Fonética, fonologia e ensino – guia introdutório, um livro para enfretar várias dificuldades
Esperamos com ele contribuir para a formação dos futuros professores deste país, particularmente os preocupados com a alfabetização, tão necessitada de atenção quanto aos aspectos linguísticos que lhe são pertinentes.
A obra leva muito em conta que as pessoas interessadas em questões linguísticas (e também literárias) e que optam, por exemplo, pela formação em Letras, não se identificam tanto com estudos que sinalizem proximidade com áreas exatas. Ocorre que fonética e fonologia exigem contato com noções de diferentes áreas e supõem formalizações, seja pela linguagem das regras e das transcrições, seja pelos termos técnicos que definem os termos da área, e muita precisão e abstração conceitual. Some-se tudo isso a uma formação que não dispõe de tempo suficiente para a explanação detalhada de tudo o que as disciplinas envolvem, tampouco o devido acesso a aparatos laboratoriais e tecnológicos que permitam a aplicação prática do que propõem as diferentes teorias.
É hora de construir uma relação de amor e fidelidade entre fonética, fonologia e letramento dos estudantes. Se considerarmos o estudante que entra na escola, o desenvolvimento de sua consciência fonológica será essencial para ele se apropriar devidamente de como se estrutura o sistema ortográfico da língua. E isso é fundamental para ele poder avançar num processo contínuo de letramento. Se considerarmos os estudantes de graduação, especificamente em cursos de Letras e Pedagogia, por exemplo, eles precisam de ferramentas que os auxiliem a atuar de forma competente na formação e no letramento de seus alunos, já que terão contato direto com as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da escrita e da leitura.
Fonética, fonologia e ensino – guia introdutório tem dois expressivos diferenciais: um deles é a linguagem clara com que os temas são abordados, o que torna a leitura mais fácil, um aspecto de significativo valor para aqueles que sentem dificuldade com as leituras da área. Outra diferença é o cuidado com que se costuram os temas abordados em cada capítulo com a representação escrita e com o ensino do português brasileiro como língua materna.
Outro aspecto que torna essa obra especial é o empenho didático da autora, que perpassa o livro. Ao final de cada capítulo, o leitor encontrará uma síntese dos conteúdos principais e atividades para autoavaliação. Um glossário também auxilia o estudante a compreender o significado básico das palavras especializadas.
Por já ter vivido a experiência docente em diferentes níveis de formação básica, da pré-alfabetização à pós-graduação, Mikaela Roberto conhece muitas das dificuldades e, por isso, traz para o livro, de forma muito didática, algumas delas, o que culmina, no último capítulo, uma reflexão sobre o ensino da ortografia nos dias de hoje.
Esse é um livro para leitores interessados em fonética, fonologia e ortografia, com destaque para alunos de graduação (Letras, Pedagogia e áreas afins) e professores da educação básica (desde alfabetizadores a professores de outros segmentos, o que inclui, também, alunos de mestrados profissionais, como o ProfLetras). Esperamos com ele contribuir para a formação dos futuros professores deste país, particularmente os preocupados com a alfabetização, tão necessitada de atenção quanto aos aspectos linguísticos que lhe são pertinentes.
Serviço:
Fonética, fonologia e ensino – guia introdutório
Mikaela Roberto
ISBN: 978-85-7934-124-3
Dimensões 16 x 23 cm
valor: R$29,00
Pré-venda no site: www.parabolaeditorial.com.br
SOBRE A AUTORA
Mikaela Roberto é professora adjunta de língua portuguesa do curso de Letras da UFRRJ. É doutora em psicolinguística pela UFSC, mestra em linguística aplicada pela UFSC. É professora da graduação e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ministrando a disciplina de Fonologia, Variação e Ensino. Coordena o grupo de pesquisa do DGP do CNPq intitulado NELE – Núcleo de Estudos de Leitura e Escrita.
SOBRE A PARÁBOLA EDITORIAL - a editora de quem ama as letras
Fundada em 2001, a Parábola Editorial é referência para quem busca formação nas áreas de letras, linguística e educação. Com criterioso trabalho editorial, primorosa seleção de autores e empenho cotidiano na divulgação e no contato com livreiros e distribuidores, a companhia já soma quase 200 títulos que fazem a diferença, acrescentam à escola e ao pensamento do Brasil. Não à toa, há a crescente aparição das obras da editora nas listas de mestrado, doutorado e formação de docentes na área de letras de todo o país.
www.parabolaeditorial.com.br
Mikaela Roberto
ISBN: 978-85-7934-124-3
Dimensões 16 x 23 cm
valor: R$29,00
Pré-venda no site: www.parabolaeditorial.com.br
SOBRE A AUTORA
Mikaela Roberto é professora adjunta de língua portuguesa do curso de Letras da UFRRJ. É doutora em psicolinguística pela UFSC, mestra em linguística aplicada pela UFSC. É professora da graduação e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ministrando a disciplina de Fonologia, Variação e Ensino. Coordena o grupo de pesquisa do DGP do CNPq intitulado NELE – Núcleo de Estudos de Leitura e Escrita.
SOBRE A PARÁBOLA EDITORIAL - a editora de quem ama as letras
Fundada em 2001, a Parábola Editorial é referência para quem busca formação nas áreas de letras, linguística e educação. Com criterioso trabalho editorial, primorosa seleção de autores e empenho cotidiano na divulgação e no contato com livreiros e distribuidores, a companhia já soma quase 200 títulos que fazem a diferença, acrescentam à escola e ao pensamento do Brasil. Não à toa, há a crescente aparição das obras da editora nas listas de mestrado, doutorado e formação de docentes na área de letras de todo o país.
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