Filhotes de arara-azul podem ser avistados no Salão Internacional do Automóvel em SP
Projeto Arara Azul, apoiado pela Fundação Toyota do Brasil, tem destaque especial no evento automobilístico
Em 2014, a arara-azul foi retirada da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, publicada pelo Ministério do Meio Ambiente. Os resultados positivos são fruto de 26 anos de trabalho em estudos de biologia básica, reprodução, comportamento, habitat, manejo e educação ambiental para a conservação da espécie, que no fim da década de 1980 estava ameaçada de extinção, e chegou a somar apenas 1.500 indivíduos no Pantanal. Hoje, com a importante contribuição do Projeto Arara Azul, especialistas estimam mais de 5.000 indivíduos no Pantanal, na área que inclui os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Bolívia.
No total, a iniciativa monitora aproximadamente 3.000 aves, que vivem em 713 ninhos, cadastrados por 57 fazendas, situadas em Miranda, Aquidauana e Bonito (MS) e na região de Barão de Melgaço (MT). Boa parte dos ninhos está localizada em regiões de difícil acesso, por isso a importância das picapes Hilux com tração 4X4, cedidas pela Fundação Toyota do Brasil. Os veículos permitem às equipes de biólogos transportarem suprimentos e todos os equipamentos necessários à realização dos trabalhos de campo.
Além do projeto Arara Azul, completa o cenário do estande da Toyota do Brasil as demais ações desenvolvidas pela montadora e por seu braço social como o projeto Toyota APA Costa dos Corais, desenvolvido no Nordeste brasileiro na conservação na proteção dos recifes de corais, conservação das áreas de manguezais e do habitat do peixe-boi marinho, um dos mamíferos aquáticos mais ameaçados de extinção, promovendo também a formação consciente de cidadãos e a capacitação de profissionais na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, que abrange três municípios em Pernambuco e 10 em Alagoas.
Localmente, a Fundação Toyota do Brasil desenvolve uma série de atividades voltadas para a área socioeducacional nas cidades em que a montadora possui unidades - Guaíba (RS), Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP), Sorocaba (SP) e Porto Feliz (SP) -, como é o caso, por exemplo, do projeto Ambientação, ação que utiliza a metodologia exclusiva da Toyota para identificar problemas e buscar soluções sustentáveis. Entre as ações estão reflorestamento, gerenciamento de resíduos e uso racional de energia elétrica e água. Durante cinco anos, mais de 530 mil pessoas foram capacitadas, incluindo alunos da rede pública, funcionários da prefeitura e a comunidade.
Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.
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