As 7 vantagens de iniciar uma franquia no exterior
Manuel Mendes, especialista em estratégia pela Universidade Harvard, dá dicas para pessoas físicas brasileiras que desejam explorar o mercado estrangeiro
O especialista em estratégia pela Universidade Harvard diz que, em 90% dos casos, estas pessoas têm preferência pelo mercado norte-americano e aponta como principais fatores a questão da estabilidade econômica, o ambiente pró-negócios e a legislação específica que valoriza investimentos estrangeiros, além das questões como educação, saúde e qualidade de vida para aqueles que desejam residir permanentemente no país.
“A maior procura demanda parte de pessoas com filhos em idade escolar ou casais que já se encontram em início da aposentadoria, que na maioria dos casos desejam investir entre US$ 150 mil a US$ 500 mil, principalmente em pequenos negócios que lhe permitam a geração de ocupação, renda e o status imigratório para residir nos EUA”, analisa.
O especialista chama atenção de que, para determinar o valor do investimento, este segmento de pessoas deve levar em consideração principalmente a receita mensal esperada no negócio, que nesta faixa de valor pode girar entre US$ 3 mil a US$ 15 mil, levando em conta variáveis como o valor do investimento, o ramo de atividade, a marca da franquia, dentre outros fatores.
Manuel Mendes explica que, apesar do crescente interesse por este tipo de negócio, muitas pessoas não chegam a realizar os seus planos de internacionalização por consequência de algumas barreiras, como o desconhecimento das leis, o sistema fiscal e tributário, a dificuldade de comunicação (idioma), a ausência de uma rede de relações estabelecida e a falta de experiência no mercado de destino.
“Algumas pessoas desistem de seguir em frente porque na maioria das vezes estão se utilizando de parte das suas economias ou até mesmo se desfazendo do seu patrimônio para empreender e/ou viver fora do país. Por isso, abandonam a ideia se não tiverem o máximo de segurança para a sua tomada de decisão”.
Neste sentido, o especialista conduziu um estudo na Universidade Harvard, que foi destacado e publicado na revista Harvard Business Review, visando criar uma solução que facilitasse a vida deste segmento de pessoas. A partir da pesquisa, aliada à sua experiência auxiliando empresas e investidores em quatro continentes, Mendes listou as sete principais vantagens de se utilizar o sistema de franquia como estratégia de entrada no mercado estrangeiro – especialmente nos EUA - para pessoas físicas.
Saiba quais são as sete vantagens do sistema de franquia como veículo de internacionalização
1 - Menor necessidade de investimento
Excluindo-se o segmento de microfranquias, o investimento varia em média de US$ 150 mil a US$ 300 mil, para lojas de pequeno porte, de 65 a 150 m² de área útil; ou de US$ 500 mil a US$ 1,5 milhão para unidades em prédio independente e/ou do tipo “drive thru”.
2 - Flexibilidade de crescimento
É importante não colocar todos os ovos em uma cesta só e ampliar o investimento de forma sólida. Neste sentido, a franquia permite ao empreendedor planejar a expansão gradativa do número de lojas, ampliando os seus investimentos à medida que a escolha se prove bem-sucedida.
3 - Facilidade e previsibilidade nos controles
A exatidão no cumprimento dos planos é um fator de suma importância para quem deseja investir no exterior, principalmente no quesito financeiro. As franquias conseguem ter informações acuradas e maior assertividade por decorrência da repetição do seu modelo de negócio, experiência e conhecimento do mercado e manualização científica dos seus processos, dentre outros.
4 - Menor risco
Por consequência dos requisitos impostos pelos órgãos reguladores, do cuidado com a manutenção da sua reputação, a experiência e o conhecimento do mercado, franquias se tornam um investimento de menor risco.
5 - Maior compatibilidade com o empreendedor
Como o mercado norte-americano de franquias é bastante maduro, existem várias alternativas de marcas em diversos segmentos de atividade, do automotivo à alimentação, passando por estética, saúde, educação, marketing, tecnologia, casa, crianças, lazer, esportes, etc. Com isso, o empreendedor tem maiores chances de escolher um tipo de negócio que se encaixa no seu perfil.
6 - Network
A relação com outros franqueados da rede, com maior experiência e conhecimento de mercado, gera ganhos na condução dos negócios e oportunidades de novas parcerias.
7 – Velocidade e facilidade na implantação do negócio
Para quem está iniciando um negócio no exterior, velocidade e facilidade na implantação do negócio sempre são barreiras dolorosas de se superar. Neste sentido, o modelo de franquia apresenta uma grande vantagem tendo em vista a rede de fornecedores e prestadores de serviço homologados, que facilita o processo de contratação, reduzindo o prazo de início e custos com a gestão da implantação do negócio.
Sobre a Boston Innovation Gateway
A Boston Innovation Gateway é um hub de negócios que auxilia a internacionalização de empresas e pessoas físicas. O hub nasceu a partir de um projeto inovador gestado na Universidade de Harvard em parceria com a consultoria global IXL Center for Innovation Excellence and Leadership, possuindo sede em Cambridge - Massachusetts e presença em quatro continentes.
Manuel Mendes é administrador de empresas, mestre pela HULT IBS, especialista em estratégia pela Universidade de Harvard, pós-graduado em Gestão de Varejo pela PUC-SP e em Gerenciamento de Projetos pela UFRJ. Tem expertise em inovação e negócios internacionais. É diretor executivo da Boston Innovation Gateway, membro do conselho executivo da Associação de Empreendedorismo da Universidade de Harvard e do Global Innovation Management Instituite, ambos sediados em Cambridge-Massachusetts.
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