A revista Modenatura é a arte de traçar ideias, práticas e reflexões que qualificam o conjunto de docentes e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá. A finalidade é apresentar a variedade das experiências, a diversidade das abordagens, os contrastes que criam interesse, toda a superfície na qual emergem os diferentes conteúdos e as diversas percepções.
Modenatura tem cerca de 90 páginas, será publicada duas vezes por ano e estará à venda no site da Editora Rio Books (www.editorariobooks.com.br), com distribuição para todo o país. O preço de capa é 20 reais. O lançamento oficial será no dia 25 de outubro, no Monumento Estácio de Sá, localizado no Aterro do Flamengo, no Rio.
Arquitetura na Estácio
Com 20 anos de existência, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio tem oito mil alunos espalhados pelo Brasil, sendo quase quatro mil estudantes somente no Rio de Janeiro - o que representa praticamente metade dos alunos de Arquitetura e Urbanismo de todo o Estado do Rio de Janeiro. Na última avaliação nacional de cursos, o divulgado pelo MEC no final do ano passado, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá, tirou a maior nota entre os cursos oferecidos na cidade do Rio de Janeiro.
Serviço:
Lançamento da revista Modenatura
Data: 25 de outubro de 2016
Hora: 14h
Local: Monumento a Estácio de Sá (Av. Infante D. Henrique, s/nº – Aterro do Flamengo (próximo ao Morro da Viúva)
Nenhum comentário