Últimas

Alunos do Colégio Guilherme Dumont Villares, em São Paulo, preparam fotonovela para sensibilizar sobre saneamento básico

O córrego Caboré, que fica próximo à instituição, foi o ponto de partida para quatro turmas do 6º ano e três do 7º ano do Ensino Fundamental descobrirem de onde vem e para onde vai a água que abastece suas casas, o esgoto e o lixo e os impactos causados pelo homem na natureza 

Fotonovela será apresentada em novembro

Curitiba, 07 de novembro de 2016 – Desde março de 2016, mais de 190 alunos das turmas do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dumont Villares, em São Paulo, estão envolvidos em um projeto de pesquisa e aprendizado de situações relacionadas ao saneamento básico. A atividade, baseada no projeto colaborativo “O Básico do Saneamento”, do Educacional, terminará em novembro, quando será apresentada uma fotonovela com todo o material compilado. O Educacional é um conjunto de soluções para a sala de aula desenvolvido pela Positivo Informática Tecnologia Educacional.

“Quando desenvolvemos o projeto, queríamos que nossos alunos atravessassem o muro da escola, vissem os impactos causados pelo homem na natureza e conhecessem quais são os problemas do nosso bairro. Desde o início, tem sido um desafio de conscientização sobre a importância do descarte correto do esgoto e do lixo. Com atitude e consciência acreditamos que é possível ajudar o nosso planeta”, afirma Juliano Vinas, coordenador de Ciências do Colégio Guilherme Dumont Villares.

O projeto começou com uma pesquisa feita pelos alunos com seus pais para coletar dados sobre a água que abastece suas casas e sobre o descarte correto de lixo. Depois, os estudantes foram ao córrego Caboré, que fica nas proximidades do Colégio, para observar e fotografar o grande volume de lixo deixado nas margens, sentir o mau cheiro e avaliar a condição do fundo do córrego. “Os alunos recolheram amostras, realizaram testes no laboratório do colégio e concluíram que a água é bastante poluída”, completa Vinas.

Para conscientizar a comunidade sobre a importância do descarte correto de lixo, os alunos customizaram a barraca da pesca da Festa Junina e, ao invés de peixes, os participantes precisavam “pescar” o lixo do córrego fictício. “Os alunos continuam envolvidos em várias ações do projeto e temos certeza de que muito material ainda será coletado e que a fotonovela será um sucesso”, finaliza o coordenador.

Além de utilizar como base o projeto do Educacional, o Colégio Dumont Villares participa de outras atividades criadas pela Positivo Informática Tecnologia Educacional, como os projetos “Eleições na Caverna” e “Oficina do Texto”. No primeiro, os alunos desenvolvem cartazes, slogans, discursos, jingles, enfim, participam ativamente de uma campanha eleitoral, apoiando um partido e tentando eleger seu candidato a prefeito e vereador da caverna. A eleição mobiliza toda a escola, que participa votando por meio da urna virtual do Educacional. Já na Oficina do Texto, os alunos escrevem um jornal ou livro em coautoria com um autor consagrado e, ao final, recebem o livro impresso com seu nome e do coautor na capa.

O Colégio Dumont Villares também participa do projeto Mobiliza, que envolve os alunos em uma corrente do bem e em ações sociais que fazem a diferença na vida das pessoas.

Várias turmas também já participaram dos Clubes de Astronomia, Cultura, Redação, Aprende mais quem ensina e Gastronomia, e do Concurso Fotobolagem, que tem como objetivo instigar a criatividade dos estudantes que usam smartphones para compor paisagens que contenham pelo menos uma bola.Nas Mostras Virtuais, também propostas pelo Educacional, os alunos se transformaram em artistas e soltaram a criatividade por meio da releitura de importantes obras literárias.

Nenhum comentário