Grupo NQZ é a primeira startup de franquias coletivas do Brasil
Holding introduz o conceito de Franquia 5.0 no mercado nacional, criada a partir de investimento coletivo
Bruno Queiroz/Divulgação |
O Grupo NQZ, responsável pela administração das redes The Original Cake e The Original Cup&Cake, a expansão das redes Estética Hollywood, Mundo Cheff, Los Ogros e Hair Concept, no Brasil, e da Temakeria Makis Place, no sul da Flórida, nos Estados Unidos, traz para o mercado nacional uma inovação no mercado do franchising: a Franquia 5.0. O termo refere-se à franquia coletiva, ou seja, com vários donos, na qual cada um tem um número específico de cotas.
A ideia é inédita no país e possibilita melhores resultados, com menos riscos, além de chamar a atenção de uma grande parcela de empreendedores brasileiros que não possui capital suficiente para comprar uma franquia inteira. “Neste contexto, a Franquia 5.0 torna-se uma excelente opção de investimento, e os interessados podem ser cotistas da empresa ao obter determinada porcentagem de participação em uma das franquias do grupo”, afirma Bruno Queiroz, CEO do Grupo NQZ.
O mercado de franchising não para de crescer e, de acordo com ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento de todas as franquias, no Brasil, subiu 8,3% em 2015, em relação ao ano anterior, e atingiu o patamar de R$ 139,5 bilhões.
Diante deste cenário, outra vantagem do sistema de cotas é a possibilidade de realizar um investimento baixo em várias marcas. Cada nova unidade das marcas da NQZ é dividida em cotas, que podem ser adquiridas por qualquer pessoa disposta a investir na marca. O investidor pode obter entre 1% a 49% de participação por unidade, tendo direito aos lucros proporcional à porcentagem negociada e sem precisar se envolver na administração diária da unidade. “Administramos a operação de várias unidades, de diferentes marcas, com números muito satisfatórios, e essa nova proposta de cotas traz lucro ao sócio-cotista, sem que ele precise se preocupar com riscos jurídicos ou trabalhistas, pois gerenciamos tudo isso para o investidor”, explica Queiroz.
Na prática, a Franquia 5.0 é um investimento, um alternativa a muitas aplicações financeiras do mercado que nem sempre dão o retorno esperado ao investidor. Uma das vantagens de ser um sócio-cotista é que o investidor participa dos lucros, mas não arca com possíveis prejuízos ou ações judiciais.
Cronologia
A chamada Franquia 1.0 teve início com a vinda de marcas globais para o Brasil, especialmente no setor de fast food; já a 2.0 ficou marcada pelo surgimento de franquias nacionais; a 3.0 se deu com a forte expansão do setor; e a 4.0 foi a responsável por toda a estruturação e organização do segmento. Agora é a vez da Franquia 5.0, pela qual ela deixa de ter um conceito de negócio próprio para se tornar um empreendimento coletivo.
Sobre a NQZ
A NQZ é a empresa que fundou e administra as redes The Original Cake e The Original Cup&Cake, já consagradas em São Paulo, com unidades espalhadas pela região metropolitana da capital e litoral paulista, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A holding também é sócia e controla a expansão da Estética Hollywood, do Mundo Cheff, do Los Ogros e da Hair Concept, no Brasil, além da Temakeria Makis Place, no sul da Flórida, nos Estados Unidos. O CEO da empresa, Bruno Queiroz, foi eleito pela Forbes Brasil como um dos 30 nomes de influência no país com menos de 30 anos e mantém um olhar atento a projetos inovadores e de fácil adequação a diversos tipos de mercado.
Nenhum comentário