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Natura tem lucro de R$ 73 milhões no terceiro trimestre

Operações internacionais têm sólido crescimento e representam 33% do negócio


A Natura registrou lucro líquido de R$ 73,1 milhões no terceiro trimestre de 2016. A receita líquida consolidada da empresa somou R$ 1,9 bilhão no período, um recuo de 4,7% em relação ao mesmo intervalo do ano passado.

No Brasil, a lucratividade da Natura foi fortemente impactada pela maior carga tributária, resultado de um aumento contínuo desde 2014. “O contexto no Brasil continua desafiador, e os consumidores intensificaram a busca por produtos de preços mais baixos”, afirma José Roberto Lettiere, vice-presidente de finanças e relações com investidores da Natura. “Diante desse cenário, já ajustamos nossas promoções e mix de produtos para ativarmos mais os nossos consumidores e estimularmos a colocação de pedidos pelas consultoras.”

Em contrapartida, as operações internacionais, que incluem a marca Natura na América Latina e na França e as lojas da Aesop, cresceram dois dígitos em moedas locais, com ganho de margens. Na conversão para reais, os resultados na América Latina foram impactados por variações cambiais das moedas estrangeiras. A Aesop terminou o trimestre com 169 lojas em 20 países – com 49 unidades abertas nos últimos 12 meses e dois novos países (Dinamarca e Nova Zelândia).

A plataforma de vendas on-line Rede Natura registrou crescimento de dois dígitos e já conta com 82 mil franqueados digitais (54 mil no 3T15) e 1,2 milhão de consumidores cadastrados. Os primeiros resultados em novos canais – quatro lojas próprias em São Paulo e a venda da linha SOU em 1,3 mil farmácias em todo o país – também são positivos. Mais uma loja será aberta na capital paulista até o fim do ano, e a linha Tez acaba de chegar às farmácias de São Paulo.

No terceiro trimestre, a Natura relançou as linhas EKOS, Tododia e Humor no Brasil, com investimentos relevantes em marketing no período, bem como na linha Chronos, cujo relançamento ocorreu em junho.

A empresa segue a execução de seu plano estratégico, sob o comando do novo presidente, João Paulo Ferreira. A companhia investe na revitalização da venda direta, em propostas inovadoras de produtos e conceitos com diferenciais de tecnologia e desempenho, na racionalização do portfólio, na revisão do posicionamento e estratégia da marca, no desenvolvimento de novas alternativas de canais, no desenho de uma organização mais ágil e eficiente e na continuidade do crescimento acelerado nas operações internacionais.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,9 bilhões de receita líquida em 2015, possui mais de 7 mil colaboradores, 1,9 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, um hub logístico em Itupeva (SP) e centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP) e Nova York (EUA). Detém o controle da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras Natura, pela Rede Natura rede.natura.net, por meio do app Natura ou nas lojas nos shoppings Morumbi, Villa Lobos, Pátio Paulista e Anália Franco, em São Paulo. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: Linkedin, Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

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